segunda-feira, 26 de maio de 2008

A CORRIDA DAS ESTRELAS

Correndo para pegar o avião, queria destacar apenas o fato desta corrida em Mônaco ter sido a das estrelas – e não digo isto pelo glamour ou pela presença de nomes de Hollywood no paddock. Apenas acho que, pela enésima vez, brilhou a estrela de dois pilotos que parecem ser “iluminados”: Lewis Hamilton, incrível vencedor de uma corrida em que destruiu uma das rodas na sexta volta, sem conseguir danificar a suspensão (!) e pilotou depois de forma irretocável; e Felipe Massa, que apesar de erros sai de Monte Carlo como vencedor diante do final de semana desastroso (para não dizer excretório) de seu companheiro de equipe.

Brilharam também duas estrelas do futuro: Robert Kubica e Sebastian Vettel, ao lado de Hamilton os dois maiores talentos naturais desta nova geração da categoria.

Não brilhou a estrela de Adrian Sutil, coitado, que fazia uma corrida excepcional e abandonou, inocente, após um enorme erro de cálculo do finlandês da Ferrari. Acho que desde a corrida da Áustria em 2002 eu não terminava uma corrida com tamanha sensação de injustiça.
E já que citei Barrichello sem ter falado seu nome, vale o registro da boa prova do piloto brasileiro, um dos poucos a não cometer erros na tarde de ontem. Foi uma corrida tão louca que até o mais sem estrela de todos conseguiu fazer brilhar a sua.

8 comentários:

Anônimo disse...

Hoje vai ser uma das raríssimas vezes que não vou conseguir concordar contigo, Ico.

Duas estrelas??? Sim, Hamilton e... Kubica!!! Este foi brilhante, especialmente na chuva com um carro problemático. Mesmo assim não cometeu erro algum.

Massa? Rodou e perdeu a liderança sem necessidade para depois querer botar a culpa na pista, na chuva, no rádio, na equipe em Deus e todo mundo?

Na melhor das hipóteses "O estrela"!

Vettel? Concordo. Mas definitivamente faltou o Sutil na tua lista de futuras estrelas, pois já foi o mais rápido no treino livre no ano passado!

Se Sutil nunca errou a freada na Sainte Devote com o Force India, o que teria feito com a Ferrari número 2...?

Anônimo disse...

Massa tem estrela sim. E esse comentário não vem de um daqueles da linha "Pra Frente, Brasil!", não.

O registro do Ico foi perfeito, o Massa salvou um fim-de-semana terrível da Ferrari, e especialmente de Raikkonen. Afinal, não era Massa o inconstante, o que precisava controlar o emocional? Bom, ele cometeu um erro, assim como Hamilton. Os erros restantes foram da Ferrari. Erro mesmo, não "jogo de equipe", como muitos pachecos devem ter achado.

Parar para fazer um único pit-stop faltando 40 voltas pro final?? Levar mais de 9 segundos para fazer uma simples troca de pneus intemediários pra pneus de pista seca? O 3º lugar do Massa foi lucro pra Ferrari, de fato.

Agora, convenhamos: que o brasileiro vem se superando de forma acentuada, não há dúvidas. Basta ver a pressão que Raikkonen começa a sentir. Esse campeonato está totalmente aberto.

http://mottorhome.blogspot.com

Anônimo disse...

Ah, outra coisa:

"Se Sutil nunca errou a freada na Sainte Devote com o Force India, o que teria feito com a Ferrari número 2...?"

Poxa, graças à brilhante corrida sem erros de Sutil em uma única pista, devemos credenciá-lo a ser melhor que todos que erraram neste fim-de-semana. Se Sutil nunca cometeu um erro ontem, o que faria ele na Ferrari nº1, ou na nº2, ou na McLaren nº23?

Devagar com o andor... nenhum piloto chega na Ferrari por saber contornar a Sainte Dévote sem errar, a Fórmula-1 é muito mais que isso, meu caro. Sutil voltará às suas provas apagadas no Canadá, não tenha dúvida. Enquanto Massa e Raikkonen continuarão brigando pelo título.

http://mottorhome.blogspot.com

Anônimo disse...

O Massa errou, é claro, mas naquelas condições, foram poquíssimos que não erraram.
Caso o Safety-Car não tivesse entrado, ele teria uma liderança confortável para errar e voltar para a pista, mas esse não foi o caso aquela hora.
Teve calma o bastante para não bater o carro, e com o erro bizarro de estratégia, um terceiro lugar foi uma ótima colocação sim!

Gabriel Gago disse...

Em minha modesta opinião, Kubica foi o melhor do dia.

Claro que Lewis, Rubens, e Sutil merecem mensão honrosa, principalmente o vencedor, mas Kubica mostrou grande competência e só não venceu porque a BMW embora seja a equipe mais empolgante atualmente, ainda não é uma Ferrari ou uma Mclaren.

Resta saber agora se Sutil teve um lampejo ou se manterá o nível a partir de agora.

PS: Que foi aquilo KIMI? E QUE azar do Massa também, a ferrari bobeou dessa vez.

www.gabrielgago.blogspot.com

Anônimo disse...

O melhor da prova foi o Kubica. Até porque não cometeu erros e conseguiu o máximo que seu carro poderia proporcionar.

Hamilton teve uma p... sorte de não abandonar a prova depois daquela pancada no muro.

Sutil fez uma ótima prova. Mas vale lembrar que está tomando um vareio do Fisichella neste ano. POrtanto, até agora, Mônaco foi exceção.

Massa foi bem e fez o que poderia fazer diante das circunstâncias. Ao contrário do Raikkonen, que viveu um daqueles dias de apagão geral. Como esses dias são geralmetne mais raros do que para Massa, o finlandês permanece como favorito.

Sobre o que se desenha para o futuro penso que a Ferrari não sofrerá como no ano passado nas provas mais travadas. Pelo contrário, os italianos estão em pé de igualdade em relação À McLaren. Basta lembrar que a corrida de Mônaco no ano passado ocorreu dentro da normalidade. Este ano, não. Foi uma prova caótica, como a da outra vitória da McLaren. Em condições normais, Ferrari sobra.

Anônimo disse...

"Foi uma corrida tão louca que até o mais sem estrela de todos conseguiu fazer brilhar a sua."

Essa alfinetada em Barrichello foi absolutamente desnecessária, injusta em desmerecida.

Ele tem estrela sim, A dupla Ferrari-Schumacher é que, em conluio, fizeram questão de cobri-la com trapaças e erros intencionais.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Gente, desculpem se o texto ficou um pouco confuso, mas quando falo das estrelas de Hamilton, Massa e Barrichello, me refiro à questao do "predestinado": os dois primeiros parecem sempre ter a sorte a seu lado, a estar no lugar certo na hora certo, enquanto Rubens é extremamente azarado, do tipo que sofre uma pane seca por um erro da equipe quando ia ganhar o GP do Brasil.

Já Kubica e Hamilton sao estrelas em ascencao no sentido mesmo de nomes de sucesso: os dois parecem que ainda terao muito sucesso pela frente se continuarem transformando o talento que têm em resultados.

That's all... :-)