quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

COMEÇAR DE NOVO

Tranquilo, relaxado, até mesmo um pouco sonolento depois de uma noite jogando pôquer com os amigos em Madonna di Campiglio: Felipe Massa mostrou que está lidando muito bem com a pressão de reverter a má impressão deixada depois de uma temporada ruim no ano passado. Até porque ele conhece muito bem a principal fonte de onde a cobrança vem.

- A pressão que eu sinto não vem de fora, mas é a que eu coloco em mim mesmo. Ninguém mais do que eu quer voltar a pilotar e a ter os resultados que eu já tive no passado. A pressão externa sempre vai existir, independente dos seus resultados, mas é a interna que realmente conta - falou o brasileiro.

Mas querer mudar não basta, é preciso concretizar este processo de dar a volta por cima. Para isso, Massa acredita que tem um aliado importante: o comportamento dos pneus Pirelli.

- O primeiro contato no teste em Abu Dhabi foi muito positivo. Claro que precisamos ver como estes pneus vão evoluir e como funcionarão no nosso carro novo. Mas encontrei uma facilidade maior na pilotagem. Os pneus dianteiros da Bridgestone no ano passado ofereciam muito pouca aderência, e eu gosto de uma frente do carro bem presa ao chão. Mas fiquei confiante depois desse teste. Parece que os pneus Pirelli vão seguir uma linha parecida ao que tinha a Bridgestone até 2009 - avaliou.

Além da questão técnica, Massa deve enfrentar também uma intensa disputa por espaço na equipe Ferrari. No ano passado, o brasileiro teve até que ceder uma vitória para atender aos anseios do time em cima das chances de Fernando Alonso.

- Minha postura sempre vai ser a de brigar pelo campeonato e de buscar o que é melhor para mim. Sempre corri pela equipe e respeitei as decisões dela, mas também corro para atingir meu sonho de um dia ser campeão. O mais importante nessa relação com a Ferrari é que sempre houve muito respeito de ambas as partes e sinto o quanto sou considerado e o quanto a minha opinião tem peso no momento do trabalho - garantiu Massa.


BATE-BOLA

Pelas declarações recentes de Helmut Marko, as pessoas de fora não acreditam que há espaço para dois pilotos de ponta na Ferrari com Fernando Alonso na equipe. Você concorda?

- De maneira nenhuma. Tem espaço para dois, sim. Vale lembrar que em 2007 o Kimi foi campeão e, no ano seguinte, era eu quem estava na briga pelo título. A Ferrari sabe trabalhar assim.

Em meio às dificuldades do ano passado, em algum momento você chegou a questionar sua capacidade?

- Não, até porque ainda estou jovem e também não acho que o acidente teve qualquer influência no meu jeito de pilotar. Só as vezes eu sabia que teria dificuldades para aquecer um pneu, dependendo da pista e do clima. Mas eu sabia as causas disso e nunca me vi de uma maneira diferente da que eu sempre fui.

A questão do uso da asa traseira móvel ainda não está completamente definida. Como você vê a novidade?

- Eu tenho certeza que mais do que os pilotos ou a equipe, a própria FIA vai observar com cuidado como o dispositivo vai funcionar na prática. Porque a regra tem que ser bem feita. O uso da asa móvel nos treinos é natural, mas precisa saber como vai ser na corrida, pois se tiver um trem de carros, só o da frente não vai poder usar? Temos que experimentar para avaliar melhor.

4 comentários:

Dé Palmeira disse...

O discurso é ótimo, tudo certo. Mas será preciso algo mais do que simples palavras pra limpar a imagem de piloto desanimado e absolutamente dominado por seu companheiro de equipe.

Sinceramente acho que Massa está perdido na Ferrari, não há espaço para dois pilotos vencedores numa equipe com Alonso.

Manu disse...

Concordo com o comentário acima, sobre o Massa, pelo que vi ele se mostrou bem distante em alguns vídeos que vi. Talvez seja só impressão.

Abs!

Ron Groo disse...

Penso que o grande problema de Felipe Massa é exatamente o que você citou no primeiro paragrafo: sonolento.

Foi a impressão que tive durante toda a temporada passada. E se depender daquele que não se deve nomear, será outro ano destes.

Marcelonso disse...

Ico,

Infelizmente esse discurso do Massa nos lembra outro brazuca que falava a mesma coisa todo ano.

A verdade é uma só. Não existe espaço na Ferrari para 2 pilotos de ponta, simples assim.

Felipe Massa teria que barbarizar para cima do espanhol para reverter esse quadro, o que convenhamos, é praticamente impossivel.


abs