quarta-feira, 21 de maio de 2008

O DIFERENCIADO KIMI

Rápida e deliciosa conversa hoje com Jacky Eckelaert, engenheiro belga da Honda e que trabalhou com Kimi Räikkönen no ano de estréia do finlandês na Sauber, em 2001. Ele nos contou que Kimi parou nos boxes no meio da corrida de Mônaco, com um problema de falta de potência no motor.

“Ele entrou nos boxes com o motor falhando e desceu do carro. Fui olhar os dados da telemetria e percebi que um dos sensores tinha dado problema e estava acusando, de forma errônea, que uma das rodas estava girando em falso. Com isso, o controle de tração automaticamente cortava a potência do motor”, relembra.

Eckelaert sabia que podia simplesmente desligar o sensor e sugeriu que Kimi voltasse à pista – sem controle de tração. “Já havíamos perdido quatro voltas no processo, mas poderia ser que sobrassem poucos carros ao final da prova e, como era a primeira corrida dele em Mônaco, e ainda faltavam umas sessenta voltas, seria importante para ele acumular experiência. Só falei para ele ter cuidado, porque qualquer erro na hora de acelerar, resultaria num acidente”.

Neste momento, o belga faz uma pequena pausa para suspirar. E continua: “Ele foi até o final e ainda fez a sexta melhor volta da corrida, sem o controle de tração! É um grande piloto”, elogiou.

E quem seríamos nós para duvidar?

3 comentários:

Gabriel Gago disse...

Sensacional...num período onde andar sem controle de tração era inimaginavel! soaria como uma aberração tamanha defasagem.

Kimi é sem dúvida um piloto acima da média. E engraçadíssimo com esse jeito "heineken" de ser =)

www.gabrielgago.blogspot.com

Anônimo disse...

Nunca duvidei da capacidade do Raikkonen. E acredito que ele seja o melhor piloto da F1 atual - e, porque não, de todos os tempo - em termos de velocidade pura. Mas o seu lado "nem aí" o afasta de caras como Senna, Alonso... falta o comprometimento exigido pela categoria atualmente.

Anônimo disse...

O Alonso mesmo sendo um piloto que trabalha com a equipe não conseguiu vencer um companheiro de equipe novato. E pra mim, o Kimi é o melhor piloto atualmente. Foi o que com um equipamento bem inferior quase foi campeão na base da regularidade.