domingo, 26 de setembro de 2010

SOMBRAS QUE SE MOVEM

Em três edições, a corrida noturna da Fórmula 1 em Cingapura mostrou uma vocação para momentos épicos. Já tivemos o drama da mangueira de combustível, o escândalo de uma vitória friamente calculada e, hoje, mais um ponto alto nesta emocionante disputa pelo título da temporada de 2010. Fernando Alonso e Sebastian Vettel deram um show de pilotagem durante toda a corrida e a terminaram separados por apenas dois décimos de segundo.

E foi uma disputa acirrada desde o apagar das luzes na largada. Vettel tracionou melhor mesmo saindo do lado sujo da pista, mas o pole Alonso não deixou opção ao fechar a porta do lado de dentro da curva. O alemão passou a seguir o carro da Ferrari como uma sombra. Mas os dois fizeram a parada ao mesmo tempo, na 29ª volta, e uma engasgada do carro da Red Bull na hora de voltar para a briga tirou as chances de uma troca de posições.


Restou a Vettel escoltar a Ferrari até o final. E admitir a derrota, mesmo em tom de brincadeira:


- Estava torcendo para ele bater no muro, mas ele não bateu. É muito difícil ultrapassar aqui, quase impossível. Fernando fez um ótimo trabalho e teve um excelente ritmo de corrida, melhor do que a gente esperava.


Se Vettel fez sombra para Alonso na corrida, o espanhol é quem faz a sombra para a favorita Red Bull no campeonato. Mark Webber, graças a uma jogada estratégica, completou o pódio da prova e se manteve na liderança. Mas o espanhol diminuiu a diferença para apenas onze pontos e é o vice-líder. Um que está esbanjando confiança depois de duas vitórias consecutivas:


- Chego neste momento do campeonato no meu pico, com motivação total. Não sinto nada do stress de um campeonato longo e, agora, com viagens longas também. Para mim é como se a disputa estivesse começando e estou animado em ir direto para o Japão.


Daqui a duas semanas, no circuito de Suzuka, Alonso vai tentar repetir o que fez em Cingapura: reverter um favoritismo que é todo da equipe Red Bull. Rubens Barrichello, que ontem fez uma boa prova e terminou em sexto com o carro da Williams, aposta que os carros azuis vencem lá “com um pé nas costas”. O próprio Vettel demonstrou otimismo para as provas restantes e, de forma até surpreendente para sua personalidade, se mostrou satisfeito com o segundo lugar em Cingapura.


Quem saiu lambendo as feridas foi a McLaren, com o abandono de Lewis Hamilton e um discreto quarto lugar para Jenson Button. As retas de Suzuka podem até ajudar o time, mas esta era uma corrida para tentar evitar o prejuízo. Não conseguiram.

Comentários e perguntas para o Credencial? O espaço é de vocês!

34 comentários:

Harerton disse...

Ico,

Como vc faz para se adaptar ao horário de trabalho noturno de Singapura?

Acabaram-se as chances do Button?

Quem tem a cabeça mais fria na decisão: Weber ou Alonso?

Massa ainda tem problemas em aquecer os pneus da Ferrari ou jogou mesmo a toalha?

Harerton disse...

Ah, uma sugestão de pauta: nessa corrida dá pra enxergar bem o painel dos carros, que pelo jeito tem um display padronizado (parte do pacote fornecido pela McLaren?). Observei que todos os pilotos tem a indicação de marcha no centro. À esquerda, uns tem a velocidade e outros o número da volta atual. Mas o número que aparece à direita não deu prá decifrar... e parece que ele muda constantemente. Tenta descobrir com os pilotos qual indicação eles costumam selecionar para ser mostrada durante a corrida!

[ ]'s

Luís Almeida, Portugal disse...

Olá Ico. Parabéns por um excelente trabalho, seu blog continua a ser uma referência de qualidade que me faz passar por aqui diariamente, sempre com muito interesse.

Para o credencial:
- Como é que o Virgin do Glock conseguiu, na fase inicial da corrida, manter tantos carros superiores ao seu atrás de si? Como Kubica depois demonstrou, com alguma vantagem de equipamento, as ultrapassagens até são possíveis em vários locais.
- Alguma explicação para o que se passou com o Massa nesta corrida? Não deveria ele ter passado facilmente o Hulkenberg? Ou pelo menos se mostrado mais ao alemão?
- Acha que Shumacher tem mesmo lugar no pelotão do ano que vem? O antigo campeão parece andar cada vez mais para trás.

