quarta-feira, 25 de julho de 2007

PAU NELES!

O trocadilho do título é infame, mas a atitude da FIA é louvável. Pelo menos no WTCC, o Mundial de Turismo, a entidade merece elogios por ter em seu calendário circuitos de grande valor histórico e há muito esquecidos pelas grandes categorias. Neste fim-de-semana, será realizada uma etapa na pista de Anderstorp, que recebeu a F-1 entre 1973 e 78. O encerramento da temporada será no Circuito da Guia, em Macau, uma pista de rua de primeiríssima qualidade e cheia de histórias.

E, neste ano, eles correram em dois traçados de rua com enorme tradição: Boavista, em Portugal; e Pau, na França, onde o brasileiro Augusto Farfus sofreu este espetacular acidente da foto acima. A cidade, próxima dos Pirineus, acostumou-se a receber os melhores pilotos do mundo desde 1930. Foi palco também de oito corridas de Fórmula 1 extra-campeonato, além de um sem número de provas de F-2, numa época em que a categoria era recheada de estrelas. De 1985 até 98, Pau recebeu provas da Fórmula 3000 – a sucessora da F-2. E viu dois brasileiros triunfarem por : Roberto “Pupo” Moreno, em 88, e Gil de Ferran, em 94. A partir de 1999, a tradição de monopostos seguiu com os bólidos de Fórmula 3 (o brasileiro Fábio Carbone venceu uma corrida em 2003).

Pois bem, bisbilhotando na Internet encontrei este vídeo sensacional sobre os anos dourados do circuito de Pau, dos anos 30 até 1971. Nomes como Tazio Nuvolari, Juan Manuel Fangio, Alberto Ascari, Jack Brabham, Jim Clark e Jochen Rindt atestam de forma contundente a qualidade destas corridas. Então, respire fundo, segure a baba... e clique aqui!

4 comentários:

Francis Rosário disse...

Realmente lugar fantástico... Saberia me dizer se Rosemeyr correu lá?

Anônimo disse...

tp:

Em sua curta mas espetacular carreira, Bernd Rosemeyer não chegou a correr em Pau.

Ele venceu 10 das 32 corridas que disputou, entre 1935 e 1937, sempre pela Auto Union:

1935 - Auto Union B

29/09 - Masarykuv Okruh - Brno

1936 - Auto Union C

14/06 - Eifelrennen - Nurburgring
26/07 - GP Alemanha - Nurburgring
15/08 - Coppa Acerbo - Pescara
23/08 - GP Suíça - Bremgarten
13/09 - GP Itália - Monza

1937 - Auto Union C

13/06 - Eifelrennen - Nurburgring
05/07 - Vanderbilt Cup - Long Island
15/08 - Coppa Acerbo - Pescara
02/10 - Donington GP

Ricardo Cunha

Francis Rosário disse...

Valeu pelas informaçoes.... vou imprimi-las e emoldurar... esse pra mim foi a maior de todos os pilotos.....

cassio disse...

oi otimo blog cara eu lhe convido para ver o meu

é so clicar no nome em azul