quinta-feira, 25 de outubro de 2007

HORA DE UNIR FORÇAS

Depois da controversa temporada da DTM, em que Audi e Mercedes-Benz bateram cabeça dentro e fora das pistas, a tradicional categoria do turismo alemão viu-se de repente enfraquecida. O patrocinador principal saltou fora no final da temporada e mesmo a campeã Audi já questiona se vale a pena participar da categoria. Por outro lado, é inegável que, aos poucos, o Mundial de Turismo (o WTCC) está crescendo e se tornando um certame bastante atrativo.

Conversando com Mario Theissen na última semana, peguntei-lhe o que ele acharia se houvesse uma espécie de fusão entre as duas categorias. “Do ponto de vista esportivo, seria fantástico”, respondeu. Mas ressaltou possíveis dificuldades para criar um regulamento que deixe os carros no mesmo nível.

No passado, mais especificamente nos anos de 1995 e 1996, houve uma categoria assim. A ITC (International Touring Car Championship) tinha Mercedes, Opel e Alfa Romeo (como o 155 da foto acima) fazendo corridas atrativas e com ótimos nomes. O título da temporada de 96, inclusive, foi decidido em Interlagos – havia pouquíssimo público, o que foi uma pena. As corridas foram eletrizantes.

Seria sensacional ver um verdadeiro Mundial de Turismo com o que há de melhor em carros deste tipo. Acredito que a tendência seja mesmo a de uma fusão entre a turma da DTM e a do WTCC. Resta torcer para que, caso ela ocorra, os donos da F-1 não sintam sua habitual inveja de quem faz um grande campeonato e tratem de sabotar a categoria.

16 comentários:

Anônimo disse...

Sei não. Do jeito que o Tio Bernie gosta de detonar as outras categorias em favor de um quase monopólio da Fórmula 1, acho que a idéia de união pode não vingar. O WRC, por exemplo, sobrevive APESAR da turma da FIA e F1. Sem falar que os carros da DTM e WTCC são muito diferentes em tecnologia.
Agora essa Alfa... Sensacional! Tenho uma miniatura que estou montando lentamente. Um dia mando a foto da bela 155 vermelha, da Alfa Corse, pilotada por Nanini e Larini.

Anônimo disse...

Seria demais mesmo, adoro corridas de Turismo. Em 1994 e 95 passava DTM na Manchete (narradas pelo Edgard Mello Filho!) e BTCC na Bandeirantes. Achava o máximo. Pena que em pouco tempo tudo acabou.

Só pra constar, tenho uma miniatura desse Alfa 155 da foto também!

Abraços!

War Inside My Head disse...

Seria ÓTIMO uma categoria de turismo desse jeito!
Pena que as chances de virem ao Brasil são remotissimas, pois a maioria do pessoal só quer saber mesmo de F1.
Só não vou mais às corridas pois moro muito longe de Interlagos.

Anônimo disse...

Nossa, adorava esse carro. E as vermelhas também. Essa foto está ótima e já foi para as Minhas Imagens. Seria legal comprar uma Alfa dessa de rua, que não deve ser tão cara, e colocar umas rodas OZ dessas.

Anônimo disse...

Lindo Alfa !

Anônimo disse...

Edgard de Mello narrando e comentando o DTM ,inesquecivel!!!

Jonny'O

Anônimo disse...

O proprio DTM já sofreu nas mão da FIA.

Quando a FIA "pegou" o campeonato e deixou os antigos "donos" somente com a missão de divulgar a categoria todo myundo já sabe o que deu, durou um ano e tchau foi tudo pro saco.

não sei, mas acho que a FIA detesta automobilismo, pois parece que ela tenta de toda maneira acabar com a F1, vide essas regras estúpidas que não funcionam , mas os caras insistem, mesmo já estando na cara que não dá certo, e tentam tb acabar com qualquer categoria que possa disputar com a F1.

A Fia deveria seguir a máxima de que "muito ajuda quem não atrapalha."

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Caraca malhei tanto a Fia que nem falei do carro ! hehehe

Belíssima essa Alfa tenho várias fotos que tirei no salão do automóvel quando foi exposta uma do DTM, acho que a do Larini.

tambem tenho uma dessas na minha "garagem" do GT4 hehehe

abs

Filipe W

Anônimo disse...

Essa prova do ITC em 1996 foi nota 10 e eu estive lá! Lembro do Zonta, correndo com uma Alfa emprestada que andou muito...
Até o Christian Fittipaldi correu...

Unknown disse...

eu fui nessa prova em Interlagos,Tony Kanaan correu,Max Wilson correu, se nao me falha a memoria,Franchiti venceu a corrida,show do Max na segunda bateria,correndo de Alfa...Interlagos tava vazio mesmo, tenho o ingresso aqui comigo ate hj...

Anônimo disse...

Ciente do gênio pertencente ao Herr Aufrecht, que costuma matar a DTM com a sua gigantomania de decada em decada, pode apostar que jamais haverá uma fusão com o Marcellino Lotti da WTCC, o qual, aliás, no início do ano chamou de trapaceiro...

Anônimo disse...

Estive em Interlagos em 96 e foi inesquecível. O ronco conjunto dos Alfas, Mercedes e Opels na largada lançada me causa arrepios até hoje. O Nannini e o Max Wilson foram os astros do dia, e na primeira prova o Tarquini por pouco não acertou uma torre de TV quando fez um "strike" da barreira de pneus antes do Mergulho.

Marcio Kohara disse...

Esses carros patrocinados pela Martini são lindos mesmo... Esse DTM do Nanini, o Focus do McRae, o Lancia do Munari, o Brabham do Pace... Aiai...

Bom, quanto à fusão entre as duas categorias, seria uma ótima. Como também seria uma ótima a fusão entre IRL e Champ car em terras ianques.

Pena que a inveja mata. A FIA ainda vai conseguir acabar com o automobilismo.

Para se ter uma idéia do nível de incapacidade desses caras, a FIA tá falando em um WRC sem Monte-Carlo (em 2009)... Os caras tão de sacanagem.

[]´s, e desculpe ter me alongado um pouco,
Kohara

Anônimo disse...

Lindo carro, me lembro das corridas anteriores a 1995 (morava na Italia na época) com os alfa vermelhos e o simbolo da casa pintado no capÔ... Adorava ver os Alfas com tração nas quatro rodas detonando os mercedes que nem a Ferrari detonau com a maclaren esse ano... me lembro que na época tinha até mustang correndo na DTM.

Abraços,
Natal Antonini

Anônimo disse...

Acho possível a fusão sim, e como existe um envolvimento grande da Mercedes, que também está na F1, acho que ela seria uma grande força política dentro do campeonato, para segurar Bernie Eclestone e companhia.

Lembro-me muito bem do ITC em Interlagos. Trabalhei no posto de sinalização que fica na entrada do Mergulho. Corrida maravilhosa com carros maravilhosos. Para mim, muito melhor que F1.

Anônimo disse...

Eu estava la em interlagos tb!
E ja acompanhava a DTM na Rede TV com o maravilhoso e engraçadissimo Edgard. Tenho tudo gravado em VHS. DTM e ITC de 95 e 96.
Roger16vturbo