segunda-feira, 23 de julho de 2007

FOTO DO DIA - GP DA AUSTRÁLIA DE 1986

A situação da atual temporada, com quatro pilotos disputando diretamente o título, remete ao ano de 1986. Todos se lembram muito bem da famosa foto feita com Senna, Prost, Mansell e Piquet sentados na mureta dos boxes em Estoril. Faltavam três corridas para o fim do ano e todos ainda alimentavam chances de ser campeão. A imagem entrou para a história como sinônimo de alta competitividade e herança de um período genuinamente interessante da Fórmula 1, com pilotos de altíssima estirpe e carros menos infalíveis.

Se aquela foto entrou para a posteridade, a verdade é que Senna virou carta fora do baralho ali mesmo em Portugal, assim que a corrida foi realizada. O brasileiro estava em segundo lugar quando ficou sem gasolina na última volta, caindo para quarto e saindo da disputa. Mas a situação de Piquet e Prost também não era das melhores. Como Mansell vencera a prova, ninguém emconsciência acreditava que o inglês pudesse perder o título àquela altura.

O quadro mudou de figura após o GP do México, vencido de forma surpreendente por Gerhard Berger com uma Benetton (algo similar a uma vitória de Nick Heidfeld ou Robert Kubica hoje, com Ferrari e McLaren correndo até o fim). Prost foi segundo e Piquet, quarto colocado, diminuindo a diferença. Mansell ficou em quinto, mas os pontos não serviram para nada que o resultado teria de ser descartado – na época, valiam apenas os 11 melhores resultados de 16 corridas; faltando uma, Mansell tinha três abandonos até ali, sendo quinto a sua pior colocação nas provas que terminou.

Assim, a decisão no GP da Austrália, disputado pela segunda vez na história no circuito de rua de Adelaide, propiciou mais uma foto dos candidatos ao títulobem menos famosa e significativa hoje em dia, mas muito mais perto da verdade esportiva daquele ano. Clique nela para ampliar!

E você, acha que em 2007 teremos dois, três ou quatro pilotos posando para a “foto da decisãoem Interlagos? Quem seriam eles? Ou será que o título será decidido bem antes disso?

5 comentários:

Anônimo disse...

Lembo-me daquele Gp do México. Acho que foi a primeira vitória da Pirelli. Aliás, foi realmente uma vitória dos pneus italiano que suportaram muito melhor a pista abrasiva e muito ondulada, num calor incrível.
Acho que foi isso mesmo, se a memória não me trai.

Marcog "unoturbo" Oliveira disse...

... queria saber também se na foto desta nova geração, nosso amigo Bernie Ecclestone ia "acariciar" algum piloto como fez com Schumacher...

http://www.coches-es.com/noticias/wp-content/uploads/2006/09/ecclestone.jpg

Alex disse...

Torço para que os 4 cheguem em Interlagos com chances

Anônimo disse...

se pelo menos 2 estiverem na disputa ja ta otimo
3 maravilha
4 acho impossivel
FabianoMT

Anônimo disse...

nao se fazem mais sapatos como esses do Prost