quinta-feira, 17 de abril de 2008

FOTO DO DIA – GP DA ESPANHA DE 1968

Guarde bem a imagem acima porque ela é histórica. No Grande Prêmio da Espanha de 1968 – o primeiro disputado no circuito de Jarama e primeiro no país desde 1954 – Denny Hulme levou um carro da equipe McLaren pela primeira vez ao pódio, algo que se repetiu outras 335 vezes. Era o início de uma história de sucesso devastador, surgida da paixão de Bruce McLaren e que teve prosseguimento com o severo Teddy Mayer e o perfeccionista Ron Dennis. Mas eu não sou muito da McLaren prateada e nem da branca e vermelha. McLaren, para mim, é esta acima, laranja. A mesma cor dos carros Can-Am que faziam bonito na América, nos tempos do “The Bruce and Denny Show”!

5 comentários:

Eduardo Gaensly disse...

Eu acho essa cor muito bonita também!
Não apenas nas McLaren, mas na camisa da Holanda e, quem sabe um dia, no meu capacete!

Não sei onde que eu li que o Hamilton ganhou um dos carror, atuais, pintados nessa cor.

Anônimo disse...

Concordo, Mclaren é laranja ( http://blog-do-ico.blogspot.com/2008_02_17_archive.html ). Fiquei sabendo que o Ron Dennis prometeu ao Hamilton, se ele vencer o campeonato desse ano, uma Mclaren F1 ("de rua") laranja, uma verdadeira raridade que vale uma fortuna; o modelo está na sede da Mclaren...

Cesar Pedrini.

Anônimo disse...

Eu vi uma vez essa McLaren F1 (um GT com usina BMW 12 cilindros!), pintada no laranja Mclaren - que, como diz o Mario Bauer, está mais para cor de abóbora. E que, frequentemente, sai na imprensa inglesa dito como "papaya livered cars".
Uma pena, era no Tourist Trophy de Silverstone de 97 (uma corrida de GTs), eu estava curto de filmes e não fotografei, do que muito me arrependo - estava em exibição estática no paddock, mas era linda mesmo parada.
Ico, se você um dia vir esse carro, não deixe de fotografar!

PS: o que eu não sei ao certo é se essa seria a cor oficial da Nova Zelândia nas corridas, no rugby e no futebol se vestem de preto, não?

do Amaral

Daniel Médici disse...

Teve, ao que parece, um GP extra-oficial na Espanha em 67, de Fórmula 1 e de Fórmula 2.

Infelizmente não tenho mais do que fotos desses eventos. Se eu conseguir informações legais, posto sobre ele no meu blog.

politicamente_incorreto disse...

Linda,linda,linda e para finalizar: LINDA!!! só não vou me estender nos elogios porque vai parecer boiolagem, era uma época em que os patrocinadores não davam as cartas do jeito que dão hoje, o problema Ico não é o dinheiro em escesso que hoje norteia o automobilismo e o esporte em geral, sabe aonde reside o problema que ninguém ainda tocou? Simples e cristalino!!!! não é o dinheiro que está acabando como o glamour e a beleza do automobilismo, porque dinheiro nunca fez mal a ninguém, o que está ferrando todos os esportes e o automobilismo especificamente é que as decisões hoje são tomadas por "yuppies" idiotizados com meia dúzia de mestrados, doutorados e mba's devaixo do braço que acham que são donos do mundo, despreparados com poder e arrogantes, só enxergam o que lels chamam de "mercado" são uns retardados que como praga de gafanhotos conseguem a médio prazo acabar com qualquer coisa, no futebol que é a base do esporte brasileiro e contagia a todos já é prática comum voce hopuvir dos mais humildes a afirmativa " e eu vou torcer para esses caras encherem os bolsos de dinheiro? tô fora..." ou seja não é o excesso de dinheiro, usando a própria linguagem deles , é o foco que está errado, colocam o dinheiro e o lucro como objetivo único que aos poucos vão expulsando aos verdadeiros entusiastas e fâs como nós, é matar a galinha dos ovos de ouro só que em doses homeopaticas.
Ico , não sou nenhum retrógado que torce pela volta do capacete de couro ou a retirada dos santantonio dos bólidos, absolutamente!!! não sou a favor da carnificina dos anos 60 e 70, mas sou a favor da mistura de profissionalismo aliada ao romantismo dessas épocas, todo negócio tem o seu risco( é a ótica capitalista) e o da formula 1 sempre foi morrer guiando um bólido a 300 km/h, é o nosso obscuro lado guerreiro e cruzado que clama por isso, estamos construindo uma sociedade tão perfeita e "imorrivel" que de vez em quando um exemplo perfeito dessa nova ótica sente a necessidade de jogar a filha pela janela, estamos ficando insuportáveis correndo atrás de poder e dinheiro e tendo que disfarçar isso dizendo que fazemos o mesmo por interesses autruistas e de preservação, nada mais falso...

PS . Desculpe por divagar tanto em cima de um assunto tão banal, as vezes é falta de interlocutores a altura de ouvir o que voce tem prá falar, enfim O CARRO É LINDO!!