Desde já obrigado pelas respostas.

Marcos Antonio disse...

quando li o que o Barrichello disse que os carros azuis vencem fácil em Suzuka, achei que era a Williams! ingenuo eu...rs

minha sperguntas são sobre a McLaren. Era só um blefe ou a McLaren acreditou que poderia vencer em Marina Bay. E você acha que Whitmarsh pod mudar de ideia e beneficar um piloto(Button, que faz menos besteira,por exemplo)?

abs!

Anônimo disse...

Ico, Parabens por este excelente blog. Todo o dia é minha rotina passar por aqui.
Excelente corrida, faltou o Alonso beijar o muro.
Para credencial:
- Será que Massa esta mesmo diferente após acidente da Hungria? Para mim, muito menos agressivo na maneira de guiar.

Obrigado
Gustavo,Portugal

Jopa disse...

Olá Parece que a Red Bull bobeou , se Vettel ficasse mais 1 ou 2 voltas passaria Fernando Sonso, assim como Massa na Itália.
Reparei que a pequena " rateada" do Vettel foi que ele estava saindo em 2ª marcha na troca de pneus.
Webber usou a cabeça e conseguiu ótimo resultado pensando lá na frente.
Hamilton reprisou a afobação de Monza,como tinha comentado no credencial passado. Abraços e até mais Jopa.

Dé disse...

Natural que Vettel tenha ficado satisfeito com o 2º lugar, afinal conseguiu terminar a prova, pontuar bem e não se envolver em nenhum acidente. Pra ele esse segundo valeu ouro.

A pergunta para o credencial é: Felipe Massa me dá a impressão de estar meio deprê. É isso mesmo? Será Massa foi totalmente aniquilado psicologicamente?

Suas respostas são na defensiva na maioria das vezes e pelo tom de voz passa um ar de desânimo.

Alonso minou totalmente sua capacidade de reação?

Fernando Kesnault disse...

Ico as perguntas:
a) Voce crê que o Webber está a correr para o campeonato?? Independente se o Vettel está a chegar na sua frente?? Ou irá dar o bote em uma pista que favorece as ultrapassagens?? Para mim o aussie será o campeão...por queê?? Não sei, tá igual ao campeonato de 1959 e de 1980 (qdo. os compatriotas foram campeões).

Mauro disse...

1 - além da zica, o que está acontecendo com o Massa? ele já não é tão agressivo em certas manobras como antigamente. será desmotivação com um ano ruim?

2 - Quando é que você acha que a conta dos motores vai "estourar" para o alonso? ou os motores do alonso são de adamantium?

3 - Conte mais do episódio da fúria do "hulk"enberg. o moleque achou que iria arrasar todo mundo só por ter sido campeão na GP2?

Ingryd disse...

Parabéns por mais uma semana de cobertura impecável e agradável.

Hoje a minha questão é simples: Vettel diz que é impossível, ou quase impossível ultrapassar.
Kubica, nas ultimas voltas, fez ultrapassagens espetaculares e em quantidade (tá, eu exagero um pouco quando é o Kubica rs).
Falta espaço, velocidade, "pneus", ou vontade para que essas ultrapassagens aconteçam?

Ou, no caso de Seb, habilidade? Ao que parece, o alemãosinho simpático e velocíssimo não sabe ultapassar, quando tenta, se estrepa. Ainda imaturiddade, ou impetuosidade?

Bjos

PS.: transmissão da radio band salvou mais uma vez o domingo!

Bob disse...

Caro Ico,
Kubica passou varios pilotos numa direção arrojada, não tinha nada a perder e fez bonito, não era o caso de Massa fazer igual, ja que tinha um equipamento tão bom ou melhor que o de Kubica e também não tinha nada a perder ou melhor perdeu. Perdeu a oportunidade de mostrar que ainda tem gás.

Celso AM disse...

