quinta-feira, 21 de outubro de 2010

THE FAB FIVE

O novo circuito da Coreia serviu de palco nesta quinta-feira para a tradicional foto reunindo os candidatos ao título. Desta vez eram cinco os pilotos sentados na mureta do pitlane. As incertezas envolvendo uma pista que ainda recebe os últimos retoques e que ninguém conhece deixam todos com uma tensão a mais. Depois da coletiva de imprensa oficial de hoje, cada um buscou mostrar otimismo. Começando pelo líder do Mundial, o autraliano Mark Webber.

“Ninguém tem mais informações que a gente, estamos bem preparados. Somos um grupo de pessoas muito fortes em entender uma nova pista e explorar o máximo dela. Estamos prontos para a briga”, garantiu.

Mas a performance da Red Bull nesta pista é uma incógnita. O primeiro setor da volta na Coreia é composto por três longas retas. Uma combinação que parece ser o calcanhar de Aquiles do RB6 - ou pelo menos uma vantagem a favor de Ferrari e McLaren. Sebastian Vettel buscou minimizar o fato bem a seu estilo brincalhão. “Não é nossa pior pista na temporada, acho que Monza era pior para nós. Estaremos bem nas curvas e nas retas, bem, você pode colocar um macaco ao volante que o resultado será o mesmo”.

A disputa já começa com os treinos livres, a primeira sessão a partir das onze da noite desta quinta-feira em Brasília, dez da manhã de sexta no horário local. Cada piloto traçou sua estratégia para o primeiro dia da batalha. Fernando Alonso vai começar o trabalho com calma. “As condições de aderência no asfalto devem mudar muito de sexta para sábado, por isso esse primeiro dia vai ser mais para conhecer a pista”.

Já Lewis Hamilton da McLaren tem opinião oposta. “A chave é maximizar os treinos livres e mexer no carro o mais rápido possível. Todos tentarão aprender a pista rapidamente para conseguir um bom acerto logo de cara”, apostou.

O certo mesmo é que o final de semana promete muito drama e deve se encerrar com uma corrida que promete emoção. É o que identifica o último dos postulantes ao título, o inglês Jenson Button da McLaren. “É uma pista que vai permitir um bom show com muitas ultrapassagens”, apostou.

Neste momento, em quem você aposta para o título? Por qual motivo?

(Foto Luis Fernando Ramos)

12 comentários:

Speeder76 disse...

Gosto da foto, mas quem a vê, não deixa de olhar para ela e não pensar que tenha servido como forma de desviar as atenções sobre as dúvidas em relação ao asfalto coreano.

Basta ver o Bernie Ecclestone no meio dos cinco pilotos. Aqui em Portugal há uma personagem que aparece sempre atrás das câmaras de TV nos directos, sem fazer nada, chamado de "Emplastro". E ver o "Pequeno Lider" Bernie Ecclestone no meio da foto faz-me lembrar o Emplastro... (já agora, para saberem quem é, basta escrever pelo nome no Youtube)

De resto, a foto é boa, mas oportuna, porque os McLaren, apesar de terem hipóteses matemáticas ao título, parecem ter perdido o embalo. Se a foto tivesse sido tirada quinze dias antes, em Suzuka, teria sido mais justo.

Já agora, sempre se confirma a previsão de chuva para Domingo?

Kohara disse...

Ainda bem que o muro não caiu. rs.

Abraço.

Ron Groo disse...

Deu uma sensação de que a história se repete sempre como farsa, daquela foto em que Senna, Prost, Mansell e Piquet estão também em um muro...

Tá... Agora... Se são os Fab Five, numa clara referencia ao Fab Four, me diga: Ecclestone é o Brian Epstain?
Se for, vale lembrar que o empresário era meio esquisito... Cê entendeu.

Edgar disse...

É Ico, a pista coreana é uma incognita, porém sai na frente quem tem experiência e competência para fazer o acerto ideal do carro em relação a pista, além de sensibilidade e braço para se manter nela, acredito que neste caso Alonso e Webber levam vantagem, seguindo de Button, Hamilton e Vettel.
Vc tem alguma novidade em relação ao Hamilton que trocou o câmbio antes de Suzuka e durante a prova teve problemas com a 3º, ele vai ter que trocar o câmbio e ser punido novamente?
Abraço!!!

