quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A CORRIDA PELAS ÚLTIMAS VAGAS

Williams e Toyota anunciaram sua dupla de pilotos para esta temporada, restringindo sensivelmente o campo de especulações do mercado de pilotos. Para Fernando Alonso, acertar com a Renault me parece o único caminho aceitável: as outras equipes já estão com suas vagas definidas (com exceção de Spyker e Super Aguri, obviamente descartadas pelo espanhol). E eu duvido que algum chefe-de-equipe passe pelo desgaste de rescindir o contrato de um de seus pilotos titulares para trocá-lo pelo temperamental espanhol. BMW Sauber, Red Bull? Eu duvido.

E quem seria o companheiro de Alonso? Bem, a Renault tem dois jovens (não por coincidência, com passes que pertencem a Flavio Briatore) e precisa achar um bom destino para um deles. Rumores dão conta que a Telmex estaria disposta a acertar com a Renault e exigir a presença de Nelsinho na equipe (em detrimento da Telefonica, que traria Alonso? Sei não). De qualquer forma, é Heikki Kovalainen quem parece ter muito mais apelo para as outras equipes. E seria um nome muito possível para pegar a vaga remanescente na McLaren – que certamente nem cogitaria acertar com o inexperiente Nelsinho.

Se isto acontecer, pode ser uma péssima notícia para Lewis Hamilton. Kovalainen é bem melhor do que muita gente imagina e seria uma pedra no sapato do inglês – de certa forma, como ele foi para Alonso. A diferença é que, neste ano, Hamilton não tinha nada a perder. No ano que vem, terá. Seria um risco muito grande para ele.

Assim, a lógica sugeriria à McLaren contratar algum borra botas, como Pedro de la Rosa, Giancarlo Fisichella ou Ralf Schumacher (que, definitivamente, não interessa a mais ninguém). Neste cenário, quem acabaria dançando (ou indo correr na Super Aguri ou Spyker, o que dá na mesma) seria Nelsinho.

Quero só ver como esse filme vai acabar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ico, será que o Briatore libera o contrato do Kovalainen? Acho que a McLaren não contrataria alguém da "reserva" do Briatore. Não descarto a possibilidade da Mercedes dessa vez ditar quem vai ser o companheiro de Hamilton, e também não descartaria que a montadora testasse o Bruno Spengler. Quem aposta num bom principiante em um ano, pode muito bem apostar em outro... ainda mais agora que aquele primeiro principiante já é veterano...

De qualquer forma, não acredito muito que a McLaren brigue pelo título em 2008. Desde 2001, invariavelmente, se a McLaren vai bem em um ano, vai mal no seguinte.
Com toda a agitação de bastidores deste ano, acho que a equipe vai sentir o baque no ano que vem.

Anônimo disse...

Um quadro curioso (ou um filme de terror, dependendo do ponto de vista) seria se o Alonso impussesse a manutenção do Fisichella na Renault, o que não é impossível. Acho que é até mais lógico pro espanhol do que enfrentar a incógnita de ter um outro estreante ao lado.

Capelli disse...

Excelente a foto que ilustra o posto, Ico! Genial.

Capelli disse...

Agora sobre o post em si: legal ver que você também rema contra a corrente em não acreditar que Nelsinho já está garantido na Renault por causa da Telmex e que a McLaren pode contratar um jovem como Sutil ou Kovalainen.

Também acho: a McLaren contratará um segundão assumido (Fisico, De la Rosa) e a Renault não se desfaz de Kovalainen só por causa do patrocinador mexicano.

É uma pena para o Nelsinho, mas acho que o anúncio da Williams hoje o retirou do aquecimento e o mandou de volta para o banco.

Anônimo disse...

Barrichello na McLaren e Piquet na Honda. hqs... hqs... Garçon, manda mais uma dose... de leite com soda cáustica!
Falando sério, acho muito estranha essa história de Kovalainen na McLaren. Será que Briatore abriria mão de um promissor piloto para seu nada amigo Ron Dennis?
Sei não, mas estou achando que Alonso para - literalmente - na Toyota.
Quanto à McLaren, penso que ela terá uma queda no ano que vem. Esta clara opção por Hamilton como primeirão da equipe pode ser um erro gigantesco. O cara pode até ser rápido, mas ainda é verde. Já mostrou que ao correr sob pressão ainda não reage bem.
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Paula e Ângelo disse...

Hummm... esse seria o pior cenário para o Brasileiro. Na verdade, dizem que o Piquet tá garantido faz tempo, independente de quem seja o companheiro. E a McLaren está em compasso de espera pra ver o que rola na Renault. Não acredito em um piloto como Fisichella na McLaren... não acrescenta nada ao time, não é combativo, nem competitivo. A McLaren, se quiser vir forte ano que vem, vai precisar de uma dupla forte de pilotos. E hammilton já se mostrou a ida do Kova pra lá...
Sem falar que esse anúncio da Willians pode ser pra efeito de negociação tb. Pra mim, Nico ainda pode bater na McLaren esse ano...

Carlos Garcia disse...

Fica uma questão no ar... quem é que vai acertar esse carro da McLaren?

Seria ótimo um banana para o relacionamento com Hamilton, mas acredito que na pauta das reuniões na McLaren estão incluindo o fator acertar carro!!!

Para bananas:

Fisichella, Ralf, Barrichello, Coulthard, De La Rosa

Bons acertadores:

Barrichello, Coulthard, De La Rosa

Estaríamos fechando o cerco entre esses cinco ou teria coragem a McLaren de contratar um garoto?