Ico,

E o Schumacher? Pra mim foi a pior corrida dele...Muito lento.. se arrastou a corrida inteira... nunca achei que diria isso, mas ele parecia uma tartaruga.. que corrida terrível, ainda acabou com a corrida dos dois pilotos da Sauber.
Gostei do "chega pra lá" que o Kobayashi deu nele.. Que mala, estragou a corrida do japonês, apesar deste ter errado sozinho posteriormente.

Ico, o que vc faria se fosse o Ross Brawn? trocar o alemão pelo Pedro De la Rosa não seria até mais negócio? ....rs

Comente sobre a P10 do Kobayashi na classificação.. ele botou 1s no Nick..

e o Nick Heidfeld, parecia mais um De la Rosa... qto azar!! Será que é maldição do carro 22?

Abraço!

Anônimo disse...

Olá, Ico!
Parabéns mais uma vez pelo seu espetacular trabalho. Cada vez melhor.
Bom, o campeonato segue pegando fogo,,, e isso é ótimo!
Gostaria que você comentasse um pouco,,, se não o tiver feito na primeira parte do Credencial,,,acerca das falhas ocorridas durante a prova por conta dos seus organizadores/realizadores: o heikki teve de atacar de bombeiro para evitar o pior enquanto ninguém chegava para ajudar (me parece que foram os caras da Willians quem forneceu um extintor para ele...); parece que o Bruno Senna bateu por conta de falha na sinalização de um acidente mais a frente na pista (ele reclamou de uma certa demora para agitarem a bandeira amarela),,, Parece que de noite as pessoas ficam mais lentas...
Essas falhas são passíveis de punição? Como funciona isso? Tem que alguma equipe formalizar uma reclamação junto aos comissários?
Abraços!!!
Att. Marco Ladeira/Juiz de Fora/MG

Anselmo Coyote disse...

P/Credencial:

Momento tostines.
A incompetência do Vettel fez o Alonso ganhar ou a competência do Alonso fez o Vettel ficar atrás?

Abs.

Zé Henrique disse...

Olá Ico! Em primeiro lugar, parabéns pelo excelente trabalho, aqui, no rádio e na Racing.

Perguntas para o Credencial:
1) Com a volta dos motores turbo em 2013, e com adoção de motores turbo na Indy em 2012, existe alguma possibilidade da Honda resolver voltar à Fórmula 1 como fornecedora de motores?

2) As conversas da Petrobras em fornecer combustível para alguma equipe na F1 se encerraram?

3) Você acha que o Bruno Senna teria sucesso em tentar angariar algum patrocínio no Japão, onde veneram tanto o Ayrton?

4) Com a adoção de motores turbocomprimidos em 2013, a entrada de ar para os motores terá seu formato alterado, e os carros poderão ter um visual parecido com os de até 1988?

Abraços

Jose Roberto disse...

Olá Ico
Tudo bem?

No estagio atual da Willians, se ela tivesse um outro motor não Cosworth, será que ela estaria mais competitiva?
Quais são as chances reais do Bruno e do Lucas para a proxima temporada?

[]'s

José Roberto
Maracai - SP

Luiz G disse...

Minha explicação para o Massa:

-Em 2007 ele teve a primeira chance de lutar pelo campeonato.
Kimi Raikkonen, estreante na Ferrari, chegou e venceu.

-Em 2008 ele teve nova chance.
Lutou bem, mas perdeu para o Hamilton.

-Em 2009 a Ferrari ficou pra trás e Massa tomou um cascudo. Ficou parado meia temporada.

-Em 2010 tem nova chance de lutar pelo campeonato e é aniquilado por Alonso, estreante na equipe, desde a primeira corrida da temporada.

-Ainda em 2010, quando finalmente lidera uma corrida, Massa tem que deixar Alonso passar, passando pelo maior constrangimento que um piloto pode ter.

Como vocês acham que está o ânimo dele?

Como vocês estariam?

Tenho certeza que a Ferarri gosta do Massa e acha ele "um cara legal", mas todos já sabem que não será ele que fará a Ferrari campeã.

speed.king.thrasher disse...

Verdade, Cingapura revelou momentos dramáticos nessa curta existência. Bem colocado.

Pergunto: 1. A Ferrari teria daqui até o final do ano alguma pista que a favorecesse mais do q a Red Bull?

