A Red Bull surgiu na Fórmula 1 como uma equipe exótica, o sonho de um milionário empresário do setor de bebidas que pagava todas as contas de uma trupe barulhenta fora das pistas, com o motorhome cheio de modelos e gente famosa, e resultados modestos dentro dela. Nos últimos anos, o foco passou a ser exclusivamente na performance e a bem-realizada mudança resultou em sucesso absoluto no ano passado. Agora, há até espaço no carro para novos patrocinadores. Chegou a hora de Dietrich Mateschitz recuperar um pouco do seu investimento. Hoje o time anunciou um novo acordo com a cerveja Singha. Há dois dias, um anúncio ainda mais significativo: a parceria com a montadora Infiniti. O acordo foi anunciado no Salão do Automóvel em Genebra e eu aproveitei para ouvir o chefe de equipe Christian Horner.
Como foi a preparação da temporada até agora?
No momento é difícil avaliar a real força de nossos adversários. Mas nosso programa de testes foi muito bom até agora: nossos pilotos estão felizes com o carro e estamos aprendendo sobre os novos pneus, o KERS e a nova asa traseira. Mas é difícil avaliar performance. Só na Austrália saberemos onde estamos no grid.
Das mudanças para este ano, qual se mostrou a mais desafiadora para as equipes?
Sem dúvida nenhuma, os pneus. Eles são completamente diferente do que tínhamos. As estratégias serão afetadas e os pilotos terão de pilotar de forma diferente na corrida. Talvez tenhamos que mudar até mesmo a maneira usual de trabalhar nas classificações! Vai ser interessante ver como cada equipe vai operar.
Com o cancelamento do GP do Bahrein, qual é a programação de vocês para as próximas semanas?
No momento estamos correndo para aprontar novidades no carro para o próximo teste em Barcelona. Ganhamos um pouco mais de tempo, algo que deve ter agradado aos outros times também. Em termos de logística, não mudou muita coisa, porque os carros ainda não tinha sido enviados para o Bahrein. No fundo, o cancelamento vai nos permitir uma melhor preparação para chegar numa boa forma na Austrália.
Muitos fãs não se aguentam de ansiedade já que este cancelamento deixou a abertura da temporada ainda mais longe. Dentro do time a sensação é a mesma?
Não, acho que nem falta tanto para o início da temporada. Temos tanto trabalho para fazer até a abertura da temporada que, em termos de ansiedade, não mudou muita coisa para nós.
Quem são os favoritos para Melbourne? Vocês e...
É difícil de dizer, não cabe a nós fazer previsões. Vamos nos concentrar em nossa performance e descobrir onde estamos depois do Q1 no sábado à tarde na Austrália.
O que essa parceria com a Infiniti traz para a Red Bull?
É uma parceria muito boa. Basicamente, nos abre portas a uma tecnologia que não tínhamos antes, tudo através dessa relação com Nissan-Infiniti. O departamento de pesquisa e desenvolvimento deles rivaliza com o de qualquer equipe de longa e bem-sucedida história na Fórmula 1. Não é apenas um acordo de marketing, mas também tecnológico. Estamos em contato com tecnologias que podem fazer parte da categoria num futuro próximo.
Mas o lado comercial também é importante. O orçamento de vocês vai crescer?
Sim, o acordo vai permitir que a Red Bull, a empresa, alivie um pouco do que eles investem no time. A Infiniti é mais uma entre as parcerias que trouxemos para a equipe nos últimos doze meses. Espero tornar a marca mais conhecida através dessa presença na Fórmula 1. E é muito bom ver uma montadora japonesa entrando na categoria, já que não faz muito tempo que Toyota e Honda saíram.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Só eu que enchi o saco desse papinho mais mequetrefe de "só saberemos onde estamos na austrália", ou a variável "não sabemos onde estamos". Pô. Ô falsa-humildade. Entendo que eles gostam e precisam esconder o jogo. Mas inventem outra, essa já deu.
Valeu Ico!
É por essas e outras que esse blog é #1...
Abraço!
Acho que esta parceria com a Infinity vai trazer muitos lucros, tanto dentro quanto fora da pista!
Vamos esperar para ver a temporada!
Ico,
A Red Bull vem dando um verdadeiro banho de competencia, e com muita lisura diga-se!
abs
Postar um comentário