quinta-feira, 26 de junho de 2008

FOTO DO DIA – GP DA INGLATERRA DE 1927

Acima, a largada do segundo e último GP da Inglaterra disputado no circuito de Brooklands. Na verdade, a prova inglesa sofreria um hiato de mais de duas décadas, voltando a ser disputada apenas em 1948. Notem, quase no centro da imagem, um carro diferente do resto: é o “Thomas Special” de Harold Purdy, o único carro que enfrentou um exército de Bugattis e Delages na prova. A vitória voltou a ficar com um piloto francês: Robert Benoist, com um Delage 155B (na foto abaixo), completou as 125 voltas previstas em 3h49min14s6, a uma média de 137,74 km/h.

Três horas e 49 minutos de prova! Os caras não tinham moleza...

9 comentários:

Jonny'O disse...

É bem diferente ,não conhecia esse carro ,vale uma boa pesquisa!

Na foto de baixo mostra que o Delage já está com o escapamento do outro lado ,os primeiros deram muitos problemas aos pilotos pois o escape saia muito proximo e queimava seus pés .

@lemao disse...

Ico, no fundo a direita é um "Safety-car"????

marconi disse...

O desenho do Thomas Special é mais avançado. Alguem tem informação do desempenho desse carro comparado aos Bugettis e Delages?

Anônimo disse...

Uma coisa interessante sobre o carro vencedor Delage é que seu projetista é o grande Albert Lory ,ele esteve profundamente envolvido com aquele Renault a turbina a gás de 1956 ,o design desse renault influenciou toda uma geração de carros de corida franceses.

Jonny´O

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Alemao: boa pergunta. Acho que é mais um carro de apoio, mas fica a curiosidade de saber sua real funcao.

Marconi: cheguei até a buscar na Internet algo sobre o carro, mas nao encontrei muita coisa. Só resultados, e deu para ver q ele quase sempre quebrava...

Abs!

Anônimo disse...

Caro Luis Fernando:

Permita-me uma pequena correção: o modelo da fábrica Delage era denominado 15 S 8 , e não 155B, como constou do texto.

Um abraço.

Ricardo Cunha

Raoni Frizzo disse...

Segundo o que encontrei, este carro chamado "Thomas-Special" foi construído por Parry Thomas originalmente em 1923, com o intuito de quebrar recordes de velocidade. O carro era conhecido como "BABS", e foi usado por Parry numa tentativa de quebrar o recorde mundial em Março de 1927.

Depois, foi vendido e foi usado pelos pilotos Bummer Scott e Harold Purdy (em Brooklands - cujo carro foi inscrito como "Thomas"). Segundo as especificações técnicas, o carro tinha um motor V12 de 27 litros (!).

Aqui nessa página há um pequeno trecho da história dessa corrida de Brooklands em 1927: http://www.forix.com/8w/delage.html

E este outro site conta um pouco da história do BABS, e sua ficha técnica: http://www.racingcampbells.com/content/campbell.archives/babs.parry.thomas.asp

Curioso é que as imagens do carro são bem diferentes do que o carro parece na foto do post. Agora não sei o que há de verdade nessas informações que passei, ou se o carro foi modificado visualmente pra essa corrida de Brooklands.

Espero que tenha ajudado com as informações.

Raoni Frizzo disse...

Hum, só uma correção...

Parece que na verdade Parry Thomas construiu três modelos de carros: o "Babs", que citei acima, o "Leyland-Thomas", e o "Flatiron".

Encontrei uma foto muito bacana do Parry com esses três carros juntos, e percebi que o carro usado pelo Harold Purdy em Brooklands, em 1927, foi o Flatiron, um carro mais largo e baixo. Segundo o que encontrei, o Babs foi destruído num acidente em 1927, quando Parry Thomas tentava quebrar o recorde de velocidade. Aliás, este acidente acabou matando ele. O carro foi enterrado em um grande buraco numa praia no País de Gales, local onde Parry se acidentou. O carro foi desenterrado 40 anos depois e reconstruído.

Quanto ao Flatiron, o da foto em Brooklands 1927, não consegui encontrar informações técnicas sobre ele.

Ico, vou te enviar a foto do Thomas Parry junto com seus três carros. É uma bela imagem, caso você queira postar aqui no teu blog. O Flatiron é um carro lindo e muito diferente dos demais.

Abraço

Anônimo disse...

Ico,
Depois dessa aula do Raoni só nos resta esperar um post sobre estes carros.

Jonny'O