A situação da atual temporada, com quatro pilotos disputando diretamente o título, remete ao ano de 1986. Todos se lembram muito bem da famosa foto feita com Senna, Prost, Mansell e Piquet sentados na mureta dos boxes em Estoril. Faltavam três corridas para o fim do ano e todos ainda alimentavam chances de ser campeão. A imagem entrou para a história como sinônimo de alta competitividade e herança de um período genuinamente interessante da Fórmula 1, com pilotos de altíssima estirpe e carros menos infalíveis.
Se aquela foto entrou para a posteridade, a verdade é que Senna virou carta fora do baralho ali mesmo em Portugal, assim que a corrida foi realizada. O brasileiro estava em segundo lugar quando ficou sem gasolina na última volta, caindo para quarto e saindo da disputa. Mas a situação de Piquet e Prost também não era das melhores. Como Mansell vencera a prova, ninguém em sã consciência acreditava que o inglês pudesse perder o título àquela altura.
O quadro mudou de figura após o GP do México, vencido de forma surpreendente por Gerhard Berger com uma Benetton (algo similar a uma vitória de Nick Heidfeld ou Robert Kubica hoje, com Ferrari e McLaren correndo até o fim). Prost foi segundo e Piquet, quarto colocado, diminuindo a diferença. Mansell ficou em quinto, mas os pontos não serviram para nada já que o resultado teria de ser descartado – na época, valiam apenas os 11 melhores resultados de 16 corridas; faltando uma, Mansell só tinha três abandonos até ali, sendo quinto a sua pior colocação nas provas que terminou.
Assim, a decisão no GP da Austrália, disputado pela segunda vez na história no circuito de rua de Adelaide, propiciou mais uma foto dos candidatos ao título – bem menos famosa e significativa hoje em dia, mas muito mais perto da verdade esportiva daquele ano. Clique nela para ampliar!
E você, acha que em 2007 teremos dois, três ou quatro pilotos posando para a “foto da decisão” em Interlagos? Quem seriam eles? Ou será que o título será decidido bem antes disso?
5 comentários:
Lembo-me daquele Gp do México. Acho que foi a primeira vitória da Pirelli. Aliás, foi realmente uma vitória dos pneus italiano que suportaram muito melhor a pista abrasiva e muito ondulada, num calor incrível.
Acho que foi isso mesmo, se a memória não me trai.
... queria saber também se na foto desta nova geração, nosso amigo Bernie Ecclestone ia "acariciar" algum piloto como fez com Schumacher...
http://www.coches-es.com/noticias/wp-content/uploads/2006/09/ecclestone.jpg
Torço para que os 4 cheguem em Interlagos com chances
se pelo menos 2 estiverem na disputa ja ta otimo
3 maravilha
4 acho impossivel
FabianoMT
nao se fazem mais sapatos como esses do Prost
Postar um comentário