sexta-feira, 27 de junho de 2008

OS CARROS DE PARRY THOMAS

O post sobre a corrida de Brooklands rendeu, graças às informações encontradas pelo companheiro de GPL Brasil e jornalista Raoni Frizzo (valeu, Raoni!). O “Thomas Special” citado na foto foi uma construção do engenheiro inglês John Godfrey Parry Thomas, que era um daqueles loucos que corriam atrás de recordes de velocidade nos anos 20. Ele construía seus próprios bólidos, como os três da imagem acima, enviada pelo Raoni: o Babs, o Leyland-Thomas e o Flatiron.

Thomas morreu em 1927 a bordo do Babs, quando tentava quebrar a barreira de 200 milhas por hora. O Flatiron foi vendido e usado por Harold Purdy no GP da Inglaterra em Brooklands, como mostra a imagem abaixo - pelo passado de seu construtor, dá para entender a aerodinâmica refinada para a época. Outro piloto, Bummer Scott, também correu naquela corrida com um carro designado como “Thomas Special”: seria um outro Flatiron (existiram dois?) ou talvez o Leyland-Thomas?

O legal de ir atrás destas coisas é que sempre dá vontade de saber mais...

8 comentários:

Calango disse...

Ico,

Teria algo sobre os Sunbeam, que eram os bólidos ingleses construídos na década de 20 exclusivamente para quebrar recordes.

Calango disse...

o comment acima foi uma interrgogação.

Anônimo disse...

Que legal ! É visivel como o Flatiron é sofisticado em seu projeto para aquela epoca,a aerodinamica ,baixo centro de gravidade .
Tem coisas que são tradicionais e parece que não é a toa.
Esses ingleses ,sempre eles na vanguarda na construção de um bolido de competição.
E como manda a tradição ,sempre faltou motor aos ingleses ,será o caso do Flation?

Jonny'O

Caíque Pereira disse...

ICO, repare que na Largado do GP de 1927, postada ante-ontem, existem 2 Flatiron, pois lá no fim do grid tem outro BAIXINHO, dê uma olhad e confira.

Abraços,

Caíque.

Caíque Pereira disse...

Vamos falar a VERDADE: Esse Parry estava 60 anos na frente dos caras daquela época. Acho que nunca vi uma imagem que me lembrasse tanto os fórmulas atuais como esse Thomas Spacial (isto é o que está escrito na lateral do foquetinho), na realidade me lembra desde o momento em que vi, o fórmula Ford do laex Dias Ribeiro, quando corria na Hollywwod, a frente é identica em idéias aerodinâmicas, dalta só um pequeno spoiler de cada lado.

Raoni Frizzo disse...

Realmente é incrível como os carros do Parry Thomas tinham um desenho bem mais avançado em relação aos demais, especialmente o Flatiron, que é muito diferente até mesmo do Babs e do Leyland-Thomas.

Mas parece que faltava confiabilidade aos carros dele, o que é até compreensível porque na verdade eles eram feitos com o intuito principal de quebrar recordes de velocidade.

marconi disse...

Esses carros ainda existem? Se existem por favor consigam fotos atuais! Obrigado!!!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Realmente, este projeto do Flatiron é surpreendente para a época - e é difícil achar mais dados sobre o carro. Será que ele foi construído para recordes de velocidade também?

Caíque, de fato parece mesmo um segundo Flatiron na foto da largada, bem observado! :-)

Marconi: aqui tem uma foto do Babs restaurado
http://www.parry-thomas.co.uk/

Calango, espero um dia trazer alguma coisa sobre o Sunbeam sim, valeu pela sugestao.

Abs!