quinta-feira, 10 de abril de 2008

TROPEÇANDO NO PRÓPRIO CADARÇO

O tiro de misericórdia para Max Mosley pode estar guardado dentro das próprias regras da FIA. Uma conclusão lógica seria aplicar nele o artigo 151c do código esportivo – o mesmo que serviu de base para punir a McLaren no ano passado. O texto aponta a possibilidade de punir aqueles que cometerem “qualquer conduta fraudulenta ou ato prejudicial aos interesses de qualquer competição ou aos do automobilismo em geral”.

Mas a coisa não pára por . O artigo 27 do estatuto do Senado da FIA é ainda mais explícito, apontando a possibilidade de expulsão de qualquer indivíduo ou federação que “tenham ferido moralmente a FIA através de palavras, atos ou textos escritos”.

Qual a importância disso? Bem, toda, afinal o que vai acontecer no dia 3 de junho será basicamente uma batalha de advogados, permeada pela capacidade de Mosley em persuadir o maior número possível de federações para se garantir mais um tempo à frente da FIA.

Moralmente ferida, a FIA está. É indiscutível. Confira uma análise mais profunda do caso na próxima edição da Racing, a partir da terça-feira que vem nas bancas.

Um comentário:

Anônimo disse...

O argumento de ofensa ao art. 151c pelo Mr. Palmadinha fica mais fácil para seu advogado contrapor.

Já com o art. 27... o bicho pega. Mas nada que um belo jogo de cintura político e financeiro não resolva. Até porque o bom advogado conhece a lei. O melhor conhece o juiz.