terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

APERTANDO BOTÕES

O resultado do primeiro dia de testes em Valência não serviu para tirar nenhuma conclusão quanto a competitividade dos carros. A discrepância entre os tempos registrados foi anormal e as equipes se concentraram apenas em acumular informações sobre o carro novo, algo comum num primeiro dia.

O que ficou claro é que os pilotos terão muito trabalho dentro do cockpit. Com a volta do KERS e a introdução da asa traseira móvel, são muitos os botões a serem operados durante a pilotagem. Para o alemão Sebastian Vettel, uma tendência perigosa.

- É como no trânsito normal, é sempre importante manter os olhos na estrada. Não é o ideal termos muitas coisas que nos ocupe no volante. Mas temos tempo para nos habituar com isso até o início da temporada - afirmou.

Rubens Barrichello também experimentou a asa traseira móvel e reconhece que será preciso atenção redobrada na hora da pilotagem.

- A primeira impressão é que eu estava pilotando o carro do Speed Racer. Você aperta o botão e parece um turbo de tanto que a velocidade aumenta. Isso vai se tornar natural, mas é um trabalho extra. Não dá para falar em perigo ainda, mas é algo com o qual precisamos tomar cuidado nas primeiras corridas.

Fernando Alonso concorda que será um ano de dificuldades maiores para os pilotos. Mas destaca o espírito competitivo deles e acredita que a habilidade do manejo dos botões pode ser decisiva.

- Não é muito fácil e você acaba perdendo concentração quanto a linha ideal e isso afeta a performance. Mas também é algo que pode dar vantagem aos pilotos que se adaptam melhor a isto. Então o desafio é se adaptar melhor a isso que os outros pilotos - afirmou o espanhol.

Dificuldades à parte, Michael Schumacher tem uma posição firme: o KERS e a asa móvel são novidades positivas para a Fórmula 1.

- É um passo na direção certa. As novas regras vão ajudar a termos mais ultrapassagens. Não significa que basta apertar o botão que você vai passar. Mas pelo menos as novidades ajudam a você ficar em posição de tentar uma ultrapassagem o que, com os carros atuais, era algo muito difícil - destacou o piloto da Mercedes.

(Foto Luis Fernando Ramos)

Um comentário:

Marcelonso disse...

Ico,

Pelo visto o melhor jogador de videogame sairá na frente!

abs