sexta-feira, 5 de outubro de 2007

XANGAI – SEXTA-FEIRA

No final das contas, Lewis Hamilton saiu absolvido do episódio ocorrido atrás do Safety Car em Fuji e continua com uma mão e meia na taça. Antes de ir falar com os comissários, o inglês deu uma choradinha básica para a imprensa. “Este ano ocorreram muitas situações estranhas que serviram para me colocar como uma pessoa má. Se as coisas continuarem a ser assim, este não é um lugar que eu quero estar”. Depois da absolvição surpreendente (até ele achava que sofreria algum tipo de penalidade), Hamilton celebrou a decisão e disse que irá se concentrar na conquista do título no GP da China.

É bom se concentrar mesmo. Poucas vezes eu vi na Fórmula 1 um piloto ser tão criticado por suas manobras na pista pela imensa maioria de seus colegasmesmo por gente com quem se dá notadamente bem, como Felipe Massa. Ao que parece, Hamilton fez atrás do Safety Car exatamente o que os pilotos haviam pedido que ele não fizesse no briefing antes da prova: freadas bruscas e ritmo variável, criando um perigoso iô-iô de carros.

Bem, domingo a previsão é de que o mundo desabe sobre o autódromo de Xangai. Não será surpresa se o Safety Car for acionado novamente, seja para as voltas iniciais, seja no meio da corrida. Eu apostaria quemuitos pilotos no paddock torcendo para estar logo à frente do carro de Hamilton nesta hora, sedentos por uma revanche...

+++

Se a chuva vier, deve trazer consigo emoção e variedade para o GP da China. Mas infelizmente não saciará minha curiosidade após os treinos livres desta sexta-feira. Ferrari e McLaren andaram incrivelmente próximas, na casa do centésimo de segundo. Ia ser um fim-de-semana imprevisível. Mas é claro que eu prefiro muita água, deixa tudo mais imprevisível ainda. Tomara que Button.

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa não-punição a Hamilton, para mim, não foi surpresa. Há algum tempo estou com a sensação que o inglês virou o protegido da FIA. Posso estar muito enganado, mas vejo uma vontade danada na turma que comanda a F1 em ter um novo campeão rapidamente, evitando que Alonso reine sozinho. Se for um campeão inglês, melhor ainda.
Para falar a verdade, nem sei se acordo às 3 da matina para ver essa corrida. Ver uma competição que estar com as cartas marcadas? Acho que não vale a pena.
Tomara que chova bastante e Alonso perca as estribeiras, jogando Hamilton para fora da corrida. Se é para avacalhar mesmo, que avacalhe direito.

Anônimo disse...

Ico,

Eu fiquei na dúvida se o LH deveria ou não ser punido, pois o regulamento é confuso e se o SC diminui excessivamente naquela curva a culpa do LH ter ficado a mais de 5 carros não foi dele. Eu acredito que ele tenha feito o teste de freio, mas como não há como afirmar e na dúvida pró-réu , acho que desta vez finalmente a FIA acertou e acertou duas vezes ao retirar a punição do Vettel.

Eu acho que amanhã as Mclaren devem dominar os treinos e farei a dança da chuva para termos uma nova prova emocionante.

Abraços.

Anônimo disse...

O Lewis errou e deveria ser punido:
a- coloca seu carro ao lado do SC.
b- Com a freada que deu, o Webber e o Sutil o ULTRAPASSAM, basta ver o vídeo, que mostra ambos à frente do Lewis e por dentro na curva e acho que por isso o Vettel porrou o Webber, já que este de repente viu que tinha ultrapassado o Lider.

Mas a FIA quer um Campeão Negro e o Lewis, apesar de detesta-lo, é muito bom piloto e preenche os requisitos: Negro e Inglês.

Anônimo disse...

Estou com o Caique e o Herik.

Jonny'O