segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

REFLEXÕES DE SEGUNDA

Caiu. Para quem está na cidade de São Paulo, é impossível passar alheio ao rebaixamento do Corinthians para a segunda divisão do futebol brasileiro. Impossível também se enternecer com o choro do corintiano. Desde a vergonha impetrada no certame de 2005 – quando, após o “escândalo do apito”, a MSI descobriu o quão barato sairia o título e comprou a remarcação de jogos e a arbitragem –, o final da história era óbvio: dívidas e fracasso esportivo.

A prova mais cabal disso veio a seguir. Em 2006, o Internacional de Porto Alegre, campeão de direito do Brasileiro do ano anterior, venceu a Libertadores da América, o Mundial Interclubes e ainda foi vice na Série A. No mesmo ano, o Corinthians foi o sexto colocado no Paulista, perdeu nas oitavas-de-final na Libertadores e na Sul-Americana e ficou em nono no Brasileiro. E neste ano? Nono no paulista, parou no Náutico nas oitavas da Copa do Brasil, ficou na fase preliminar da Copa Sul-Americana e terminou o Brasileiro em 17º lugar – e rebaixado. Precisa falar mais?

Pior do que a segunda divisão é ver um clube atolado em dívidas e uma mera sombra do que um dia já foi. O Corinthians é grande o suficiente para sair dessa, mas talvez não seja o bate-volta que muitos andam prevendo não. O buraco deixado pelos principais responsáveis por este rebaixamento (Dualib, Kia, Duprat, Cury, Berezovsky) é tão grande que até o congresso, de forma vergonhosa e sob pressão da CBF, entrou em campo para tentar barrar a investigação sobre esta obscura parceria com a MSI.

O mais triste é que estes nomes acima se livraram de tudo. Quem paga o pato é o elenco atual e, principalmente, o torcedor. Eles que deveriam ser os primeiros a protestar assim que surgiu a parceria do clube que amam com a máfia russa. Agora é tarde. Caiu. De maneira contundente e incontestável. Se a justiça dos homens não faz o seu trabalho direito, a justiça do esporte o fez ontem.

7 comentários:

Misterioso disse...

Realmente o Corinthians é um dos poucos times com administração arcaica e que acredita que comprar jogadores caros, se endividar, dar calote resolvem alguma coisa. Já está provado que times enxutos e tratados como empresas se dão melhor, o maior exemplo é o São Paulo, que todos rivais reconhecem que é o time melhor estruturado do país. Outros times tiveram que aprender pelo erro, como o Palmeiras, que depois de rebaixado mudou a mentalidade. Já o Corinthians foi na contramão dos outros e se uniu com mafiosos que tinham interesse exclusivo em lavar dinheiro no time e conseguiram um campeonato que todos sabem que foi irregular. Com isso a empresa conseguiu a simpatia dos Corinthianos e chegou até a se cogitar dar asilo político aos bandidos que possuem dinheiro investido na MSI (culpa também do despreparo de um presidente que acha que pode fazer uma coisa dessas para ajudar o time de futebol para o qual torce). Mas o problema é quem lida com bandido cedo ou tarde é traído e o Corinthians ficou sem apoio e sem nada em 2007, fazendo campanhas risíveis nos demais campeonatos que disputou e culminou com o rebaixamento do time no campeonato brasileiro. E concordo com você, Ico, que a solução não é simples como muitos argumentam. Já estão discutindo quem deve ser mandado embora e quem deve ser mantido, como sempre fazem ao fim de um campeonato, mas isso pode no máximo melhorar um pouco em um ano. Se o time não quer virar um frequentador assíduo de segundas divisões, tem que se reestruturar logo.

Unknown disse...

HIstória por história o São Caetano já chegou onde o Curintia nunca chegou (final de libertadores), a Portuguesa tem um estádio e os dois tão na segunda.

Sorte do curintia que não pode decretar falência de um clube desportivo.

Anônimo disse...

