O que o blogueiro “Mini Car Models” escreveu noscomentários de um post abaixoeu reproduzo aqui:
“Comrelação à corrida, parece umplanoperfeito elaborado após o fracasso na classificação. Carroque se adaptou às pistas, largada compneus “macios” paranãoterqueusarmais, primeiro a pararnosboxes, a batida de Nelsinho sozinho (sem nenhuma pressão de adversários), pedido de desculpas ao vivopelorádio de Nelsinho para os mecânicoscom uma calmaintriganteaindadentro do carro (será quedepois de baterum F-1 o primeiropensamentonão é sair do carro?) e a vitória. Partindo dessa equipe, pode-se esperar de tudo. Como disse o Massa “Só o Alonso se beneficiou da batida”...bem, pode haverumoutro beneficiado....Se Nelsinho “trabalhou bem” para a equipe, pode ter garantido a suapermanência nela. Isso seria decidido no dia 30 de Setembro, masparanãodarmuito na cara, isso deve ser adiado.”
+++
Hospício nele? De jeitonenhum, a teoria foi discutida à exaustão na sala de imprensa de Cingapura ontem à noite. Vamos pensarcomcalma: Alonso sabia quetinhaumcarrobomparaobterumbomresultado, mas deixou o circuito no sábadocom o 15° lugar no grid de largada porumproblemacom a bomba de combustível na classificação. O que fazer?
Numa pista de ruaondeultrapassar é muitodifícil (se não concorda, conte quantas voltas Lewis Hamilton perdeu atrás de David Coulthard), a escolhaóbvia seria fazer uma paradaapenas, com uma primeiraparte a maislongapossível, paratentarganharposiçõesquando a pista estivesse livre e o carro, maisleve. Na coletiva, Alonso confirmou esta visão, mas destacou que havia uma preocupaçãoquanto ao desgaste dos pneus extra-macios no carro da Renault. A equipe achava quenão conseguiria fazerum stint muitolongocomeles.
A opção foi a de fazerentãouminício de provacomestespneus e o carromuitoleve. Largando tãoatrás no grid, seria uma estupidezsemtamanho. Pormaisque Alonso ganhasse algumterreno na largada oumesmo nas primeiras voltas (o que acabou acontecendo), ele voltaria emúltimolugarassimque fizesse a suaparada (o que acabou acontecendo, também) e estaria condenado a perdertodo o tempo do mundoatrás de carroscomo os de Force India e Honda. Eraumtiro no pé.
A únicachance da estratégiafuncionar seria se houvesse uma neutralização do Safety Car na horacerta. E a Renault poderiacalcularmaisoumenosemqualhora seria. Paraquemnão sabe, os engenheiros das equipessãocapazes de preveremqualvolta os dezprimeiros do grid farão os seusprimeiros pit-stops. Paraisso, pegam os tempos deles no Q1 e no Q2 e comparam com o obtido no Q3, observando também se a voltaemquestão foi limpaou se houve algumerro de pilotagemque possa ter custado algunsdécimos de segundo.
A maiorparte desta turma pararia entre as voltas 14 e 16. Assim, a Renault colocou Alonso parapassar na volta 12. Emcaso de acidenteem uma das duas passagensseguintes, o espanhol pularia paraprimeirolugar. Atéaítudobem, arriscaram e se deram bem. Todos os dias, alguémapostamil dólares num úniconúmero na roleta, essenúmero sai e o caraganha uma granapreta.
Mas o acidenteter acontecido justamentecom o companheiro de equipe, num final de semanaemquesuasobrevivência no time foi constantemente colocada emquestão, é algo a se pensar. No caosdepois da prova, não consegui falarcom Nelsinho porque estava no arpelarádioquandoele correu parafalarcom o pessoalbrasileiroque circulava pelopaddock. Mas conversei comestesjornalistas e ouvi a entrevista. Nelsinho pareceu sinceroquanto às incertezas de seufuturo e não deu o menorsinal de ter participado de alguma peça de teatro. Paraquem conviveu comele a temporadainteira, o tomera o mesmo de um dos muitosdomingos difíceis queele teve atéagora. Exatamente o mesmo.
É porissoqueainda acredito quetudo citado pelo estimado leitornãopasse de uma tremendacoincidência. Como o acidente com Timo Glock em Hockenheim, ocorrido no segundo certo para jogar o mesmo Nelsinho para o segundo lugar no GP da Alemanha. Mas, nesse meio da Fórmula 1, não ponho a minhamão no fogoporninguém. Se a Renault realmente arquitetou essecenáriomirabolante, acho que seria o caso de parabenizá-la. O que é falho, neste caso, é este regulamente estúpidoque a FIA inventou em 2008 para os períodos de Safety Car. Regulamentos existem paraser explorados, sempre foi assim.