2. Francamente, acha q há algum fundo de verdade nos rumores da saída de Massa da Ferrari?
ABS!

]Muguello[ disse...

Ico,

Os comissarios consideraram acidente normal de corrida e o ponto de vista de Martin Whitmarsh eh obviamente bias e nao conta! Eu nao entendo nada, mas vendo as imagens do acidente acho que o Hamilton nao viu que Webber estava por dentro da curva e fez a tomada como se estivesse sozinho.

Quais foram os comentarios nos bastidores da batida to Hamilton?

E voce, o que achou?

Dennis disse...

Ico, segunda corrida seguida onde Alonso faz pole , melhor volta e vence sem ter o melhor carro, mostrando que é um fora de serie. Massa ao inves de ficar desanimado e irritado deveria era aprender com o espanhol, se tornaria um piloto melhor. Perguntas para o credencial: Vc não acha que, devido ao novo sistema de pontos, todos inclusive os pilotos estão sem paramentros para analisar as chances de cada um, visto que o proprio Hamilton já jogou a toalha mesmo estando a menos de uma vitoria do Webber? Mesmo Button tem amplas chances ao contrário de alguns comentaristas que já o colocam fora do baralho. Se tiver tempo analise pelo sistema antigo e vc confirmará isso. Pergunta 2: Vc perguntou para todos os pilotos o que eles vão fazer neste intervalo entre as corridas na Asia, e vc? Volta para a Europa, fica na Asia fazendo materias, da uma passada na Coreia ?

Bruno Vigosa disse...

Ola Ico td tranquilo?
Na transmissão do Treino livre de sexta pela Sportv, o comentarista de automobilismo LIto Cavalcanti falou que o empresário do Adrian Sutil conversou com o Presidente da Ferrari Luca de Montezemolo no Gp da Itália sobre numa possível troca de Felipe Massa por Sutil, o que ha de verdade nisso? foi comentando algo em Cingapura?

Esta parecendo que apos 5 anos de Ferrari ( titular ) sua relação lá dentro esta começando a ter sinais de desgaste. Gostaria de saber também, como o Felipe é visto pelas outras equipes grandes? você acredita que caso ele saia da Ferrari e possível entrar em outra grande a curto prazo?

Parece que o Felipe é o final de um ciclo de pilotos de ponta do Brasil, não vemos nenhum piloto brasileiro disputando um titulo sequer em categorias de base, o preocupa. Vc tem alguma informação se ha algum novo piloto brasileiro que vai disputar a GP2 em 2011?

Valeu Ico abrço

Wagner Almeida disse...

E aí Ico, beleza?
Seu blog continua sendo o melhor...

Um Pensamento:
- Observando o desempenho de Massa em relação ao Alonso na Ferrari, eu chego à conclusão de que o Nelsinho Piquet era muito bom, pois mesmo sendo estreante, seu desempenho na Renault era por vezes mais próximo ao do Alonso do que o do Massa. O que vc pensa a respeito disso???

Artur Cardoso disse...

Olá!
Parabéns pelo blog, te acompanho sempre por aqui e pelo Twitter.

Uma dúvida: As ferraris e redbulls batem (ou batem nelas) e continuam, e as maclarem sempre abandonam.Pura falta de sorte ou são carros mais frágeis mesmo?

Grande abraço,

Artur Cardoso
Brasília/DF

Juliano GO disse...

Olá Ico,
Ótima corrida, mesmo sem chuva. Houveram ultrapassagens com diferentes estratégias e alternativas independentemente das posições. Aproveitando isso vamos as perguntas.

- Por que diabos a Red Bull foi para os boxes junto com a Ferrari do Alonso sendo que a Vettel estava mais rápido que Alonso naquele momento da corrida?
- Interessante o retorno do Klien na Hispania e se motrou um ritmo de corrida melhor que se seus antecessores e além disso andou na frete do Senna. O que aconteceu com o piloto brasileiro? E com isso a situação dele, Senna, não poderia se complicar na F1? E como andam as conversas dele e do de Grassi para o ano que vem?
- Automobilismo é na pista (by Ron Groo) e acho que tentativas de ultrapassagens não devem ser punidas, então parabenizo os fiscais dessa corrida e o piloto convidade, Danny Sullivan, por somente punirem quem precisou. A tendência é essa ou essa corrida foi excessão?
- Não entendi por que o Sutil demorou tanto para passar a Virgin do Glock ou foi o Glock que estava andando muito?

