Doze etapas, três vitórias para cada piloto. Para o Mundial 2007, o resultado do GP da Turquia foi um sonho. Para Felipe Massa, também. Hoje, ficou claro que o brasileiro classificou-se à frente de Kimi Räikkönen com uma quantidade maior de combustível – um pequeno handicap. Isto explica a relativa tranqüilidade com que ele comandou a prova de hoje. Se não acontecesse nada de muito errado em suas “In-“ e “Outlaps”, ele jamais perderia a ponta para o finlandês, por mais que este o pressionasse. Foi o que aconteceu.
Para coroar a emoção na tabela, o líder Lewis Hamilton teve um pneu dechapado durante a corrida e ficou apenas em quinto lugar, perdendo pontos para todos seus rivais no campeonato. A tarefa da dupla da Ferrari ainda é complicada: vão precisar que os pilotos da McLaren – especialmente Hamilton – sofram mais contratempos como o de hoje. E não podem, de jeito nenhum, sofrerem eles próprios.
Para Alonso, após uma largada terrível e uma corrida correta, mas sem brilho, o terceiro lugar foi um ótimo presente. Aqui, aliás, uma correção de historiador chato: mídia e até mesmo a equipe comemoraram sua 100ª corrida na Fórmula 1 em Istambul. Mas, como ele não largou no GP dos EUA de 2005, foi, na verdade, sua 99ª prova.
A BMW Sauber continua sobrando como terceira força da F-1, mas ainda sem dar sinais de estar alcançando as primeiras. Ainda nos pontos, boas corridas de Heikki Kovalainen e Nico Rosberg, dois pilotos cujas cotações andam subindo muito no paddock, especialmente diante de seus estabanados (Fisichella) e geralmente ineficientes (Wurz) companheiros de equipe. No mais, vale destacar apenas a bonita briga entre Jenson Button e Jarno Trulli, com boas ultrapassagens mútuas, e a ótima manobra do italiano sobre Rubens Barrichello. Pena que tudo isso não serviu para nada. O desempenho das equipes japonesas oficiais, pela tradição e o tamanho que têm, é a grande decepção da temporada.
As equipes da Fórmula 1 vão agora fazer um teste coletivo em Monza na próxima semana. A Ferrari terá um problema grande para resolver: embora seus carros sejam mais rápidos que os da McLaren em pistas velozes, eles são péssimos quando se precisa abusar das zebras, o que é o caso das chicanes de Monza. Se o problema persistir, correm o risco de tomar um calor diante dos tifosi.
A corrida de hoje foi, de novo, chata. Mas o campeonato até que ganhou um ar mais legal...
8 comentários:
Icoooooo (by Meg), correção de historiador chato.
Se usarmos este critério, foi o 98º GP de Alonso. Ele também não largou no GP da Bélgica de 2001, prova que foi interrompida pelo acidente de Luciano Burti.
Mas o próprio espanhol, na coletiva, fez menção ao 100º GP.
Abraço!
Capelli
Perfeito Capelli! Tinha me esquecido deste episódio. Pois é, na verdade, dá para levar em conta os dois números: 100 presencas na F-1, 98 GPs disputados.
Como sou chato também, uma pequena discordância. Acho que não dá pra dizer que o Wurz seja ineficiente. Afinal, sempre larga atrás do Rosberg e mesmo assim está vencendo bonito na tabela (13x9), mesmo não pontuando nesta corrida.
=)
Opinioes fundamentadas nunca sao chatice, hf! :-)
Olha, eu gosto muito do Wurz, mas ele mesmo admite que está perdendo muitas chances boas porque tem ido muito mal nas classificacoes. Em ritmo de corrida, ele é um dos melhores por lá. Por isso eu coloquei o "quase sempre" antes do adjetivo. Faltando só cinco provas para terminar a temporada, ele já deveria estar indo melhor nos qualys.
Mas eu espero muito que ele continue na Williams ano que vem: a F-1 precisa de alguns pilotos inteligentes e articulados - eles sao cada vez mais raros por lá...
Ico:
Vc notou que o engenheiro(ou seja lá quem for)do Massa disse,entre os elogios em inglês,em português:"MANDOU BEM" no final da Q3 ontem? Achei engraçado ninguém ter comentado isso...
O curioso é que este está sendo um campeonato disputado, mas as corridas tem sido muito desanimadoras... de memoravéis mesmo, só Canadá e Nürburgring.
Nas comunidades que participo, os colegas mencionam "1992" como uma temporada chata, na qual sempre rebato, argumentando que foi exatamente o oposto do que estamos vendo esse ano: um campeonato decidido desde o começo, mas de corridas extremamente divertidas.
Sobre o 100º gp de Alonso, parece que ele pode comemorar por mais duas corridas, dependendo do critério que levar em conta.
Abraços.
Ico,
O Massa fez uma corrida excelente, realmente de se elogiar a capacidade do Felipe em se recuperar de situações adversas.
O Lewis tem sorte de campeão.
Sendo ou não o 100º GP do Alonso, os números deste piloto são impressionantes perdendo apenas para um certo Michael .... Aliás falando em Alonso sua gerra particular com a Mclaren continua, pois afirmar que ele ganhou 0s6 para a Mclaren é um pouco demais, mesmo assim já descontou nove pontos nas últimas corridas.
Se a Ferrari confirmar seu favoritismo em Monza e SPA o campeonato ficará um pouco mais emocionante, pois a diferença pode ser reduzida para 7 pontos, porém eu acho que o Título não escapa do Alonso ou Lewis.
Um abraço.
Ico
Segue esse site interessante sobre carros. Me parece ser de Portugal.
http://otctfc.com/
É isso, grande abraço.
Postar um comentário