sexta-feira, 9 de julho de 2010

A ZEBRA-TRAMPOLIM


Dos pilotos que ouvi ontem, dois levantaram com veemência o problema com a zebra na primeira perna da curva Maggotts: Bruno Senna – antes de saber que não correria, mas uma prova irrefutável de como tinha se preparado de maneira correta e normal para o final de semana – e Mark Webber, o chefe da GPDA.  

No final da tarde, fiz uma volta correndo pela vista e tive de esfregar os olhos para ter certeza que não estava sonhando ao passar pelo trecho. Logo atrás das “lavadeiras”, um trecho de concreto pintado de vermelho se inclina como se fosse uma rampa de lançamento, terminando num tufo de grama mal colocado. 

Se um carro passar reto por ali por qualquer motivo (aquaplanagem, falha mecânica ou apertado para fora do traçado em uma disputa com um adversário), certamente vai decolar e voar cerca a cerca de meio metro de altura em direção ao muro de concreto que fica a menos de dois metros do ponto. Uma insanidade total!  

Os pilotos estão neste momento na reunião com os comissários de prova e certamente o assunto será debatido. Espero que a voz deles seja ouvida e o trecho, corrigido. Colocar um dispositivo como aquele para evitar que pilotos “cortem caminho” faz todo o sentido numa curva de baixa velocidade (existe algo parecido na curva Vale). Mas na Maggotts, é um convite para dançar tango com o diabo que, dizem, também é pintado de vermelho. 

+++ 

Só mais algumas considerações sobre minha corridinha por Silverstone ontem: 

- O novo complexo dos boxes que está sendo construído entre as curvas Club e Abbey é enorme e deve estar operando já no ano que vem. A largada, claro, vai ser deslocada para lá, o que tornará interessante o ponto de freada forte da curva Village. Hoje ela é a 13ª do traçado, mas em 2011 seria o primeiro ponto de disputa depois do início da prova. Um convite para boas disputas. 

- Falando nas duas curvas lentas que o circuito ganhou, a Village e o Loop: a seqüência ali me lembrou muito a formada pelo Laranjinha e o Pinheirinho. A curva de nível ali é diferente, mas a linha do traçado parece idêntica. 

- Para encerrar, quando cheguei na nova reta que termina na curva Brooklands, encontrei Lewis Hamilton fazendo seu “trackwalk” com alguns engenheiros da McLaren. Portanto, me respeitem: sou um dos poucos que pode dizer já ter ultrapassado o aguerrido piloto inglês numa pista de Fórmula 1!

(Foto xpb.cc)

6 comentários:

Anônimo disse...

Com o novo Complexo dos Boxes, a linha de largada/chegada quase retornará a seu lugar de origem.

Nos "primórdios" das corridas disputadas por lá - incluindo aí os GPs de 1950 e 1951 -, a largada era na 'Farm Straight', agora aposentada.

um abraço,
Renato Breder

Natal Antonini disse...

Pela foto parece quase um meio-fio de calçada... Criam tanta frescura para aumentar a segurança e liberam um circuito com uma armadilha dessas, quem entende...???

Abraço,
Natal.

Eduardo disse...

hahahaha.... tá passando campeão mundial???? tá podendo hein???

Daniel Médici disse...

Pois é, Ico, veja só. Você já passou Hamilton na pista. Eu, por outro lado, empato com ninguém menos que o Messi em gols marcados em Copas do Mundo...

Carlos Colangelo disse...

hahaha mto bom Daniel, essa vai pro twitter!

TW disse...

Qual a sensação de ultrapassar Hamilton na pista? xD

Mas realemnte é uma senhora armadilha, tanto para o carro como para a segurança do piloto, mas não acredito que algo seja feito para resolver isso.