Ico

Só faltou lembrar o atual presidente corintiano Andrés Sanches, que para quem não lembra foi um dos maiores responsaveis pela vinda da MSI ao Corinthians e que a partir da sua saida da vice-presidencia do clube,devido a desentendimentos com Dualib(a quem também diga Disputa de Poder) a MSI saiu junto com ele ,Sanches, e que é bom lembrar o que disse o Repórter da Record Fabio Pizzato na serie de matérias sobre a parceria, pode,sim, voltar a investir no Clube com a saída de Dualib e a eleição de Sanches(Não, isso não significa que Kia e Berezovski voltarão ao Brasil, até porque eles serão presos ao porem os pés aqui, mas a grana da MSI volta a circular no Corinthians)

E depois Sanches fica dizendo que vai fazer uma gigantesca adminstração, e que tudo de ruim é herança da administração Dualib...

Unknown disse...

Caro Ico,

Entenda uma coisa, o Corinthians caiu porque o time é ruim... Ficou contando com a grana do Tio Kia e ela não veio... Aí montou esse timeco de terceira, porque com eles na Série B é capaz de não subir, e deu no que deu, mas, daí até dizer com todas as letras que comprou 2005? É no mínimo leviano... O Inter não foi campeão em 2005 pelo mesmo motivo que o Corinthians caiu em 2007, foi incompetente... Chegou na última rodada dependendo de uma derrota do Corinthians e ela aconteceu, só que os caras foram lá e perderam para o rebaixado Coritiba... É a mesma coisa que dizer que o Palmeiras caiu em 2002 porque a Parmalat parou de comprar campeonatos... Agora é a hora em que, mais uma vez, muita gente vai arrumar mil motivos pra odiar nossa torcida, porque ninguém vai virar faixa, jogar pipoca rosa no elenco e muito menos vai pra jogo vaiar o time do começo ao fim. A gente vai fazer o que sempre fez, botar o time nas costas e levar de volta pra Série A. Apesar de tudo isso, continuo defendendo a idéia de que o lugar do Dualib, de toda a quadrilha dele, incluindo o Sanchez, e o Kia e os 40 ladrões é na cadeia, mas, aí já é utopia demais... vamos falar de automobilismo que é melhor...

P.S: "Eu nunca vou te abandonar, porque te amo."

Fábio Mota disse...

Olá Ico,
o mais absurdo é parte da imprensa não perceber isso e achar que o Brasileirão de 2005 foi normal e que ele ñ influenciou em nada na atual situação do Corinthians.

Anônimo disse...

O clube mais invejado da história.
Muito se critica e se fala sobre o corinthians, mas a verdade é que não passa de pura inveja, inveja de ver que um time estando ganhando ou perdendo sempre tem uma torcida fiel que o acompanha, coisa que nenhum outro time no mundo possui.
Quando a compra da arbitragem sr ico. é bom que tenha provas. Pois o fato real, é que foi descuberta compra por parte de um dono de casa de aposta. Os jogos comprados foram invalidados e rejogados, por incompetencia, o inter não ganhou novamente o jogo, e terminou justamente em 2º lugar. Alias a propria comembol interviu e mandou o inter ficar em seu devido lugar, todos os recurssos foram negados.
E se vc fosse jornalista de verdade saberia disso, e não faria acusações sem prova alguma.
Corinthiano não é corinthiano pq o time tem varias estrelinhas pop rostinhos afeminados vestindo a camisa de um time, nem pq o time está indo bem naquele momento. É corinthiano pq ama o espetaculo, pq gosta de futebol, pq nasceu conrinthiano, pq adora uma rivalidade com o palmeiras... alias o unico classico do futebol paulista, o eterno rival, e o unico que aceita a grandeza do adversario, pq classico de verdade tem rivalidade... tem respeito... tem espetaculo... deste campeonato ficam duas torcidas na memoria, o flamengo por estar presente para comemorar com o time, e o corinthians, por estar sempre presente para motivar o time, afinal de contas que outras equipes levam 60 mil a um jogo que não vale titulo, ou levam 9 onibus de são paulo pra porto alegre para ver um time que briga para não ser rebaixado? eu tenho uma dica.. não é o tão protegido inter, nem o campeão desse ano.
"todo time tem uma torcida... mas só a torcida do corinthians tem um time."

Anônimo disse...

Ico, mantenha-se no automobilismo, porque futebol, claramente, passa longe de ser o seu forte.

P.S -> adoro seu blog.