quarta-feira, 25 de julho de 2007

VOLTA AO MUNDO VIA SOL

O suíço Louis Palmer é um daqueles europeus que misturam maluquice e sensatez nas doses certas. Louco por uma aventura, cruzou a África de bicicleta, a América do Sul em um avião de pequeno porte e a Ásia de carro, além de ter trabalhado como voluntário para desenvolvimento social no Afeganistão.

Agora ele partiu rumo a um novo objetivo: cruzar o mundo em 15 meses a bordo de um carro movido por energia solar. O protótipo foi construído em Lucerna e equipado com tudo que a modernidade permite: GPS, computador de bordo e MP3-Player, entre outras coisas. O chamado “Táxi Solarleva atrás um painel de captação de energia solar e pode cumprir até 350 quilômetros por dia, a uma velocidade de 50 km/h.

A idéia, claro, é chamar a atenção do mundo para se encontrar, com urgência, uma solução para a utilização de combustíveis fósseis nos veículos. E também para alertar sobre a situação alarmante que o aquecimento global está causando no clima da terra (se bem que, para isto, basta ler os jornais e ter um pouco de discernimento para entender a gravidade da situação).

O “Táxi Solar” de Palmer, infelizmente, não vai passar pelo Brasil. Mas se você se interessou pelo projeto e quiser mandar uma mensagem de apoio, entre em contato com ele em sua própria homepage.

Nenhum comentário: