quarta-feira, 3 de outubro de 2007

MINIATURAS – FUSCA FITTIPALDI

O carro alemão que conquistou o brasileiro também teve seus momentos históricos nas pistas. Como este fusca, preparado e pilotado por Wilson e Emerson Fittipaldi e vencedor das 12 Horas de Porto Alegre de 1968. O belo modelo, que pertence ao Maurício Neves, está em uma escala 1:18 e foi criado pelo Beto Cridê, um louco por fuscas.

Os irmãos Fittipaldi também o eram. Anos depois, junto com Ricardo Divila, criaram o Fittipaldi-3200, o carro da foto abaixo. Era uma obra sensacional de engenharia que colocou dois (!) motores VW 1600 em um fusca de corrida. Pena que faltou tempo e dinheiro para desenvolver o projeto e resolver seus problemas de confiabilidade – Emerson estava começando sua trajetória na Europa e era natural que as prioridades mudassem.


4 comentários:

Anônimo disse...

Esse realmente figura entre um dos projetos mais loucos que tivemos aqui no Brasil, o primeiro lugar acho que cabe ao Caçador de estrelas do Bica Votnamis. hehehe

o grande problema do carro era a junta (sem trocadilhos hehehe) elástica, rotoflex dos FNM, que fazia a união dos dois motores, numa tentativa te minimizar a eventual falta de sincronia entre eles.

Andava muito bem até estourar a junta ou o câmbio invariavelmente.

Em jacarepagua andou até na frente da Lola t70 dos irmãos De Paoli.

Depois se não me engano o carro foi vendido acho que para o Adu Celso que tirou um dos motores para ganhar confiabilidade, mas sem resultados expressivos.


Uma pena ter desaparecido.

Uma curiosidade que soube recentemente foi da existência de um outro VW de oito cilindros no RS, só que este com virabrequim e bloco soldados, formando realmente um unico motor.

abs

Filipe W

Mauricio Neves disse...

Essa miniatua está gloriosamente na minha estante ao lado dos dos F1 campeões com o Emerson. E redomendo p trabalho do Cridê, é espetacular!

Anônimo disse...

Fui a SP ano passado e vi essa maravilha exposta em algum lugar, que não sei dizer aonde. Espetacular, o carro e a história dos Fittipaldi.

Anônimo disse...

Tambem adoro fusca e tenho um blog sobre nosso querido carrinho, segue o link: http://risonho62.blogspot.com