Depois do Ron Dennis chorando e alegando inocência no caso dos dossiês da Ferrari, daquela batida "mandrake" do Schummy em Mônaco, logo depois da flying lap e, quando não deixaria tempo para os principais adversários fazer volta rápida (e que ele jurava de pés juntos que foi apenas um erro de pilotagem), e da "cara de anjo" que o Briatore tem, eu não duvidaria nada que foi uma jogada de mestre da Renault. Pode até não ser a coisa mais ética do mundo, pode-se dizer que foi coisa de vigaristas, mas ficou muito melhor do que a chegada da Áustria em que o Barrica teve que parar o carro pro Schummy ganhar. Pelo menos, se levanta a questão, não permite a ninguém chegar a nenhuma conclusão definitiva, e o que conta, no final das contas, são os 10 pontos no bolso do Alonso, e um até possível contrato novo para o Nelsinho. Quanto ao fato dele sair triste, é absolutamente normal. Ninguém gosta de ser o "boi de piranha". Massa deve ter odiado estar com a prova de Interlagos na mão, em 2007, e ter deixado o Raikkonen ganhar, porque o campeonato vinha em primeiro lugar. E é só ver o que tá difícil pro Raikkonen engolir a história de que vai ter que ser o segundo piloto, o escudeiro do Massa. Mas, no final das contas, um chequinho polpudo convence qualquer um deles. Afinal, além de pilotos, são ótimos "business men".
eu estranhei - e muito - o Nelsinho dando entrevistas depois da batida, pois ele sempre foi avesso a entrevistas depois de uma prova ruim, e a dele foi péssima.
outra coisa que vc não mencionou: a mudança injustificável no acerto do carro do Nelsinho para a classificação. isso sim, me cheirou muita mutreta.
Assim como acredito que a McLaren entregou o campeonato do ano passado para a Ferrari nas 2 últimas corridas em nome do assunto da espionagem.
Hamilton "errou o botão" no Brasil e perdeu o título. Ele saiu do carro, não chorou, não ficou irritado, não levou bronca e Ron Dennis considerou "normal". O cara ia entrar para a história de um jeito único se vencesse aquele título e não demonstrou qualquer abalo. Muito improvável.
Raikkonen levou o título e o assunto foi esquecido por todos.
A F1 move muito dinheiro para esses caras considerarem isso um esporte do tipo "que vença o melhor".
Existe muito em jogo e, sem dúvida, vale tudo pra vencer.
Se a regra é essa, e Briattore manda um piloto bater pra se garantir, parabéns pra ele. (por mais louco que isso pareça).
Ico, assim como você, acho que foi tudo uma grande coincidência.A batida do Nelsinho foi uma pancada forte. Não se brinca com esse tipo de coisa. É insanidade colocar a vida de um piloto em perigo para a Renault ter pelo menos uma vitória no ano. Fala sério! Acho que a tática do Alonso foi realmente um grande risco. O pessoal da Renault apostou por um eventual problema na corrida no início da prova e deu certo. Mas, ele poderia se dar muito mal com tudo isso... O negócio é que a batida foi com o Nelsinho se tivesse sido com outro piloto ninguém iria falar nada. Mas, como imaginação é uma coisa que não falta para os que adoram uma teoria da conspiração... Abraços.
Na verdade nao, minha querida Ale, e isto é o mais intrigante: da turma do top 10, Nariz e Ana Hickman seriam justamente os dois primeiros a fazer um pitstop. Foi por isso que tiveram de entrar com os boxes fechados, porque estava no limite de gasosa. Tivesse o acidente demorado mais uma volta, Nico faria seu pit com luz verde e venceria, com Fernando seria o segundo. Mais duas voltas, seria Kubica o mais beneficiado. O incrível é justamente isso: o timing da batida foi perfeito.
Mas ainda acho sao muitos detalhes a se juntar para executá-los com tamanha perfeicao...
a verdade pra mim é que o nome da corrida foi o Rosberg... afinal ele tomou uma punição e mesmo assim acabou a corrida em 2°!!! Andou bem forte na hora que precisou, talvez já esperando a punição pra logo... assim ele acabou perdendo apenas a 1ª posição pro Alonso...
Mas essa teoria de conspiração tem varias possibilidades... lembrando que teve o atentado a bomba falso também...
Tudo bem,vamos dizer que tudo daria certo com esse pesssoal,mas e Massa como saberiam que a mangueira ficaria colada?Passaram uma super cola? Escrevi um conto justo sobre esse tema,passa lá e dá uma olhada.
