segunda-feira, 14 de julho de 2008

ANTES DO AUTÓDROMO

Desde os anos 30 se corre em Hockenheim, sempre em traçados de altíssima velocidade. Em 1953, o traçado era este acima, quase um oval e com uma das curvas praticamente dentro da cidade (clique para ampliar). Mas, nos anos 60, a construção de uma Autobahn cortou o traçado ao meio. Foi a pressão de uma cidade que amava a velocidade o que motivou o governo a construir um autódromo, aproveitando a parte leste da pista original e mantendo intactas muitas de suas características.

Aí, em 2002, o traçado de Hockenheim foi violentado...

8 comentários:

Anônimo disse...

Malditos ecologistas. Só o que tenho a dizer.

Com tanta coisa mais poluidora e devastadora no mundo do que nosso humilde autódromo...

Anônimo disse...

Maldito Tilke, isso sim!

Sempre achei a pista alemã sensacional, embora muitos torcessem seus narizes. Mas aquelas imensas "retas", que obrigavam os carros a andar quase sem asa, contratando com as gincanas e a parte do estádio era sensacional.

Imagino o que deveria ser ver aqueles carros saindo da floresta voando para, ao entrar no estádio, ver pilotos sofrendo com a pouca sustentação aerodinâmica. COmo se feras entrassem no Coliseu!

Sensacional!

Anônimo disse...

mas não tão barulhento!

ecologia a parte, o autódromo nao precisava acabar!

Anônimo disse...

É "contrastando" e não "contratando".

Gustavo Castro disse...

Mutilação Powered by Herman Tilke.

Daniel Médici disse...

Ouvi dizer que Y]uma das curvas deste circuito (deve ser a Stadtkurve) contornava um cemitério.

Ico, faltou dizer que a construção da Autobahn coincidiu com o período em que Solitude estava sendo desativada, e por isso contrataram John Hugenholtz para reformar Hockenheim. Foi Hugenholtz o idealizador do Motodrom.

Se não foi 'merchan' demais, aproveito para dizer que escrevi recentemente umas linhas sobre Solitude, uma das pistas mais fantásticas da história. Quem quiser ler, está convidado!

Anônimo disse...

Uma pergunta: O traçado (asfalto) da antiga pista foi retirado? Ainda é possivel alguma outra categoria correr là? Agradeço as respostas

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Samuel, o tracado antigo nao existe mais. O projeto do novo tracado exigiu a derrubada de um monte de árvores e só foi aprovado depois que a prefeitura se comprometeu a replantar a área ocupada pelo antigo tracado...

Abs!