Thomas morreu em 1927 a bordo do Babs, quando tentava quebrar a barreira de 200 milhas por hora. O Flatiron foi vendido e usado por Harold Purdy no GP da Inglaterra em Brooklands, como mostra a imagem abaixo - pelo passado de seu construtor, dá para entender a aerodinâmica refinada para a época. Outro piloto, Bummer Scott, também correu naquela corrida com um carro designado como “Thomas Special”: seria um outro Flatiron (existiram dois?) ou talvez o Leyland-Thomas?
O legal de ir atrás destas coisas é que sempre dá vontade de saber mais...
8 comentários:
Ico,
Teria algo sobre os Sunbeam, que eram os bólidos ingleses construídos na década de 20 exclusivamente para quebrar recordes.
o comment acima foi uma interrgogação.
Que legal ! É visivel como o Flatiron é sofisticado em seu projeto para aquela epoca,a aerodinamica ,baixo centro de gravidade .
Tem coisas que são tradicionais e parece que não é a toa.
Esses ingleses ,sempre eles na vanguarda na construção de um bolido de competição.
E como manda a tradição ,sempre faltou motor aos ingleses ,será o caso do Flation?
Jonny'O
ICO, repare que na Largado do GP de 1927, postada ante-ontem, existem 2 Flatiron, pois lá no fim do grid tem outro BAIXINHO, dê uma olhad e confira.
Abraços,
Caíque.
Vamos falar a VERDADE: Esse Parry estava 60 anos na frente dos caras daquela época. Acho que nunca vi uma imagem que me lembrasse tanto os fórmulas atuais como esse Thomas Spacial (isto é o que está escrito na lateral do foquetinho), na realidade me lembra desde o momento em que vi, o fórmula Ford do laex Dias Ribeiro, quando corria na Hollywwod, a frente é identica em idéias aerodinâmicas, dalta só um pequeno spoiler de cada lado.
Realmente é incrível como os carros do Parry Thomas tinham um desenho bem mais avançado em relação aos demais, especialmente o Flatiron, que é muito diferente até mesmo do Babs e do Leyland-Thomas.
Mas parece que faltava confiabilidade aos carros dele, o que é até compreensível porque na verdade eles eram feitos com o intuito principal de quebrar recordes de velocidade.
Esses carros ainda existem? Se existem por favor consigam fotos atuais! Obrigado!!!
Realmente, este projeto do Flatiron é surpreendente para a época - e é difícil achar mais dados sobre o carro. Será que ele foi construído para recordes de velocidade também?
Caíque, de fato parece mesmo um segundo Flatiron na foto da largada, bem observado! :-)
Marconi: aqui tem uma foto do Babs restaurado
http://www.parry-thomas.co.uk/
Calango, espero um dia trazer alguma coisa sobre o Sunbeam sim, valeu pela sugestao.
Abs!
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