sexta-feira, 30 de novembro de 2007

MINIATURAS – PACIFIC-ILMOR PR 01

O Alexandre Carvalho enviou esta bela raridade: uma miniatura Onyx, na escala 1:43, do Pacific PR 01 pilotado por Bertrand Gachot em 1994. Um carro muito belo e, teoricamente, promissor, empurrado pelo ancestral dos motores Mercedes-Benz. Mas o projeto de Paul Brown não era dos melhores – para não dizer outra coisa – e o carro teve muitas dificuldades para se classificar para as corridas. Vale notar também o detalhe da bandeira francesa em seu carro: Gachot nasceu em Luxemburgo, era naturalizado belga, mas tinha o pai francês. Certamente, tem gente aí que sabe explicar melhor que eu este samba do crioulo doido...

12 comentários:

Cassio e Stan disse...

uau bela foto belo carro
quer conhecer meu masi novo blog?
o nome dele é projetos e nostalgia completa que fala da turma das antigas


cassio

Anônimo disse...

Parece que o Gachot tem o símbolo da UE no capacete...

Anônimo disse...

Se o projeto não era dos melhores, a pintura também não não. Acha o mais feio da época no grid !!!

Anônimo disse...

O projeto era promissor, mas faltou grana para desenvolver e principalmente construir o carro o mais apuro.

acabou que o carro tinha pelo que sei um problema de torção de chassi muito grande e ai com cada parte do carro querendo ir para um lado, não podia dar muito certo mesmo.

Filipe W

Anônimo disse...

Na verdade o projeto é de Bory Byrne e Pay Symonds feito em 1991 para ser o primeiro Reynard de F1 ,mas claro ,o projeto não vingou e a Pacific comprou tudo para correr em 94 ,ou seja era um carro já bem atrazado, por isso o desenho dele é quase identico ao Benetton da epoca.
Por isso que o Byrne não assinou nenhum projeto em 91 e só teve um carro seu depois de algumas provas em 92 já que a Benetton começou a temporada com o B191 que era do Barnard.

Jonny'O

Anônimo disse...

O Gachot como foi dito nasceu no Lxemburgo, tinha nacionalidade belga, mas considerava-se um piloto da europa, logo a bandeira da ue no capacete, a bandeira francesa no carro explica-se porque a sua licença de pilotagem era da FFSA logo ele corria como françês, como o Beretta k agora corre como Monegasco, o André Couto k é português mas a licença é de Macau, O Rodolfo Avila português mas com licença angolana e mais conhecido de todos o Eddie Irvine, Irlandes, ams com superlicença da Grã Bretanha.

Raoni Frizzo disse...

A Pacific era uma equipe de muito sucesso na F3000, inclusive com o Christian Fittipaldi ficando campeão da categoria em 1991 pilotando pela equipe.

Daí eles resolveram arriscar na F1, e o resultado foi desastroso. Eles tinham um projeto da Reynard mal-sucedido e usavam o mesmo motor Ilmor que a March usou em 1992. Era um lixo ao quadrado.

As únicas corridas em que a equipe conseguiu se classificar foram na base da sorte (exceto Brasil e Aida). Na minha opinião, a única coisa decente da equipe era o Gachot, que era um piloto até que competente e experiente. O Belmondo era um zero à esquerda, só tava lá por causa dos milhões que trouxe pra equipe.

Em 1995 eles usaram motor Ford, e a equipe ficou "menos ruim" do que era. Mas o máximo que conseguiram foi um oitavo lugar na corrida maluca de Adelaide. Por sinal, só oito carros terminaram aquela prova!

Parabéns pelo post Ico. O blog tá show de bola, como sempre!

Anônimo disse...

"Samba do crioulo doido" não. Samba do afro-descendente mentalmente desajustado pra ficarmos no politicamente correto...

Anônimo disse...

Em sua curtíssima história de duas temporadas, a Pacific só usou projetos de outros times: primeiro esse ex-projeto da Reynard, de Rory Byrne, e depois o último projeto da Lotus, em 95. Tudo feito às pressas, com pouco dinheiro, sem testes; não teve como dar certo.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Genial, eu não sabia mesmo que o PR01 era do Byrne. Alguém aí teria fotos deste projeto Reynard fracassado? Chegaram a aprontar algum chassi? Escrevam aqui ou para o meu e-mail!

Anônimo disse...

Ico ,lembro de uma foto que saiu na Auto Sprint que um amigo do Rio me mandou em xerox em 92 ,vou ver se ele manda a foto,se tiver ainda é claro.
Mas note bem no PR01 ,é quase identico ao B194 e o aerofolio dianteiro é muito parecido com o do reynard de F3000 da epoca.
O Reynard de F1 deveria usar um motor Yamaha mas como não coseguiram verba suficiente a Jordan é quem usou o V12 ,pra sorte do Byrne ,que voltou para a Beneton em 92.

Jonny'O

F1 GPRIX disse...

Acho que eu sou exceção. A maioria das pessoas que eu conheço (inclusive muitos jornalistas) achavam este carro feio. Eu o achava bonito, principalmente pelo prateado do chassis.
Agora, tem um carro da mesma época que considero pior: o Forti-Corse, um híbrido Ítalo-Brasileiro que, se não me engano, foi o último carro da F1 a utilizar o câmbio totalmente manual. Quando conseguiu completar um GP, foi desclassificado por exceder os 107%...

Um abraço