quarta-feira, 31 de outubro de 2007

FOTO DO DIA – GP DA ALEMANHA DE 1967

“Flugplatz” (“lugar do vôo”) é o nome deste trecho no circuito de Nürburgring – apropriadamente, aliás. Local favorito de dez entre dez fotógrafos, era garantia de instantâneos sensacionais, como este de Mike Spence em um BRM, na prova de 1967. Interessante ver como a suspensão trabalhava muito naqueles carros. E como o capacete do inglês era bonito. Eu achei demais (clique para ampliar)!

12 comentários:

Eduardo disse...

Virou meu papel de parede!
Quem sabe sirva como inspira�o para o Domingo.

Milton M. Bonani disse...

As suspensões da época eram reguladas para trabalharem mais moles que as de hoje. Nos filmes da época, a gente percebe nas freadas como a frente dos carros abaixa por conta disso. Hoje, com toda a aerodinâmica dos carros, esse movimento seria muito prejudicial.

rianassis disse...

Sr. Ico,

este carro nao seria um Arthur Owen?

Speeder_76 disse...

De facto, ele tinha um belo capacete. Mas desse tempo, o casco que mais gostei foi o do Ignazio Giunti, que tinha uma águia azeteca estilizada...

Herik disse...

Engraçado, mas a primiera coisa que me chamou a atenção foi o capacete estiloso.
Sobre as suspensões que antigamente "trabalhavam" mais me lembro de um daqueles balões de ensaio do Max Mosley. Há algum tempo ele propôs, junto aos pneus slick, pneus de perfil baixo. Não sei, mas talvez fosse uma boa medida esta, pois os pneus atuais fazem muito às vezes de suspensão ao terem as laterais bem flexíveis. Com pneus de perfil baixo talvez as suspensões precisariam de regulagens mais macias.

Anônimo disse...

Em dez anos as coisas mudaram muito é só pegar uma foto de 67 e outra de 77 ,um salto incrivél ,suspensões,rigidez do chassi,aerodinamica e principalmente pneus .
Mas o BRM H16 é inconfudivel e é o primeiro F1 com motor traseiro a usar o bloco como continuidade da estrutura .
O perfiu desse carro é impressionantemente compacto ,para mim o mais belo F1 dos anos 60 .
Bem que o Ico podia arrumar o som pra gente do H16, muitos que tem na internet na verdade é do V16 de 51 ,do motor de 67 ainda não achei.

Jonny'O

Mauricio Neves disse...

Realmente, fotaça! Eu tenho um compacto dessa corrida em DVD, foi um belo pega.

Caíque. disse...

O diferente neste carro, além do motor, é o fato das tubulações de entrada e saída de água estarem colocadas ao lado do Cockpit e não na parte de baixo da carenagem.

walter disse...

Eu adoro esse vídeo com a BRM de 16 cilindros. Os caras eram mesmo malucos de pilotar uma cadeira elétrica dessas, sem santantonio nem nada.
Eram pilotos mesmo.

Milton M. Bonani disse...

Pneus de perfil baixo.

Além de terem virado moda por serem mais bonitos, teoricamente eles são melhores por não permitir que o pneu "dance" de um lado para o outro em relação ao aro da roda.

Se isso é verdade, por que a F-1 não os usa, sendo que em outras categorias eles são comuns.

Nunca consegui entender.

Leonardo disse...

Eu como jogador de F1 challenge baixei Nürburgring há um mês e posso falar que a pista é muito, mas MUITO foda!

É animal de se dirigir lá e dificílima! Não consigo fazer uma volta sem errar (e se fosse perfeira cada volta duraria uns 7 minutos!)

Lucas Carioli disse...

Acho que Mike Spence foi o primeiro a ter capacetes estilizados na F1 não?

É um daqueles pilotos que se reconhece apenas pelo capacete, de longe.

Abraço!