sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A VOLTA DO LOGOTIPO

A Lotus voltou à Fórmula 1 neste ano com a benção da família de Colin Chapman e a licença da Lotus Cars, a montadora que pertence ao grupo Próton com sede na Malásia. Por isso mesmo, usou um logotipo alternativo ao do time original e correu com o nome fantasia de “Lotus Racing”. Hoje, estive na coletiva em que foi anunciado o resgate do nome e do logotipo originais. Com Tony Fernandes, estava David Hunt, a quem pertencia os direitos da marca “Team Lotus”.

Em resumo, agora finalmente a Lotus atual é uma herdeira 100% pura da Lotus de Chapman. Para mim, a benção da família do fundador já bastava, mas existem questões de marcas registradas que travavam a questão.


O curioso é que uma corrente dentro da Lotus Cars, encabeçada por dois ex-funcionários da Ferrari, Danny Bahar e Gino Rosato, quer aproveitar a licença usada este ano (a “Lotus Racing”) para faturar em cima também. Eles querem patrocinar a ART (de Nicolas Todt) na GP2 e na GP3, o que pode confundir os torcedores, pois serão equipes sem nenhum tipo de ligação com a Lotus da F-1 – que vai ter seu próprio time júnior na GP2, como Team Air Asia.


Fernandes já deixou claro que não pretende ceder um milímetro a esse grupo numa possível guerra por marcas. “A lei na Inglaterra é clara. Marcas registradas servem para proteção. Se alguém quiser se passar por ‘Team Lotus’ na F-1, ou mesmo na GP2 e na Indy, nós vamos protestar”, afirmou.


Sobre os motores e a dupla de pilotos, Fernandes disse que se pronunciará mais adiante. Mas vocês sabem desde julho que o time vai correr com a Renault. Sobre os cockpits, a tendência é de que a dupla permaneça, embora ainda há quem coloque alguma incerteza sobre a vaga de Jarno Trulli.

4 comentários:

Ricardo III disse...

Sobre o logotipo da Lotus, vale resslatar um curiosidade: após a morte de Clark, o logotipo original foi alterado de cor (neste momento o detalhe me foge à memória...era algo como se anteriormente fosse amarelo por dentro, substituido pelo preto).
Não sei se a versÃo retornou a cor original mas cho que na temporada de 68 (comparando-se fotos com a do 1o. gp) isso fosse visível.

Anônimo disse...

Oi Ico, tudo bem?

Hoje em um canal de televisão que transmite os treinos livres aqui no Brasil, o comentarista falou que existe uma informação vinda de pessoas sérias que o Felipe Massa seria substituído pelo o Adrian Sutil já no próximo ano, o que isto tem de verdade?


Abraços,

Luis Antonio Mendes

Ron Groo disse...

Depois que soube da intenção de trocar os motores pensei que esta equipe seria uma das mais sérias das novatas. Tomara que eu não esteja enganado.
Seria ótimo ter uma Lótus de respeito. Ganhar é outra coisa, mas também seria bom...

Eduardo disse...

E se for pra reviver o passado, espero que com os motores Renault, eles pintem o carro de preto e dourado.