Ainda não peguei a estrada, o que foi ótimo porque deu para colocar aqui esta contribuição inestimável do Marcos Smirkoff, que resolveu fazer um modelo do que seria o carro de Fórmula 1 do ano que vem. O resultado é muito, muito interessante. Com vocês o que eu batizei como MS01, que deve aumentar e muito a audiência do blog, especialmente de lugares insuspeitos do interior da Inglaterra, onde trabalham engenheiros desesperados por soluções. Quando os primeiros modelos do ano que vem começarem a rodar, a gente retoma esta imagem para ver quem copiou o Marcos... Abaixo, ele comenta a idéia.
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Fiquei curioso de como vão ficar os carros de F1 na próxima temporada, quando passam a vigorar as regras que dão uma "limpeza" aerodinâmica nos carros. Peguei um modelo 3D de um carro de 2007 que eu tinha feito para um trabalho e adaptei nas horas vagas seguindo as medidas publicadas pela FIA.
Deu nisso. Os carros vão ficar mais "lisos", mas também bem mais "narigudos", porque a asa dianteira, além de alargada até os limites do carro, foi também posicionada bem mais para a frente. Além disso, a asa traseira foi levantada até a altura limite do chassi, e ficou bem mais estreita. Curiosamente, apesar da adoção dos slicks, os carros não voltarão à largura de 2m que tinham até 1997, permanecendo no 1m80cm de hoje em dia. O regulamento não tem nada que impeça o uso das "bigornas" (são até benéficas para a nova configuração da asa traseira). As laterais vão ser menos curvilíneas, voltando a um desenho parecido ao de 2002.
Vai ser interessante ver como os engenheiros vão encontrar soluções mais harmônicas que estas esboçadas à risca do regulamento. E ver como é que o KERS vai se integrar nesse "pacote".
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E vocês, o que acharam? Clique para ampliar!
18 comentários:
Caro Ico:
Legal essa projeção de um possível carro da próxima temporada, confesso que se o carro ficar mesmo parecido com essa projeção vai me agradar muito mais, não que eu não goste do visual dos apênidices aerodinâmicos dos carros atuais, mas acho que já estão exagerando demais, há penduricalhos demais.
O buraco do bico da Ferrari terá que sair?
Oi, Felipe, não há nada nas regras que proíba soluções como o do "buraco" da Ferrari. Acho até que mais times poderiam adotá-lo. A questão é que o tal buraco está lá para canalizar ar que vem do centro da asa dianteira na posição em que ela está hoje. Com a asa vinte centímetros mais para a frente não sei se esse canal de ar continuaria a ter a mesma eficiência. E puxar o buraco mais para a frente já começa a trazer problemas com as exigências de resistência do bico em "crash test". Veremos quais são as soluções que os projetistas terão para esses problemas.
perae. tá proibido até aquele difusor que ficava à frente da roda traseira? eu hein.
Olá Ico
Sou a Ana- espectadora do GPL PT, e de vez em quando visito o teu blog, que gosto muito já agora.
Gostei tanto deste teu post que resolvi copiá-lo com link para aqui, para um forum onde eu participo.
www.motorart.org
Espero que não te importes. Caso não queiras diz que eu retiro o tópico, ok?
Obrigada
Ana
Gostei ,otimo trabalho Smirkoff .
Acho que a maior tentativa é facilitar a ultrapassagem ,o aerofolio dianteiro maior deve melhorar a aderencia mesmo no vacuo ,vamos ver.A eliminação das aletas e demais carcarecos deve deixar também o carro menos sensivel ,elas deixam o carro atual perfeito demais na aerodinamica ,teoricamente uma aerodinamica menos perfeita é menos sensivel a variações.
Jonny'O
A nova configuração do aerofólio dianteiro vai causar, no mínimo, estranheza - é que, olhando-se apenas para a imagem e na perspectiva em que está, não se tem a noção exata da peça 'cobrindo' a largura máxima permitida; isto só será nitidamente perceptível na TV, quando os primeiros modelos 2009 já estiverem nas pistas... isso me fez lembrar o caso Gilles Vulleneuve e sua 312T5 modificada em 1980, que usava um aerofólio - traseiro - estranhíssimo e literalmente duplo, pareciam que cada um dos lados faltava a metade delas. E tinha a largura até o limite das rodas...
Parabéns ao Marcos Smirkoff pelo trabalho, e parabéns ao Ico pelo excelente blog!
Roberto JP
Obrigado Smirkoff e obrigado Ico. Antes que esqueça parabens pelo trabalho.
Gostei muito dessa bela projeção sobre os carros de F1 para 2009. De acordo com o novo regulamento acredito que os carros não devem fugir muito do que o Smirkoff conseguiu esboçar. E, para ser sincero prefiro os carros assim, pois a parafernália aerodinâmica explorada em 2008 estava beirando a promiscuidade tecnológica. Foram criados mais espaços publicitarios e detalhes de impacto visual, do que efeitos aperfeiçoados em coeficiente de arrasto aerodinâmico.
Putz... estou louco pra ver os carros noamente com uma aerodinamica mais simplificada. Mas como esse aí ficou feio... essa asa traseira tá um horror.
gostaria de saber, se voce possui o vetor desse desenho? ou quem sabe poderia conseguilo?
abraço!
grato
As asas que ficavam a frente das rodas traseiras sumiram. Deu uma "limpeza" no carro, também todas as outras. O bico ficou mais largo, não sei se vai ser um padrão, tomara que não! Porque o charme da McLaren é o bico, e é o carro mais bonito da F1.
Mas o mais importante é a proposta dessas novas regras, que é "resgatar" as ultrapassagens.
Muito bom o trabalho. A parte traseira faz lembrar a Ferrari F1 89 do Barnard, ou a 640. O que me faz pensar que as entradas de ar laterais poderão ser parecidas com aquelas Ferrari, para compensar a perda dos side pods.
Luiz Eduardo
Bem diferente !!!!!
veja as novidades do meu blog, aproveite e deixe seu comentarioa lá. abraço, Fernando
www.degennaromotors.blogspot.com
Fala Ico!
Acho que você deve estar curtindo as férias de verão européias tabém né?
Abraço,
Sidinei Gadelha
Parabens pelo trabalho,
mas acho que os carros lisos assim ficar'ao muito mais sem graca.
Hum, não gostei, na minha opinião os carros vão ficar mais feios, esticadões...vamos ver os reais, se confirmam a feiura...
Acho que a FIA acertou quando determinou as novas regulamentações para F1 2009. Os carros estavam muito "enfeitados". Com esse novo "design" os carros tendem a ser mais lentos, pois ficarão mais soltos, o que proporciona ultrapassagens, erros, rodadas, essas coisas. Vamos aguardar para ver como os times se comportarão. Novos testes serão realizados com essas novas configurações e aí já teremos uma idéia. Que tudo seja para melhoria na F1. Belo trabalho Ico.
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