ICO, note que nao foi soh Alonso a Renault beneficiada nessa historia. Intrigante, mas os unicos dois carros que pararam na volta do acidente, antes do pit ser fechado, foram Webber e Coulthard, Red Bull Renault. Note, eles tinham que ter dois jogos de pneus preparadissimos e reagir em questao de 20s apos o acidente - os unicos que pararam. Quando Nico parou ja tomara punicao...
Uma coisa eu acredito, num sentido político, de que coincidências DEMAIS não são só coincidências...
Mas, lembremos que correr num carro de F-1 a mais de 250 por hora, já é um risco de qualquer maneira (ainda mais sem controle de tração). Arquitetar um acidente como esse, batendo de traseira, de propósito é que seria coisa de gente maluca (e pra mim, embora Briatore e quejandos sejam mesmo malucos, não creio que seja o caso do Nelsinho), Kamikaze demais para o piloto brasileiro executar de forma tão fria... Eu prefiro perder o emprego a perder a vida. Qualquer ser humano normal pensaria assim, não é?
Divertida essa teoria. Prefiro achar que foi uma tremenda coincidência, mas não duvido que uma idéia dessas poderia ter passado pela cabeça do Pat Symonds, que é o grande estrategista da F1 junto do Ross Brawn.
O pessoal que fala que forçar um acidente seria arriscar a vida está esquecendo de que os carros são muito seguros hoje em dia! Se o Kubica não se machucou muito naquela pancada no Canadá ano passado, numa pista muito mais lenta, saindo de uma curva, o Nelsinho não ia se machucar nada. E quanto ao Massa, ele entrou ao mesmo tempo que o Hamilton, não entrou? Então se não tivesse dado o problema, ainda assim o Alonso ficaria à frente dele.
Gente, o que a Ferrari está esperando então? Acho que eles têm que contratar com urgência a equipe magnífica da Renault! Quem sabe com uma estratégia tão perfeita como esta fica mais fácil para o Massa? Eles poderiam pedir para o pessoal da Red Bull ajudar também!
Esse episódio daria um belo roteiro de filme...
Se ficar comprovado que tudo isso é verdade e que o Nelsinho teve seu contrato renovado por conta desse evento mirabolante... eu vou perder o resto de respeito que eu ainda tenho por ele. Tem que ser muito trouxa e maluco para topar participar de um episódio desse.
É fácil saber se a teoria é verdadeira ou não... se o Nelsinho conseguir permanecer na F1 em qualquer equipe (não precisa nem ser na Renault), é porque ai teve coisa sim. Qualquer outro piloto com uma temporada assim seria demitido sumariamente, seja filho de quem for.
Eu não acredito, não por falta de coragem do piloto em dar uma "batidinha". Lembremos que o Senna, numa época em que os carros eram bem menos seguros enfiou a Mclaren na Ferrari de Prost, de propósito, a mais de 250 Km/h, em 1990, em Suzuka!!
Agora, seria ótimo que ele tivesse mais um ano. Esse ano ele sofreu tanto que deve ter amadurecido por uma vida inteira. Acho que ficou calejado, sofrido, deu de cara com as dificuldades da vida, com a crueldade da F1, sem o apoio (pelo menos visível) do pai, o que é bom pra ele que tinha um aspecto de mauricinho (que não é culpa dele, diga-se).
Agora se essa moda pega a Ferrari vai mandar o Kimi encher o carro do Hamilton bem no meio em uma dessas corridas que faltam. Não seria nada difícil um "enroscozinho" em uma chicane! kkkkkk
Eu até pensei nisso quando o alonso ganhou e escrevi no meu lbog de brincadeira:"Que estratégia da Renault!" mas lendo seu post Ico,eu to até desconfiando disso,Se o Nelsinho for confirmado pra 2009 vai cair mais desconfiança em cima disso.Acredito em coincidencia,mas se for verdade,a manobra foi genial,Briatore é Deus!rs
Por estes dias comecei a trabalhar num projecto novo (em breve vão saber detalhes) e numa conversa na sexta-feira, começamos a falar sobre a decisão do campeonato de 2007, que de uma certa forma, a McLaren "entregou o ouro ao bandido" para ver se não era excluida do campeonato, como parte do acordo que a FIA fez, por eles terem fanado os planos da Ferrari.
E no meio disto tudo, falamos da Renault. E ele disse que o Briatore iria tentar fazer algo "no limite" para convencer o Alonso a ficar em 2009.