Gabriel Souza disse...

Aqui vão as minhas perguntas:

- Alguém comenta nos bastidores sobre a "agressividade" de Hulkemberg? Em Monza foi com o Webber, em Cingapura com o Sutil, se não me engano.

- A McLaren não foi tão bem em Monza e mal em Cingapura, não conseguindo acompanhar o ritmo de Ferrari e Red Bull. O que está acontecendo? Há previsão de melhora para Suzuka?

- E a corrida de ontem confirmou também que, para que tenhamos mais ultrapassagens a aderência mecânica fundamental. Bastou o Kubica colocar um jogo de pneus novos e saiu passando todo mundo sem dó.

- Para finalizar, McCartney vem mesmo para o Brasil, nos dias 21 e 22 de novembro para o Morumbi e em outra data (não lembro) em Porto Alegre. Será que você consegue estar por aqui para assistir? A temporada acabará uma semana antes.

Abraço!

Lucas disse...

Grande Ico,

Mais uma vez, parabéns pelo ótimo trabalho no blog, no Tazio e lá na Band FM!

Lá vai:

1 - Como estão as equipes novatas pra 2011? Alguma pode ser vendida? E os pilotos, alguma novidade?

2 - Vai ter GP da Coréia?

3 - Qual a raça da Pipoca? Ela nasceu na Áustria ou no Brasil?
hehehe

Tudo de bom aí!

Kohara disse...

Ico, nas duas últimas temporadas o piloto do carro 22 foi o campeão. Você acha que se o Heidfeld fosse contratado uma ou duas provas antes ele conseguiria manter a escrita? =OPPPPPP




Falando sério, pessoalmente achei que a ideia da Red Bull fazia sentido porque, se a bandeira amarela acontecesse uma ou duas voltas antes e a equipe tivesse largado o Vettel na pista, ele voltaria atrás do pelotâo -ou , pelo menos, atrás do Webber... Do jeito que a fase tá braba, melhor não dar chance para o azar. Mas eu teria arriscado uma volta, pelo menos.

E uma pergunta que não tem nada a ver com campeonato ou primeiros colocados... Esse caso Lotus me incomoda. Desde o começo, achei que era uma boa ideia a marca Lotus voltar -ainda mais com a benção dos donos da marca e da família Chapman. Agora, pelas últimas informações, parece que o caldo tá entornando... Quanto disso é verdade? Será que eles conseguem se acertar?

abs!

Sílvio Rodrigues disse...

Ico,

o que há de verdade nessa possível volta de Briatore a Fórmula 1 comandando a Ferrari no lugar de Domenicali?

Se for verdade mesmo, acho bom Felipe arrumar sua trouxinha e procurar seu caminho. Porque com a dupla Alonso e Briatori, não vai ter pra ninguém.

abs,
Sílvio Rodrigues

p.s.: só de curiosidade qual volante você usa para jogar GPL?

Ron Groo disse...

Olha... Vi um Alonso correndo o tempo todo de cara para o vento e sem ser atacado de forma clara pelo Vettel. E o Vettel errando saida de curva, derrapando, freando antes pra evitar muro... Não achei este biscoito todo não.. Mas...

Pro credencial: Os motores da Ferrari poderão ser o ponto fraco para eles na reta final Afinal os dois ja passaram do oitavo motor.

Arthur Simões disse...

Fala Ico!!

Transmissão de primeira!
Salvou minha corrida.
(Maldito seja,aquele que inventou aula no domingo!)

1-Sobre as estreantes?
Em 2011,elas vão continuar bem atrás?
Ou com os testes e sem a correria que foi esse ano,devem fazer carros para andar com o pelotão?

2-Durante a semana,surgiram boatos de que o di Resta estaria certo na Force India no ano que vem.
Sairia Liuzzi e entraria o escoces.
Precede?
E o que voce acha do di resta e do Liuzzi?

3-O Maldonado fala como se já estivesse certo em 2011.
Qual equipe está mais próxima de correr com o venezuelano??

Valeu!!

Anônimo disse...

