domingo, 1 de junho de 2008

FEVER PITCH

A seis dias do início da Eurocopa, impossível não deixar se contagiar pela febre do futebol que assola a Áustria – país organizador do evento junto da Suíça. No início da semana, fui a uma ótima exposição sobre o esporte num dos museus mais nobres de Viena, o Künstlerhaus, que colocou até mesmo o rei Pelé ao lado do imperador Franz Josef.

Na sexta, fui à cidade de Graz e vi o jogo do onze austríaco contra Malta. A vitória de 5 a 1 não consegue mascarar um time fraco e desorganizado, que deve mesmo entrar no torneio sonhando em somar pelo menos um ponto – e não muito mais do que isto. No sábado de manhã, ainda em Graz, foi a vez enfim de ver um bom futebol com o esquadrão do Wias Woits 04 entrando em campo para enfrentar um time amador de fãs do Sturm Graz.

O jogo foi no “Die Gruabn” (abaixo), um lindo estádio antigo que era a sede do clube austríaco no início de sua história. A cerca de 20 minutos para o final, perdíamos de 4 a 1 e com um jogador a menos (um dos nossos se contundiu e não tínhamos reserva). Mas nem o calor insuportável de mais de 30 graus impediu uma reação histórica até buscarmos o empate em 4 a 4. Foi um jogo memorável.

Agora, é se preparar para o sofrimento de torcer pela Áustria na Eurocopa – e, não tem jeito, eu vou torcer. Melhor sorte a de vocês, amigos portugueses que visitam este espaço. Meu palpite para a final é Portugal e Alemanha. E, além da Áustria não dar vexame, a única coisa que espero desse torneio é não ter de assistir a detestável seleção alemã como campeã.

11 comentários:

Rui disse...

E Portugal, passará a primeira fase? Hummm...

Anônimo disse...

Vou torcer para Portugal, pois não teria senso torcer contra uma nação irmã como é a de Portugal.
Se o time formar com Cristiano Ronaldo e o Quarema, pode ser que seja campeão. E tem ainda o Deco.
Abraço a todos.
Paulo Santos/RJ

Unknown disse...

Haha, por que a seleção da Alemanha é detestável?

Vou fazer questão de torcer pros caras... me forneceram os melhores meses da minha vida, deram oportunidade de estudos, de trabalho, cerveja e mulheres (apesar desse último quesito não ter sido bem aproveitado, enfim)... tenho uma baita consideração pela Alemanha e já consegui emprego que me permitirá voltar para lá em definitivo nos próximos anos...

By the way, Ico, quando for cobrir o GP da Alemanha, não se esqueça de visitar o museu de Sinsheim, fica perto de Heidelberg e tem o maior acervo na Europa de carros de F1!

Anônimo disse...

Ico e anónimo:


Estou com o Rui ali... Gostava que Portugal ganhasse para limpar a má imagem da final de há quatro anos (Derrota em casa com na Grécia, comigo lavado em lágrimas no Estádio da Luz),mas acho que já seria positivo avançar para a fase seguinte é comparável a uma orquestra que só tem solistas... jogo colectivo é zero!


De qualquer forma, serei um português felicíssimo se a história vier a provar que estou errado.


Obrigado pela força de qualquer maneira.

Anônimo disse...

e

pq manchaft e detestavel?

se for tecnicamente discordo mas respeito.

se for uma pendenga com o pais(o que duvido) e muito preconceito seu...


enfim torço pra minha alemanha mas tmb pra ausrtia e suiça assim como a polonia.

afinal estas nao sao nada mais do que nossos "quintais".

Anônimo disse...

Luís:

"...afinal estas nao sao nada mais do que nossos "quintais".


Eu diria que respondeste à tua própria pergunta inicial.


Actualmente com jogadores como o Lahm, Klose, Schweinsteiger ou Podolsky, que já sabem dar mais que dois toques na bola a questão técnica não se coloca.


já quanto à tradicional atitude....

Anônimo disse...

nao o compreendi muito bem

nao domino a lingua portuquesa de todo o modo...


acho que aponta a atitude de jogo alema como detestavel.

nao concordo, os alemaes jogam limpo, porem sao duros.

isso e so um jeito de jogar(muito mas duros sao os poloneses)

quanto aos quintais foi uma brincadeirinha minha.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Leonardo e Luis, em meio à paixao do futebol, fiquei com uma imagem ruim do time da Alemanha desde a Copa de 82, reforcada pelo futebol burocrático que a levou ainda às finais de 86. 90 e tb de 2002. Até q na última Copa eles jogaram bonito, mas a antipatia já estava funda na alma. É paixao de torcedor mesmo, nao esperem um esclarecimento racional! ;-)

Ah, Leonardo, obrigado pela dica!

Anônimo disse...

a ta bom

pensei que era uma pendenga ou preconceito bobo

Rui disse...

Este meu desencanto sobre Portugal, tamb�m tem antecedentes.
Explico melhor: n�o gosto de euforias, e nestas alturas, quando ainda nada se jogou, o pov�o gosta de meter a bitola muito alta, o que al�m de errado, n�o corresponde ao verdadeiro valor da nossa equipa. Normalmente d� asneira.

Anônimo disse...

Oi Ico, eu concordo em genero, numero e grau com vc...( nao quero ver a destestavel selecao alema como campea). Eu nao sei o que seria aqui na copa de 2006 se alemanha vence...eles ja estavam insuportavel sem vencer. Um abraco, Luciana aus München