sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O VALOR DO TEMPO DE VETTEL

No final do dia, o piloto do carro de número 1 colocou 1s111 de vantagem sobre o segundo colocado. A marca de Sebastian Vettel em 1min24s374 veio no início de uma série de voltas relativamente curta, cujos tempos subiram muito nas passagens finais - um indício de que ele poderia estar usando o composto super-macio da Pirelli. Confira os tempos aqui.

Em todo o caso, o resultado de hoje mostra o potencial do RB7 para uma volta rápida - o que era a especialidade de seu antecessor. Mas nada garante que largar na frente seja uma vantagem tão grande como era antes. Afinal, se você for parar nos boxes com menos de dez voltas de corrida - e marcando tempos ruins antes de entrar no pitlane -, será uma presa fácil para pilotos equipados com pneus mais constantes, KERS e asa móvel.

Conversei com Robert Sattler, engenheiro de dados do carro de Adrian Sutil na Force Índia, e ficou claro que os técnicos da categoria estão quebrando a cabeça mais do que nunca em cima dos dados coletados nestes testes de pré-temporadas. Em algumas simulações no computador (não em todas), uma estratégia de quatro (!) paradas se mostrou a mais eficiente. Mas, dependendo do tempo perdido nos boxes em cada pista, quem aliar o máximo de constância com o mínimo de paradas termina na frente. Até porque, a partir do sábado de manhã, os times terão apenas sete jogos de pneus à disposição. Assim, quem optar por ir na classificação com um composto mais duro e largar mais no meio do pelotão pode colher bons frutos na hora da bandeira quadriculada.

A destacar no dia de hoje estão a boa forma da Ferrari, que vem aliando velocidade com resistência; e os problemas de várias equipes com o KERS, incluindo Renault, Williams (que não usou o sistema e teve de trocar o motor depois de um problema), Mercedes e McLaren. Na busca por diminuir o peso do dispositivo, muitos engenheiros estão enfrentando problemas para fazê-lo funcionar a contento. O tempo urge e, para eles, um possível adiamento da corrida no Bahrein lhes daria duas semanas a mais para buscar soluções.

(Foto Red Bull)

5 comentários:

Willian disse...

Os tempos do Vettel certamente devem ter sido com os supermacios.

O que me chamou atenção foram os long runs de Ferrari e McLaren, principalmente. Os tempos muito parecidos, mas os da Ferrari foram mais consistentes, enquanto a McLaren começou a cair mais após a sétima volta.

Talvez possa ser apenas pneus diferentes, mas parece que a Ferrari está conseguindo um bom nível de confiabilidade e ritmo pensando nas corridas.

Herik disse...

Com essa queda absurda de desempenho dos pneus de uma volta para outra pode aparecer outro problema: qual piloto de cada equipe será o primeiro a parar. Ficar uma volta a mais na pista será um inferno.

Washington disse...

Oi Ico, tudo bem? Tomara que o GP de Bahrein não seja cancelado, esperar até o dia 27/03 será uma tortura, rsrsrsrsr!!! Vc conhece algum site que disponibilize detalhadamente os tempos de volta de cada piloto dos GPs do ano passado e tb dos treinos livres desse ano? Dei uma olhada no Forix e nos primeiros resultados do google procurando por "F1 statistics" e nada.

Muito obrigado!! Se não fosse pedir muito, por favor um credencial pré-temporada!!!

Anselmo Coyote disse...

Off topic.

GP do Bordel

Esse é o preço que pagam aqueles que se revoltam contra a transformação de seu país em um lupanar a céu aberto para os controladores do petróleo e seus iguais.

Observem que recuso a usar a expressão “donos do petróleo”, pois na minha concepção as riquezas naturais da terra não pertencem a um número restrito de calhordas sanguinários, mas sim aos que nela vivem e trabalham.

É com essa gente controladora do petróleo que a organização da F1 prefere negociar e é para onde está paulatinamente levando todos os GPs, sob o silêncio cúmplice de equipes, pilotos e até mesmo grande parte da imprensa.

Bastaria aos pilotos, através de sua associação, dizer: não pilotaremos, não faremos shows para ladrões e assassinos endinheirados. Porém, eu reconheço que isso é exigir demais desses motoristas analfabetos, insensíveis a qualquer responsabilidade social e ao sofrimento alheio, pois são tão ávidos ao dinheiro e fama quanto os organizadores da F1.

Já pensaram se a imprensa simplesmente dissesse: Não vamos cobrir esse GP!
Se os blogs não noticiassem absolutamente nada desse GP, usando esses dias apenas para falar das atrocidades que estão acontecendo naquele país (Bahrein)?

Está mais do que claro que a F1, como um todo, não está nem aí para o que se passa ao redor de seus palcos, mas espero pelo menos, até mesmo por uma questão política (dar os anéis para não perder os dedos), esse GP do Bahrein não aconteça.

Vejam vocês mesmos. E não pensem que é só isso ou um fato isolado como alguém talvez tenha a coragem de dizer. A internet está repleta de vídeos mostrando o que está acontecendo lá.

http://www.youtube.com/watch?v=B6RCBOC-MAM&feature=player_embedded

Abs a todos.

Marcelonso disse...

Ico,

Ainda é muito dificil situar cada equipe, tem muita gente escondendo o "leite".

abs