Olá Ico,
Parabéns pelo programa. Gostaria de comentar sobre esta corridaça de Cingapura. Minhas impressões sobre este GP mudaram de GP da vergonha para um dos mais desafiadores e do campeonato. Kubica mostrou que este circuito tem bons pontos de ultrapassagem. O que você acha deste circuito? Quanto à dança das cadeiras, tem alguma novidade mais concreta? Existe alguma chance do Bruno Senna ir para a Force India ano que vem?
Valeu!

José Inácio Pilar disse...

Olá Ico! Grandes reportagens uma vez mais!

Perguntas ao CREDENCIAL:

1- Li num site espanhol (e reproduzi em meu blog) que a Williams ja teria renovado com Barrichello, mas que o brasileiro teria reduzido à metade seu salário devido à falta de patrocinadores a partir de 2011, até que ponto isso é verdade?

2- Segundo essa mesma reportagem, O que estaria atrasando a renovação de Hulk seria Willi Weber, que quer aumentar seu salário, confere?

3- Ao que tudo indica a Williams passará a F-Índia em breve no camp. de construtores. Isso faria muita diferença finaceiramente para 2011?

4- Porque a Force-Índia está piorando tanto nesse campeonato?

5- O fato de Bruno Senna ter levado tempo o fim de semana in teiro de um desatualizado Klien pode prejudicá-lo quanto em negociações para 2011?

6- A Vaga para 2011 de Lucas di Grassi na Virgin "subiu no telhado"? quais suas alternativas reais?

7- Massa apesar de ter largado la atrás, quando chegou na décima colocação, empacou. Kubica o passou com muita facilidade e a vantagem que Kubica tinha com pneus novos Massa tinha com um carro melhor, ele não está muito apático?

8- Você sente que ele se "desencantou" da Ferrari?

9- Até que ponto essa influência crescente e definitiva de Alonso poderá fazer a Ferrari contruir um carro 2011 mais ao seu estilo do que o de Massa?

10- Pragmáticamente, você realmente acredita que Massa vá "por Alonso no Bolso" em 2011 e dar a volta por cima, tendo como base em todo o ambiente de sucesso que Alonso criou ao seu redor esse ano e sua personalidade de jamais desisitir e ser territorialista e dominador?

11- Vettel é um piloto que só ganha quando larga na frente e não sabe ultrapassar carros rápidos?

12- Acredita que a Renault va contratar mesmo o Kimi?

13- Qual a potência estimada dos 4 motores de F-1 (aproximada, ja que certeza ninguem tem)

14- Porque a Williams tem se classificado bem mas seu ritmo de corrida é fraco? O Cosworth bebem muito e o obriga a andarem mais pesados e/ou tirar o pé?

15- Quem lhe parece ter razão na contenda "Lotus Racing vs Lotus Group"?

16- Tirando as equipes que disputam o título, alguma outra ainda trará novidades para o seu carro 2010 nas próximas etapas?"

17 e última!- Sabe se Barrichello usou motor novo em Singapura?

ABRAÇÃO!!!

Lucas disse...

Ico, o que tem de verdade no retorno do Kimi Raikkonen à F-1 por meio da Renault?

Marcel disse...

Ico, gostaria de fazer coro aos que perguntam tanto sobre Felipe Massa.

O que está acontecendo com esse cara? Lembro-me dois anos antes que ele era o cara, quase ganha o título. Foi uma emoção, uma alegria e uma frustração. Tudo ao mesmo tempo. Mas valeu a pena torcer. Perde-se, é a vida.

Mas, essa apatia do cara é imoral. Parece que não tem nem alegria de viver. Ou então o bebê acorda a noite toda para mamar, e ele é acordado pelo choro. Perde as energias...

Ico, na sua avaliação, essa situação em que Massa se encontra é definitiva? Ou é definitiva na Ferrari? Se for, há possibilidade do cara ir para uma equipe grande com carro decente para ganhar o campeonato?

Ou estamos enganados, e ele sempre foi um piloto de Sauber caído do céu na Ferrari?

Acho que no fundo, no fundo, queremos (ou eu quero) ter esperanças no Zacarias, mas, se não dá para ter, que mate-se logo qualquer uma se tenhamos.

Abraço