quarta-feira, 31 de outubro de 2007

MINIATURAS – COLEÇÃO LOTUS

O César Pedrini nos enviou este trio de Lotus “John Player Special”, que traz um belo exemplo da evolução dos carros de Fórmula 1 em uma década e meia. Embaixo, o Lotus 72 de Emerson Fittipaldi, um modelo que revolucionou a categoria e deu as diretrizes a serem seguidas a partir de então, com a aerodinâmica como cerne principal de desenvolvimento. No centro, outro conceito inovador introduzido por Colin Chapman, o 79 – primeiro carro-asa e campeão da temporada de 1978 com Mario Andretti (“Anderetti?”). Em cima está o 97T, carro das primeiras vitórias de Ayrton Senna e construído por Gerard Decarouge já numa era pós-Chapman.

Todas as miniaturas são da Minichamps, na escala 1:43. Clique para ampliar!

10 comentários:

Anônimo disse...

Lindas miniaturas. A do Senna eu também tenho e a Lotus 72 é de um outro piloto e não do Emerson. A Lotus é uma equipe que faz falta na Fórmula 1. Não dá para imaginar as décadas de 70 e 80 sem a equipe lotus.

Anônimo disse...

Anderetti? Por um acaso foi o Alberto Roberto (personagem do Chico Anysio) que escreveu o nome do piloto?

Anônimo disse...

O Lotus 79 é o meu carro preferido de todos os tempos. E o 72 é o segundo preferido, haha.

Sou um Lotusmaníaco!

Anônimo disse...

Lindas as miniaturas. Para mim a Lotus foi a única equipe a fazer sombra para a Ferrari em termos de tradição. Apesar de não usar o verde tradicional e mudar de cor conforme os patrocinadores mandavam os carros pretos da JPS fabricados pelo genial Colin Chapmann sempre foram especiais. Pena que a equipe de F1 se separou da fábrica de carros e virou apenas um negócio para os patrocinadores que quando o deu prejuizo faliu como qualquer boteco de esquina...

Unknown disse...

Não gosto muito da combinação preto/dourado, me lembra coisa de novo-rico, mas sempre achei esta pintura a mais bonita de todos os tempos nos carros de F1.

Concordo que a Lotus faz falta a F1. Aliás, faz falta qualquer dono de equipe garagista.

Anônimo disse...

Posso estar enganado, mas olhando diversas fotos os pneus traseiros desse modelo do Lotus 72 parecem bem menores do que os usados na época.

De qualquer maneira bem legais as miniaturas.

Anônimo disse...

fleetmaster, segundo o fabricante a Lotus 72 é sim do Emerson; pq vc diz não ser? herick, esse exemplar da lotus 79 é de um lote que saiu com esse erro de digitação no nome do mário, algo que torna o modelo raro. além disso, a tampa da caixa de acrílico dele é autografada pelo coroa, campeão de 1979; foi adquirida diretamente no site do cara.

Anônimo disse...

autor do comentário acima: cesar pedrini.

Anônimo disse...

ops...coreção, lotus 79 campeão de 1978. hehe.

Anônimo disse...

Alguém sabe onde posso conseguir uma Lotus 78, do Mario 'Anderetti'?.. Já procurei em sites do mundo todo.. É meu desejo maior.. Obrigada