Guilherme disse...

Eis minha teoria. Entre todos os postulantes ao título, considero Alonso o mais habilidoso e capaz de se adaptar a uma pista que exigirá diferentes acertos durante o final de semana. Com as retas do circuito, o carro da Ferrari diminui a vantagem natural do carro da Red Bull. Esta mesma característica serve ao carro da McLaren. O carro da RB ainda deve levar vantagem pela longa série de curvas, mas estará suscetível a ataques ao final das retas.

Considerando também que os pilotos da McLaren já são mais maduros (cada um com um título no curriculo) e estão vindo com sede ao pote, será uma corrida em que eles exercerão muita pressão sobre seus concorrentes diretos. Infelizmente, vejo Vettel dançando nesse quesito.

Agora vejamos o histórico de classificações no grid. Vettel, salvo alguma surpresa, deve ser o pole. Webber/Alonso disputam segundo e terceiro. Acredito nas McLarens um pouco mais atrás.

E Massa logo atrás das McLarens, disputando com o Kubica.

A largada e as primeiras voltas serão cruciais. Vejo Vettel ficando um pouco atrapalhado em uma situação de tanta pressão, mas corro o risco de ser surpreendido. Vejo Webber calmo, sem pressão para tomar a dianteira, mas sim uma corrida para terminar no pódio. E vejo Alonso agressivo desde o início, botando pressão. As McLarens tentarão de tudo nas primeiras voltas, já que será a única chance para ultrapassarem as Red Bull, ou senão verão os carrinhos azuis ficarem pequenos no horizonte.

Massa e Kubica, que sempre fazem boas largadas, serão os coringas e devem adicionar uma boa pitada de interesse na disputa.

Portanto, acredito que, se Vettel nao disparar logo no começo, essa é uma corrida que ficará entre Alonso e Webber. Mais para Alonso, que é o principal interessado na vitória. Webber ainda tem uma gordurinha pra administrar e um belo foguete pra pilotar.

Depois dessa corrida, acredito que veremos Alonso mais perto de Webber na pontuação geral, seguido de perto por Vettel.

O título fica entre Alonso e Webber. Estou curioso pra ver a disputa entre esses dois pilotos tão fortes mentalmente.

fabehr disse...

vou torcer pro Webber. ele sabe ser veloz com consistencia e vai usar sua experiencia aliado ao grande carro q tem na mao pra chegar ao titulo.

Unknown disse...

Resumindo: Da Webber p o campeonato, pois nao cometera erros.

Acho que na Coreia, com o asfalto mudando a cada segundo vai depender de braco, portanto da Alonso, Hamilton ou Vettel na pole.

Se Alonso ou Vettel sairem na frente na Coreia eles ganham. Do contrario, vao fazer uma besteira quando sairem da linha principal emborrachada.

Anônimo disse...

Leva o webber.. simplesmente porque está em primeiro e é o mais experiente...
Gustavo

Érico disse...

Estou entre Vettel e Alonso, apesar da liderança do Webber. Eles estão indo para cima com tudo, enquanto Webber tem sido conservador demais e não conseguiu administrar a grande vantagem que tinha sob Vettel pós Spa para forçar a equipe a o escolher. De nada vai adiantar ao Webber ficar sempre na marcação do alemão se Vettel vencer as corridas que restam.

O Alonso não tem o melhor carro, mas é de longe melhor que a dupla da Red Bull.

Hamilton tem chances mínimas e Button idem.

Érico disse...

Anônimo, engana pensar que Webber tem mais experiência por ser mais velho. Ele nunca disputou um título da F1 antes e, se o wikipedia estiver correto, levou seu último título em 1996.

Experiência em decidir títulos, Alonso e Hamilton têm muito mais que os outros.

ba disse...

Aposto em Webber, por mera questão matemática.

PS: Ico, com esse título de post + foto, sabe do que me lembrei??? http://live.drjays.com/wp-content/uploads/2010/03/grandmaster-flash-the-furious-five-the-message-delantera1.jpg

hahahahaha Grandmaster Bernie, isso sim!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Ótimas análises, a qualidade da discussão vale mais que mil comentários!

Gostei da idéia do Bernie Epstein, Groo.