Em sua história recente, Silverstone tinha se transformado numa pista adorada pelos pilotos – pelas curvas de alta velocidade – e odiada pelos torcedores – pelas corridas com escassas ultrapassagens. As grandes provas que nos lembramos de lá são as com chuva (como a de 2008) ou aquela que considero (e, acho, ele também) a maior vitória de Rubens Barrichello, em 2003.
Neste final de semana, os organizadores vão martelar nas nossas cabeças o quanto a nova Abbey é veloz e como a média horária do circuito é altíssima. Não daremos ouvidos. A alma do lugar, com sua tradição e com a paixão do público, é sensacional. Mas o corpo é o de uma ex-vedete que já passou por mil cirurgias plásticas e tem hoje o aspecto de um bote inflável desfigurado.
7 comentários:
Não seja tão crítico com Silverstone, é um dos poucos circuitos que se modernizou sem se descaracterizar. Continua rápido e desafiador e há várias curvas difíceis em que se pode perder ou ganhar bastante tempo. A mudança no traçado veio para atender a Moto GP e não por caprichos de Bernie e tesouradas insanas do Tilke.
Monza, Interlagos, Spa-Francorchamps, Mônaco, Silverstone. É um grupo seleto aquele de circuitos em uso na F1 a mais de trinta anos e que acompanhou as mudanças da categoria sem serem estragados. Hockenheim, por exemplo, infelizmente não conseguiu.
By the way, qual seu traçado favorito de Silverstone? Meu é o de 1991. Os fantásticos esses já estavam lá e o resto continuava rapidíssimo.
A melhor imagem da história de Silverstone que eu já li, sem dúvida.
Mas coincido com o Érico quanto á minha preferência pelo traçado de 1991; acho que por causa da minha pouca idade, é o primeiro do qual lembro - aos seis, vivia jogando Senna Super GP Monaco II.
Além disso, foi um projeto meio frustrado, que tentou deixar a pista menos veloz, mas acabou deixando-a mais perigosa ainda. Vide as porradas homéricas que aconteciam na Bridge. Ah, a já saudosa Bridge.
Aos circuitos enumerados pelo Érico acho ser imprescindível acrescentar Suzuka, desenhado pelo hoje em dia esquecido John Hugenholtz, e creio nunca alterado em seu layout original (talvez a chicane tenha sido adicionado posteriormente, mas não sei ao certo).
Como sou já quase cinquentão, tive a chance de ver pela TV os GPs de 73 e 75 - em 73 o último com a Woodcote original, sem chicane, que foi adicionada por conta do histórico acidente causado pela rodada do Sheckter à saída da famosa curva antes da linha de chegada. Esse traçado é o meu preferido.
fernando amaral
Érico:INTERLAGOS não foi estragado??????????Acho que o insano tambem é vc por tal INFELIZ afirmativa.O INTERLAGOS construido pela COMPANHIA DAS ESTRADAS ,que era de um ingles.Simplismente era o mais lindo e perfeito em desenho de pista de todoas os autodromos até hoje construido, bom para os pilotos e maravilhoso para o publico,com curvas de todos os tipos,só precisaria das atualizações de segurança atuais.PARA QUEM CORRE EM MALDITOS CIRCUITOS DE RUA.diser que um autodromo possa ser perigoso é no minimo: abusar da inteligencia de seus ouvintes ou leitores.
Ico, tenho no Rfactor o traçado antigo de Silverstone e digo uma coisa. Aquele traçado antigo nos F1 atuais é muito chato. Com os carros de turismo é muito legal, mas F1. Cansa. Não há desafio. Reduz duas puxa e faz. Agora usando esse lay out usado até o ano passado é intenso, curvas de alta, média e baixa. Desafiador. É como o lay out original de Monza. Só retas para a alta carga aerodinâmica e baixa potência proporcional dos F1 atuais fica chato.
Nada como o traçado original !
Não sei o que deu na cabeça das pessoas ,me parece que não faltaria espaço para ampliar areas de escape e deixar o circuito seguro .
Tudo bem que a turma mais nova goste das mudanças mas dizer que o antigo Silverstone era chato .
Pequem no You Tube provas do velho Silverstone ,acho que o GP de 1969 dá pro gasto.
Ou no mesmo you tube ,rever os melhores momentos do GP das 500cc de 1981,mas não recomendo para cardiacos.
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