terça-feira, 8 de março de 2011

PACOTE INCOMPLETO

A tempo do início da temporada, a FIA anunciou uma série de ajustes ao regulamento esportivo da Fórmula 1 após uma reunião em Paris do Conselho Mundial. O uso dos jogos de pneus ao longo de um final de semana e um novo procedimento em períodos do Safety Car foram alguns dos temas anunciados. Mas a entidade deixou ainda algumas perguntas sem resposta.

A primeira diz respeito à realização do GP do Bahrein ainda neste ano. A entidade determinou que os organizadores da prova têm até o dia 1º de maio para comunicar se ela pode ser realizada ainda neste ano. Isto significo que os times da categoria disputarão três corridas sem saber se o campeonato terá 19 ou 20 provas no total. E mantem em aberto um possível pesadelo logístico no final da temporada, caso a prova barenita seja encaixada ali. Faltou pulso para tomar uma decisão definitiva antes da ação começar.

Outro ponto que ainda está em aberto é em relação ao regulamento do uso das asas móveis traseiras. No mês passado, surgiu na imprensa um rumor de que a FIA limitaria os 600 metros finais da reta principal de cada circuito para o acionamento do dispositivo, mas o comunicado distribuído ontem nem tocou no assunto. A menos de três semanas do início do campeonato, ninguém sabe ainda como vai funcionar uma das principais novidades da temporada.

Pelo menos, a FIA agiu para ajustar algumas regras para este ano. O uso de um composto de pneu extra em algumas sextas-feiras vai permitir que a Pirelli desenvolva os compostos super-macio e médio, que tanta dor-de-cabeça causaram na pré-temporada. E os times terão direito a um jogo de pneus a mais nas pistas com maior desgaste. Mudanças na regra do Safety Car também visam eliminar polêmicas como a ocorrida no GP da Europa do ano passado, em Valência. Pelo menos aqui, os dirigentes agiram bem.

3 comentários:

Daniel disse...

Sobre as asas móveis, espero que deixem essa ideia de "zona de ultrapassagem" de lado; os pilotos que devem usar a tal asa quando bem entenderem, assim como era com o KERS e com o F-Duct.

Sobre o Bahrein, creio que para esse ano, deveriam cancelar; não dá para determinar uma data-fim para conflitos políticos. Mas, como Bernie e cia somente enxergam $$$...

Marcelonso disse...

Ico,


A FIA tem contabilizado mais erros que acertos na atual gestão, Todt tem se revelado um bunda mole ainda maior do que se imaginava!

abs

Dé Palmeira disse...

Tem que acabar com essa besteira de asa móvel, kers e cia! Não aguento mais isso, acho que é a pré temporada mais chata em muitos anos.

FIA, esqueça o GP do Bahrein!