terça-feira, 17 de julho de 2007

A ARMADA ALEMÃ

participei de algumas edições da ótima Rádio GP, mas nesta 13ª, que foi ao ar hoje, tive pela primeira vez a glória de acertar umDesafio ao Capelli”. A pergunta, enviada pelo amigo fotógrafo Bruno Terena, fazia referência ao único piloto não-alemão a correr na Mercedes-Benz nos anos 30. Sorte a minha que o glorioso Capelli, de conhecimento bem mais vasto que o meu, não é exatamente umexpert” no automobilismo da época. Sorte minha também que estou lendo justamente agora um ótimo livro escrito por Ludwig Sebastien, mecânico de Bernd Rosemeyer, chamado “Hinter dröhenden Motoren” (“Atrás dos motores roncantes” – sim, claro internauta, eu consigo ler livros em alemão, especialmente os de automobilismo).

A história de Seaman terminou tragicamente. No GP da Bélgica de 1939, ele liderava sob forte chuva, com folga, quando escapou na saída de uma curva e bateu em uma árvore. Levado depois ao hospital, admitiu a um engenheiro da Mercedes. “Estava rápido demais para as condições. A culpa foi totalmente minha, desculpe”. A ânsia de acelerar demais, mesmo quando desnecessário, era uma de suas marcas e acabou decretando o seu fim. Horas depois, ele sucumbiu aos ferimentos e morreu – foi a única fatalidade dentre os pilotos da Mercedes-Benz na época.

A rival Auto-Union, como é conhecido, perdeu seu líder Bernd Rosemeyer em um acidente numa tentativa de quebra de recordes de velocidade, em janeiro de 1938. Ernst Von Delius morreu no GP da Suíça de 1937, justamente após uma colisão com Seaman.

A equipe das argolas teve também alguns estrangeiros em sua formação: o genial italiano Tazio Nuvolari assumiu a vaga de Rosemeyer na temporada de 1938; e o time contou com o suíço Christian Kautz.

A imagem acima (clique para ampliar) é escaneada do livro de Sebastian e mostra a armada alemã dos anos 30.

1 – Ferdinand Porsche, ele mesmo, construtor na época dos bólidos da Auto Union

2 – Bernd Rosemeyer, Auto Union

3 – Ernst Von Delius, Auto Union

4 – Hans Stuck, Auto Union

5 – Hermann Paul Müller, Auto Union

6 – Rudolf Hasse, Auto Union

7 – Christian Kautz, Auto Union

8 – Tazio Nuvolari, Auto Union

9 – Rudolf Caracciola, Mercedes-Benz

10 – Manfred Von Brauchitsch, Mercedes-Benz

11 – Hermann Lang, Mercedes-Benz

12 – Richard Seaman, Mercedes-Benz

2 comentários:

Capelli disse...

Ico, muita generosidade sua o "bem mais vasto que o meu". Ainda preciso comer muito feijão para chegar perto de você e do Panda, por exemplo.

Abraço!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

O que é isso, Capelli, você acerta coisas que eu nao tenho a menor idéia. Insisto aqui que foi sorte minha mesmo... :-)

Agora, para chegar ao nível do Panda, é melhor vc trocar o feijao pela feijoada! ;-)

Abs!