quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

TV BLOGO – A QUEDA


Foi numa sexta-feira 13, há exatos dez anos, que Hermann Maier calculou mal a entrada de uma curva e tomou o histórico tombo retratado nas imagens acima. Como o vídeo conta, alguns dias depois o esquiador austríaco ganhou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de Inverno de Nagano. Virou exemplo de superação, de personificação dos ideais propostos pelo Barão de Coubertin.

Como se não bastasse, a vida preparou outra armadilha para “Herminator” – apelido que ganhou graças à sua semelhança com outro patrício bem mais famoso, o hoje governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger. Em 2001, numa manobra desastrada de um turista alemão, ele caiu feio de uma motocicleta e quase perdeu uma das pernas. Houve quem duvidasse que ele fosse capaz de andar novamente. Menos de dois anos depois, Maier estava competindo e vencendo. Está na ativa até hoje.

Passei os últimos dias descansando e esquiando exatamente na região onde nasceu e vive este que é um dos meus grandes ídolos do esporte – e onde ele sofreu o acidente que quase encerrou sua carreira. Impossível não se admirar com gente assim, gente como Mika Hakkinen ou Alessandro Zanardi, gente que superou com determinação e paixão os grandes obstáculos que a vida nos apresenta. Gente que nos ensina que uma queda serve apenas para preparar saltos ainda maiores.

3 comentários:

Speeder76 disse...

O "Herminator" é um exemplo para todos, pela sua capacidade de superar a dor, por exemplo. Deve amar muito aquilo que faz, para conseguir superar as rasteiras da vida e conseguir voltar ao auge.


Já agora, ainda bem que estás de volta!

Carlos Rodrigues disse...

Eu vi essa prova de Downhill em directo.


A neve estava muito gelada e os esquiadores estavam a ter muitos problemas exactamente naquela direita com salto a meio.


Alguns já tinham até estragado a primeira descida no mesmo sítio porque não conseguiam quebrar a velocidade o suficiente ou mesmo inserir-se correctamente na viragem.


Maier, bem ao seu estilo, decidiu não fazer concessões ao estado do terreno e entrou com tudo pois já tinha visto a armada Norueguesa Kjetil-Andre Aamodt e Lasse Kjus nomeadamente) a resguardar-se naquela viragem e perder tempo para o único esquiador que conseguiu fazer a curva sem perder nem tempo nem equilíbrio, o francês Jean-Luc Crétier.


O resultado foi esse do vídeo. A medalha de ouro ficou para Crétier que antes da prova não era apontado como candidato a algo melhor que um lugar no Top 10 na melhor das hipóteses.

João Carlos Viana disse...

O tempo passa muito rápido. Essa história é mto conhecida e mostra como as pessoas podem se sobressair quando chegam no limite. Será Ronaldo terá a mesma força de vontade?