domingo, 20 de abril de 2008

FOTO DO DIA – GP DA ESPANHA DE 1973

Emerson Fittipaldi aparece aqui toureando sua Lotus no treino de classificação em Montjuic. O brasileiro venceria a corrida no dia seguinte. Um dia histórico para a equipe Lotus, que conquistava sua 50ª vitória na Fórmula 1. E foi um triunfo bem típico de Emerson, correndo com inteligência e astúcia, poupando o equipamento e se beneficiando das quebras de Jackie Stewart e Ronnie Peterson, que exageraram no ritmo e se deram mal. Grande Emerson que, como adiantou o colega Bruno Vicaria, vai correr na GT3 Brasil. Vai ser muito bom ter a chance de vê-lo ao vivo em ação.

3 comentários:

politicamente_incorreto disse...

Sem controle da tração, com um belo pedal de embreagem, trambulador, sem telemetria, sem posto de gasolina no meio da viagem, sem direito a borracheiro, ao invés de 20 botõs de playstation naquela mistura de catraca de onibus com volante o piloto era obrigado a fazer toda essa "telemetria" e planejamento de corrida na própria cabeça, tinha que dar o máximo e preservar o equipamento ajudado por um tacometro e dois manometros e um por dois sensores especiais que não estavam e não estão ao alcançe de qualquer um: "know-how" e "fellinng" no bom brasileiro experiencia e faro, isso o Rato tinha de sobra, não é que não existam bons pilotos hoje em dia, mas com um vetor igual aos carros dessa época hoje em dia 50% do grid estaria vazio, não é saudosismo , é realidade e constatação, quem tiver dúvida procure na internet uma meia dúzia de corridas da década de 70 e verá o óbvio.

Daniel Médici disse...

Assino embaixo do comentário do Incorreto.

E não é só eu: procurem saber a opinião de um senhor chamado Vilém Flusser. O sujeito só um dos dez ou doze pensadores mais importantes para entender o mundo contemporâneo.

Anônimo disse...

Acho que o Emerson estava no seu auge na F1: venceu essa corrida tendo que 'pagear' o pneu traseiro esquerdo por talvez o último terço da corrida, tinha um furo e esvaziava lenta mas progressivamente.
Na revista Grand Prix, a brasileira, por alguns números no ano de 74, havia um anúncio da própria revista ilustrado por uma foto da traseira do carro em ação nessa corrida, e dá pra ver claramente o pneu esquerdo deformado pelo furo. Também já vi uma filmagem em que o carro dança a traseira numa frenagem, pouco antes da chegada.
Emerson é sensacional, aguardo ansiosamente vê-lo de novo em ação, na GT3.

do Amaral