sexta-feira, 11 de abril de 2008

O NOVO HAMILTON?

A Honda resolveu seguir o exemplo da McLaren e assinou com o kartista inglês Will Stevens, de 16 anos de idade, para levá-lo de mãos dadas até a Fórmula 1. Nunca o vi correr e parece que ele é mesmo bom. Mas fica a impressão de que a nacionalidade foi decisiva neste caso. Esta nova Honda, ao contrário daquela dos anos 60, é muito mais uma equipe inglesa do que japonesa – e digo isso não pelo fato óbvio da fábrica ser em Brackley, mas pelo histórico da política de marketing do time. O tempo dirá se o garoto vai dar certo.

E, em tempo, é uma pena que esta moda de adotar kartistas tenha vindo tão tarde. Nem faz tanto tempo assim que o Brasil tinha uma geração excelente de ótimos pilotos, disputando os mundiais no nível de Robert Kubica, Lewis Hamilton e companhia. Hoje, o único da turma que chegou na F-1 é Nelsinho Piquet. O resto batalha para viver de automobilismo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Discordo de você Ico.

É uma pena que venham utilizando essa moda de adotar kartistas, isso sim.

Isso só torna cada vez mais difícil para um jovem piloto chegar a F1, pois que chance a maioria vai ter contra um sortudo, um privilegiado que tem uma estrutura de F1 por trás?

Daqui a pouco as montadoras vão estar contratando mães de aluguel e o bebê vai ser educado desde a encubadora para ser piloto, e você vai achar isso bom?

Acho que o negócio devia ser igual antigamente mesmo, nego chegava por talento e na raça, esse negócio de montadora "fabricando" um piloto em seus laboratórios, só torna a F1 mais inacessível do que já é..

Daniel Médici disse...

Discordo do Lotus (belo nome, aliás). Eu sinto pena, sim, desses caras de 16 anos que já têm a vida controlada por uma grande corporação. Tudo bem, ele pode vencer no futuro, mas 16 anos é muito pouca idade pra saber o que se quer da vida. Se o moleque der errado, vai ser uma derrota pessoal chatíssima.

Voltando à discórdia. Ninguém chega à Fórmula 1 só com talento. Nem com Senna, nem com Schumacher foi assim. Até Fangio - e vejam bem que eu não estou desmerecendo o enorme talento de Fangio - só chegou à Fórmula 1 com a ajuda de Perón.

Anônimo disse...

Ah amigo, mas é tapar os olhos, negar que antigamente nego chegava mais por talento do que por ser um "Ratinho de laboratório" de montadora. Exemplo: Nelson Piquet.

Anônimo disse...

Corrigindo *nego não chegava

Anônimo disse...

Concordo com o lotus, essa história de preparar desde a infância torna tudo mais difícil pois se o piloto não mostrar nada demais nos primeiros anos pode já ser descartado. Além do mais,desse jeito vão sempre privilegiar nacionalidades (tipo: nunca mais tivemos um grande campeão italiano? problema resolvido: moldaremos um desde os 8 anos).