terça-feira, 25 de janeiro de 2011

OS ÍMPARES

A partir do final dessa semana vamos conhecer os carros desta temporada e, como sempre, eles serão decisivos para apontar as chances de cada piloto em 2011. Mas se for uma temporada equilibrada como a do ano passado, o fator psicológico será tão decisivo quanto. Então vale uma pequena análise da forma com que os nomes das principais equipes começam o ano. Hoje com os ímpares delas e, amanhã, com seus companheiros, os pares.

1 - SEBASTIAN VETTEL
Parece óbvio dizer que o atual campeão é o que começa o ano com mais força que o resto, mas no caso de Vettel sua forma aponta isto. Depois de cometer alguns erros desastrosos, com os quais até o seu cachorro devia olhá-lo com desconfiança, o alemão encontrou forças para ressurgir e, eventualmente, triunfar no último campeonato. A maneira com que superou Mark Webber nos últimos seis GPs da temporada é uma prova irrefutável disso. Seu desempenho perfeito nas quatro provas finais também. O título vai ajudá-lo a ganhar ainda mais autoconfiança. Carros fora, para mim é o favorito deste ano.

3 - LEWIS HAMILTON
Teve uma variação de forma interessante em 2010. Começou o ano errático e vendo o companheiro Jenson Button ganhar corridas, mas soube virar o jogo e em muitos momentos lembrou o melhor Hamilton que foi campeão em 2008. Mas cometeu um erro muito bobo em Monza e, depois, sucumbiu na escorregada da McLaren no desenvolvimento do carro. Seu espírito de luta incansável é sua melhor arma e a expectativa é que a experiência adquirida o faça dosar melhor isso para não passar da conta e se prejudicar.

5 - FERNANDO ALONSO

Apesar de italianos e espanhóis terem comprado a história de que foi a Ferrari quem perdeu o título pela derrapada estratégica em Abu Dhabi, a verdade é que o espanhol jogou fora pontos importantes com alguns erros, como os de China e Mônaco. Em seu primeiro ano de Ferrari, ele pareceu disposto a ganhar o título “na marra”, repetindo o comportamento da sua passagem pela McLaren em 2007. Mas terminou a temporada numa clara ascendente e pelo menos o ano serviu para conquistar os membros-chave da Ferrari. Se for um pouco mais calmo agora, tem tudo para ser o principal adversário de Vettel numa guerra psicológica.

7 - MICHAEL SCHUMACHER
A velha raposa das pistas penou no seu retorno na Fórmula 1 e sofreu para acompanhar o ritmo do talentoso Nico Rosberg na maior parte do tempo. Mas terminou o ano mostrando uma curva ascendente e tem bons motivos para começar 2011 com ânimo renovado. O comportamento dos pneus Pirelli parece solucionar o problema de quem sofreu com a falta de aderência na dianteira em 2010. E a ideia dos italianos em criar compostos que gastam mais rápido deve jogar a seu favor. Assim como o excesso de botões para controlar no volante, algo em que sempre se destacou. Não acho que vá ganhar algo neste ano mas, como bem frisou Alonso, também não tem nada a perder. Um dos únicos nas equipes de ponta nesta situação, aliás.

6 comentários:

Dé Palmeira disse...

Pois é, se os carros forem "bem nascidos" e os novos pneus se comportarem bem, a temporada será uma briga de foice no escuro.

No caso de Vettel penso que ele já ganhou a briga interna, seu companheiro está com o "filme queimado" na equipe.

Alonso também tem em Massa uma presa fácil.

Hamilton a princípio é favorito na briga com Button mas não tão fácil quanto os dois acima, penso eu.

Schumacher precisa vencer ou chegar na frente de Nico logo de cara, senão…

Kico Stone disse...

Ico,
Vettel/Newey é a dupla a ser batida.
McLaren tem pilotos e equipe para encarar. Que venha outra grande temporada!
Abs

Marcelonso disse...

Ico,
Ainda que tenhamos uma série de novidades para a temporada que se aproxima,a Red Bull será mais uma vez o carro a ser batido.

abs

Ron Groo disse...

Eu penso que este ano as cartas virão muito embaralhadas devido a algumas mudanças, logo, o que era bom pode não ser... Mas estou no aguardo.

E quando aos números, interessante ver que os melhores de cada equipe vão de ímpar este ano.

jujubinha disse...

O BI é nosso,Ico!!

Anderson Ramos disse...

Olá Ico, deste 5 pilotos vou torcer para o Hamilton e Vettel continuar fazendo sucesso na categoria...os outros dois.... não espero NADA.

Outro que vou torcer muito para ser o grande Campeão deste ano será NICO ROSBERG...esse já mostrou velocidade e talento em seu DNA....acho que é o que faltou para o Bruno Senna, Nelsinho Piquet, Marco Andretti, Nicolas Prost, Mathias Lauda....e ai vai....outros.

Abraço.