sexta-feira, 2 de julho de 2010

NO BALANÇO DAS ONDULAÇÕES

A imagem do novo complexo dos boxes de Silverstone, que vai ficar pronto apenas para o ano que vem e ficará na reta entre as curvas Club e Abbey, mostra como é ambicioso o novo projeto para o tradicional circuito inglês. Mas um fator inesperado terá um papel importante nesta primeira corrida no novo traçado.

O atraso decorrente da confusão de Bernie Ecclestone com Donington Park fez com que as obras fossem feitas em ritmo acelerado. E o asfalto pagou o preço disso. Na corrida da MotoGP, os pilotos já reclamaram muito de ondulações. E isso em duas rodas.


Em Valência, conversei com Luiz Razia sobre o assunto. Ele disputou uma prova de Fórmula 3 no novo traçado e confirmou: está mesmo muito ondulado em certos pontos. Um problema que vai ser igual para todos, claro. Mas que terá um efeito interessante no acerto.


O ideal em Silverstone é ter o carro o mais baixo possível para negociar bem as curvas de alta da pista, especialmente a seqüência que termina na Becketts. Mas se as ondulações forem muito intensas, a altura dos carros em relação ao solo terá de aumentar – diminuindo a aderência das máquinas nas curvas velozes.


Se o quadro se confirmar, vai ser curioso constatar se os pilotos desfilarão um rosário de reclamações sobre o problema. Eu comecei na cobertura de Fórmula 1 nas provas do GP do Brasil do meio dos anos 90 e “bumps” era a palavra mais dita no paddock de Interlagos depois dos primeiros treinos de sexta-feira. Todos choramingavam. Mas a administração do circuito paulistano sanou o problema já faz um bom tempo e as vozes se calaram.


Será que em Northamptonshire as reclamações serão as mesmas? Em uma semana, ficaremos sabendo!

8 comentários:

Kico disse...

Bom Dia Ico,
Pelo que você relatou, as reclamações serão as mesmas sim. O importante é uma pista como Silverstone continuar no calendário.
Abs

gustavosirelli disse...

Bom dia Ico, dias sem aparecer e um susto com várias enquetes sobre 2011 ao mesmo tempo. Mas acho que você esqueceu de uma: a regra dos 107% que, na prática, só vale para as pequenas. E sou contra.
Abs.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Bem lembrado, Gustavo. Valeu!

98t - Érico disse...

As ondulações são bem piores para motos do que para carros.

fidalgo disse...

escrevi ha algum tempo uma materia sobre as novas boxes de silverstone no meu blog
se quiserem conferir:
http://triplorail.blogspot.com/2010/05/silverstone-2011.html

Carlos Ladeira disse...

Hmm, não gostei muito da posiçao do podium. O cara que estiver sentado la perto do fim da reta, não vai ver balhufas!

Loucos por Autorama disse...

Duvido que os pilotos e chefes de equipe façam algum comentário !!

De disse...

Em Interlagos tinha um bump tão violento na junção que o pessoal (da arquibancada) usava pra conferir o tempo.