sexta-feira, 28 de março de 2008

PARA ONDE VAI ALONSO?

Bem, depois do GP da Malásia, meio mundo aposta que ele vai para a Ferrari no lugar de Massa. Indícios para isso não faltam, a começar pela péssima performance do brasileiro nas duas primeiras provas do ano e pela visível irritação de gente importante da equipe italiana pela não obtenção de uma dobradinha em Sepang. Fernando Alonso seria uma escolha óbvia, até porque provavelmente estará disponível no mercado depois do GP do Brasil – pelo que eu pude apurar, a Renault pode exercer uma opção sobre o espanhol para 2009, mas apenas se ficar entre as três primeiras do Mundial. O que parece improvável.

Mas eu sinceramente não vejo muita possibilidade dessa troca acontecer. Por mais que a Ferrari mande Massa embora, não faria muito sentido colocar um bicampeão mundial ao lado de Kimi Räikkönen – ainda mais se o finlandês ganhar o título deste ano. Criaria uma disputa interna que historicamente não é bem vista na equipe. Melhor seria apostar num jovem, como Vettel ou Rosberg, ou num escudeiro disciplinado, como Trulli ou Webber (aqui, assumidamente viajando na maionese).

Também tenho a impressão que os olhos de Alonso estão voltados para outra casa, que também o namora à distância. A BMW Sauber vive uma fase ótima e parece muito próxima de ganhar sua primeira corrida quando as circunstâncias permitirem. Veloz, o carro é. Quando isto acontecer, e pode muito bem acontecer este ano ainda, o passo seguinte é brigar pelo título. Para isto, o pragmático Mario Theissen certamente vai querer alguém com experiência no assunto. E Alonso estará dando sopa no mercado, louco para sentar num carro que o possa levá-lo a mais títulos.

Quem sairia da equipe para dar lugar ao espanhol? A grande dúvida é essa. Qualquer um tiraria Nick Heidfeld, um piloto competente, mas que não dá a menor pinta de ir muito além de um bom resultado eventual. Mas o contrato que vence no final do ano é o de Robert Kubica, Heidfeld assinou até o fim de 2009. Além do mais, Theissen sabe que um piloto jovem e ascendente como o polonês poderia dar problemas a Alonso – todos viram a novela prateada do ano passado.

Além do mais, a Ferrari bem que poderia muito bem escolher Kubica se mandasse Massa embora. Seria uma solução lógica para encaixar as peças deste intrincado quebra-cabeça. Mas tudo depende essencialmente da possibilidade do brasileiro realmente perder o emprego. Eu não acredito muito que isto aconteça. Também não creio em bruxas, mas sei que elas existem...

8 comentários:

Alejjandro disse...

Se tudo isso se confirmar, será que o Massa então vai para a Renault? Teremos uma equipe "brasileira"?

Abraço!

Anônimo disse...

Eu acho que qualquer piloto querendo mudar de lugar pra 2009 deveria antes pesquisar os projetos de suas próprias equipes pro ano que vem, quando estes começarem a tomar forma, lá pelo meio deste ano. 2009 vai trazer mudanças técnicas muito importantes nos carros (a maior nos últimos dez anos), e mesmo considerando que Ferrari e McLaren continuem no topo, pode haver uma alteração de forças séria.

Conhecendo a capacidade e esperteza da equipe técnica da Renault, eu não os colocaria fora da disputa em 2009. Acho que o Alonso não vai tomar nenhuma decisão de mudança antes de saber se o projeto do R29 é promissor.

Leo disse...

Poxa, mal terminaram duas corridas do campeonato atual e o assunto mais comentado são as formações das equipes para o próximo campeonato!

Vou entrar na brincadeira:

Ferrari: 1-Raikkonen, 2-Vettel;
McLaren 3-Hamilton, 4-Kovalainen;
BMW: 5 - Alonso, 6 Heidfeld;
Renault: 7 - Kubica; 8 - Piquet;
Red Bull: 9 - Massa, 10 - Webber.

Daniel Médici disse...

Não sei pra onde vai o Alonso. Mas o Balestre vai pro inferno.
Já foi, aliás!

Anônimo disse...

Ico

Concordo em quase tudo que você disse,exceto no diz respeito ao Heidfeld,ele pode mas o polonês ainda é muito inconstante nas corridas e vive errando bastante em contrapartida ao colega de equipe que devagar e sempre vai conseguindo bons resultados

Quanto ao que você disse que qualquer um o chutaria, não concordo, Heidfeld é um piloto muito técnico e competente no acerto e desenvolvimento dos seus carros, algo que Kubica pena bastante.

Heidfeld pode não ser um piloto tão arrojado quanto Kubica, mas é muito mais cerebral que seu companheiro de equipe, e acredito que a ele pode sim ir mais além do que um eventual bom resultado(outro ponto que discordo de você)
titulo, não , mas pode vencer corridas, capacidade tanto ele quanto Kubica, tem para isso e a BMW está bem servida de pilotos.

É tudo que tinha pra dizer, até mais, Ico !

Anônimo disse...

Pô, podiam ter mudado a bandeira no macacão e apagado o "N. Heid.." da etiqueta =P

Aderson disse...

BMW-Sauber é uma equipe forte, boa pra Alonso. Mas não acredito que Mario Thiessen/BMW estejam dispostas a bancar o salario de um Alonso.
Não agora, a equipe vem progredindo mas seria mais inteligente manter a dupla Heidfeld/Kubica.
Na Ferrari tem o Kimi, mas já se viu que a equipe qdo quer previlegiar um piloto ela tem pulso pra isso.
Alonso encontraria lá um piloto campeão, mas se ele for melhor durante a temporada (e isso não tenho duvidas que ele seja melhor que o Raikkonen) do que o finlandes, a Ferrari vai trabalhar pra em cima dele pra ser campeã.
Alem do mais, Raikkonen não parece ser um piloto que vai ficar mto tempo na F1. Tenho a impressão que ele vai se aposentar dentro de dois anos no maximo.

Anônimo disse...

Ainda é muito cedo para se falar de mudanças radicais. Não podemos esquecer que as proximas três corridas o Massa ganhou e muito bem no ano passado. Barhein, Espanha e Turkia. Se ele conseguir repetir o bom desempenho nessas tres corridas, poderá chegar a ser lider. Portanto, é muito cedo para se falar de troca-troca.
Paulo Santos/RJ