Dois campeões mundiais e dois que se tornariam depois lideraram o protesto dos pilotos contra as péssimas condições de segurança no circuito de Montjuic. Na sexta-feira, apenas dois carros treinaram: Jacky Ickx, que não era membro da GPDA, e Vittorio Brambilla. Enquanto isso, a imprensa cercou o motorhome da McLaren e ouviu uma análise profética de Jody Scheckter. “Se houver um acidente, ele envolverá espectadores. É claro que eu quero correr, mas não acho que deveríamos correr. Não há segurança. Só espero que não sejamos forçados a correr contra nossa própria vontade por pressões exteriores. Se o fizermos, e alguém morrer, teremos de nos sentar no fim do dia e admitir que tudo não valeu a pena”.
As pressões vieram: dos organizadores nas equipes, das equipes nos pilotos. Apenas Emerson Fittipaldi, que era o líder do Mundial, foi firme, dando apenas uma volta no treino e não largando no domingo. Seu irmão Wilsinho e também Arturo Merzario deram apenas uma volta na corrida e abandonaram em protesto. A tragédia anunciada aconteceu na 25ª volta, quando uma asa se quebrou no carro do alemão Rolf Stommelen, que liderava a prova, e o bólido voou em direção ao público. Três fiscais e um fotógrafo morreram na hora, o piloto quebrou perna, pulso e duas costelas. Não é difícil imaginar a dimensão do que poderia ter acontecido se o carro tivesse pegado fogo, algo corriqueiro na época.
2 comentários:
Ótimo post, Ico, recupera bem esse evento bastante especial na história da F1. Não conhecia a foto nem a impressionante declaração do Sheckter, apesar de ter acompanhado pelo jornal e TV toda a situação na época. Lembro de ter visto uma outra foto também interessante, acho que foi na Autosprint que relatava o GP, Emerson e Wilsinho discutindo energicamente com ninguém menos que Ecclestone e Mosley, os pilotos prestes a fechar a porta na cara dos então chefes de equipe, porta de uma sala onde havia uma reunião dos pilotos.
Parabéns pelo post.
do Amaral
parabens ao emerson pela postura...
qdo o senna morreu, a corrida continuo, lembram? Isto foi feio, Lembro que um piloto se recusou a correr, era o presidente da GPDA na época eu acho, nao lembro o nome...
Montjuic é uma pista linda num lugar lindo, mas deve ficar cerrada aos simuladores, pelo bem de todos!
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