segunda-feira, 7 de abril de 2008

40 ANOS SEM JIM CLARK

O mundo do automobilismo se rende hoje em homenagens ao escocês Jim Clark, morto em um acidente há exatos 40 anos, numa corrida de Fórmula 2 em Hockenheim. Sou da opinião de que Clark é o maior talento natural que já passou pela Fórmula 1, provavelmente o ser humano com o maior dom para pilotagem que já apareceu em todo este planeta. Sua carreira no automobilismo começou meio que por brincadeira, mas não demorou muito para ficar óbvia a sua capacidade de fazer tempos incrivelmente rápidos com qualquer carro que lhe dessem. Seu único pecado era uma total ignorância do aspecto técnico do esporte – e ele pouco se esforçava para mudar isto. Assim, se Colin Chapman não tinha um carro vencedor, Clark não conseguia ser campeão. Mas mesmo assim ganhava eventualmente uma corrida.

7 comentários:

Daniel Médici disse...

Sou um pouco contra essas classificações como 'talento natural', elas têm algo de simplista, de medir um piloto em gráficos de desempenho. Prefiro pensar que Clark foi um dos poucos caras que incorporou o automobilismo de sua época, a vontade de correr, o gosto pelos riscos. Sem dúvida sua morte colaborou para colocá-lo neste lugar, mas não diminui nem um pouco seu mérito.

Anônimo disse...

Pois é... O Clark certamente foi um grande piloto, mas o que me deixa saudade mesmo é desse momento mágico da F1 com um regulamento que permitia a gênios como o Colin Chapman criar carros maravilhosos... Por sinal isso me faz lembrar do tio Max que tanto nos faz sofrer... Ainda nem tive vontade de me manisfestar sobre o assunto, afinal quando se trocou o Balestre parecia um grande feito... A menos que se consiga colocar um "técnico" no comando a F1 vai continuar essa coisa mediocre e cara que é hoje.

Abraço,
Natal Antonini

Anônimo disse...

Está aí um piloto que gostaria de ter visto pilotando.

Misterioso disse...

Jim Clark foi um dos grandes gênios do automobilismo mundial. Merece todas as homenagens e merece não ser esquecido nunca.

Alejjandro disse...

Talvez os comentaristas de F1 digam que Senna e Schumacher foram os melhores exatamente por este "aspecto técnico"...

Você concorda?

Qual o maior piloto para você?

Ah, e vê se volta logo pra Rádio GP!

Abraço!

Anônimo disse...

clark esta na minha lista dos 5 melhores.
abraço do emerson de santos sp

Anônimo disse...

Foi impressionante a maneira como Clark deixou em segundo plano seus rivais ,nomes de peso na historia da F1 ,Hill,Gurney,Hulme,Rindt,Stewart foram contemporaneos e batidos em velocidade por Clark.

Jim só era derrotado pela fragilidade de seu equipamento,perdeu os campeonatos de 62 e 64 por peças como parafusos e um manometro de oleo que se soltou .

Não gosto muito de comparar pilotos de épocas diferentes ,mas Clark foi impressionante.

Jonny'O