sábado, 10 de novembro de 2007

INEGÁVEL CRESCIMENTO

A Le Mans Series vive um momento especial. A entrada da Peugeot nas 24 Horas de Le Mans deste ano, encerrando a vida boa da Audi, trouxe um grau enorme de interesse pela prova e isto deve fazer com que outras montadoras entrem com equipes oficiais nos próximos anos. A Le Mans Series nada mais é do que uma forma de fazer com que os carros que correm no evento tenham a oportunidade de andar – uma espécie de treino que vale um caneco. A categoria é baseada na Europa e faz seis etapas por ano. Neste, correram em Monza, Valência, Nürburgring, Spa-Francorchamps, Silverstone e Interlagos. A prova de Le Mans, nota-se, não faz parte da brincadeira. Ela “apenas” batiza e é a razão de ser deste campeonato.

Em 2008, a Le Mans Series deve se fortalecer ainda mais com a presença dos Audi R10 e dos Porsche RS Spyder – que neste ano só deram o ar da graça na American Le Mans Series, um campeonato similar a este, mas disputado em 12 etapas exclusivamente na América do Norte. Este crescimento também deve afetar o mercado de pilotos. Hoje, em Interlagos, conversei com Antonio Pizzonia, que estava fazendo contatos para aferir a possibilidade de entrar na categoria no ano que vem, correndo por alguma das equipes principais. Por ser um piloto de renome e por sua enorme qualidade, acho que o amazonense tem boas chances de conseguir alguma coisa. Para a categoria e para aumentar seu interesse por aqui, seria uma ótima novidade. Outros nomes, como os de Alexander Wurz, também andam assanhados para entrar na categoria. “Ah, mas com tanto ex-piloto de Fórmula 1, vai virar uma Stock Car”, bradará algum engraçadinho. Sim, mas uma Stock feita com carros de corrida. Quem esteve em Interlagos e viu o Peugeot 908 sabe muito bem disso. Os protótipos, especialmente os da LMP1, são avançadíssimos. Confira na foto acima o cockpit do Pescarolo-Judd.

2 comentários:

João Carlos Viana disse...

Por mais que a Stock tenha pilotos com a grife "ex-F1", a LMS é Mil vezes melhor do que a categoria tupiniquim e como você mesmo disse Ico. Correm com carros de verdade.

Alex disse...

Comparar a LMS com a Stock é o mesmo que comparar a Copa do Mundo com o Campeonato Acreano de Futebol

Eu quis ir nas Mil Milhas, mas os ingressos estavam muito caros, fica pra próxima, e espero que ano que vem os preços abaixem e a divulgação seja maior, um evento como esse não merece ser visto somente por alguns gatos pingados

Sorte de voces jornalistas que entram de graça, rs