terça-feira, 31 de julho de 2007

VETTEL NA TORO ROSSO

Bye-bye, Scott! A BMW abriu mão hoje de sua opção pelos serviços de Sebastian Vettel, liberando-o para correr na Toro Rosso e a equipe de Gerhard Berger anunciou sua participação no GP da Hungria, no lugar do “leite e cereal” Scott Speed. A notícia traz outras respostas práticas: Nick Heidfeld renovou com a BMW para 2008, falta anunciarem oficialmente. E a Toro Rosso terá a dupla caipira Séb (Bourdais) e Seb (Vettel) no ano que vem. Rumores que circulam há muito tempo e que serão confirmados em breve.

O alemãozinho despontou para o mundo da Fórmula 1 há cerca de um ano, quando marcou o melhor tempo nos treinos de sexta-feira do GP da Turquia. Morando num país de língua alemã, acabei acompanhando sua carreiramais tempo. Em 2004, Vettel dominou a temporada da Fórmula BMW de forma tão acachapante que começaram a pipocar matérias do tipo “o herdeiro de Schumacher”.

Vendo o resumo das corridas na tevê, fiquei mesmo com a impressão dele estar um patamar acima do resto. Seu companheiro de equipe era o brasileiro Átila Abreu. Fui conversar com ele no final daquele ano e perguntei se o menino era tudo aquilo mesmo. “Ele tem uma grande vantagem, ele é muito leve. Quando for subindo de categoria, esta vantagem vai diminuir”, foi a resposta. Acho que hoje, o Átila reconheceria que errou de julgamento. Em 2005, os dois correram novamente na mesma equipe, na F-3 Européia. O brasileiro se classificou no grid à frente de Vettel uma única vez em 19 etapas.

É cedo demais para dizer se Vettel é um novo Schumacher. Pelo que se comenta, seu conhecimento do lado técnico dos carros e seu retorno ao comportamento do mesmo após um treino ainda é bem limitado. Mas ele é naturalmente rápido, isso é o mais importante. O resto, se ele se dedicar, dá para aprender.

2 comentários:

Francis Rosário disse...

To achando que essa semana ainda sai a confirmação do Speed correndo na IRL...... Palpite meu, mas acho que sai.... CC não tem lugar pra ele....

Marcog "unoturbo" Oliveira disse...

Como você conhece a carreira do menino mais a fundo, aproveito para perguntar: é verdade que ele foi "descoberto" pelo mesmo "olheiro" de Schumacher, e que ficou igualmente impressionado ao vê-lo pela primeira vez correndo ?

O Blog está excelente, principalmente pelas imagens. Mantenha a qualidade !!