Esqueci a conversa até Domingo à tarde, altura da batida do Nelsinho. Minutos depois, ele liga-me, e a primeira coisa que diz é "Não creio em bruxas, mas que as há, há..." O "timing" da batida era perfeito, mas o Rosberg e o Kubica na box foram mais presentes caídos do Céu do que outra coisa...
Claro, depois, ele viu as imagens do acidente do Piquet, em que ele toca primeiro no muro e depois bate no outro lado, e disse que afinal, ali não há intenção. Mas ficas sempre com alguma desconfiança, mesmo que tudo não seja mais do que um presente vindo do Céu...
Ah, na Ferrari tentaram fazer algo parecido, mas o pessoal entendeu tudo errado e deu no que deu. Primeiro, ao invés de mudar a estratégia pra fazer o Massa GANHAR tempo, mudaram a estratégia pra fazer ele PERDER tempo. Depois, falaram pro Kimi para ele tentar dar um porrão e levar junto a McLaren do Hamilton. Ele correu, correu, correu e como não enxergava Mclaren nenhuma, se encheu o saco e deu um porrão sozinho mesmo, porque pelo menos ficando parado ali do lado da pista, talvez ele conseguisse enxergar quando o Hamilton passasse por ele. Tudo isso só aconteceu, porque a McLaren, quando sabotou a Ferrari, levou junto o contrato da Vodafone. Aí, a Ferrari ficando com problemas de comunicação, não consegue se acertar e sai uma lambança atrás da outra. Ficou bom assim???
E a primeira vez que entro no blog mas acho que errei eu achava que era de formula 1 e tou vendo que e de filmes de medo..sera que o flavio briatore tava la por Dallas no ano 1963 por perto de um tal J.F.Kennedy?
Bem, se as coisas podem chegar a esse nível de articulação na F1, podemos também, supor, que o incidente ocorrido com Felipe Massa tenha sido encomendado (por outros) ao Mangueiraman. Aí sai de baixo, é briga de cobra criada.
Aí turma que adora uma conspiração, conforme o Ajzas já ressaltou, estão falando por aí que a Mclaren está dando um extra para os mecânicos da Ferrari fazerem lambança até a confirmação do título do Hamilton. Uma fofoca para vocês: estão querendo demitir o Kimi da Ferrari. Querem contratar o Piquet porque ele sim é um ótimo segundo piloto. Ele aceita até se arrebentar no muro. Tem companheiro melhor do que esse? O Kimi até tem feito isso ultimamente... mas, não com a eficiência do Piquet.
Javi, concordo com você o Briatore esteve sim em Dallas em 1963! E o Piquet vai ser candidato ao Oscar de melhor ator pela sua atuação brilhante no GP de Cingapura!
Ricardo, a explicação para a mudança do acerto do Piquet é bem simples: piloto sem moral nenhuma dentro da equipe, disse que estava bom, mas o engenheiro ignorou.
Obrigado por não me colocar no hospício...rs. Já li alguns comentários de outros blogs e parece que tem mais “malucos” por aí.
Quem acompanha as corridas já viu casos de jogo de equipe (rodada à toa na pista na IRL para beneficiar o companheiro) e batida de propósito arriscando a própria vida e do outro para se beneficiar. É um ambiente muito competitivo de negócios onde nem temos idéia dos interesses envolvidos.
O que aconteceu com Massa e os demais foram incidentes de corrida, impossíveis de se planejar. Digamos que a vitória caiu no colo. E por uma incrível sucessão de “coincidências” era o colo do espanhol.
Se isso acontecesse com outra equipe, talvez passasse batido. Mas vindo dessa equipe e de seu chefe desconfia-se, mesmo sendo coincidências. Quem deve-se cuidar é a montadora representada por essa equipe para que não fique com fama de trapaceira, mesmo que tenha sido uma sucessão de coincidências.
Para mim, a imagem que fica dessa corrida (na realidade é um áudio) é a frase dita pelo Piquet Jr. Logo após a batida... “Sorry guys”. Alguns sentiram pena, mas é impressionante como ele, ainda dentro do carro, admitiu rápido a culpa do acidente e se desculpou com a equipe que mudou o acerto de seu carro contra a sua vontade. Ou fazia parte do script ou ele foi mais irônico que o pai.
Oi Ico! Acho que isso foi uma coincidência mesmo... 1 - O estrago no carro do Nelsinho foi grande e isso custa muito dinheiro. 2 - Arriscar a vida do piloto em um forte acidente? Acho improvável que ele aceitasse... 3 - Renovar o contrato do Nelsinho só porque ele ajudou o Alonso nessa prova seria burrice, já que ano que vem ele continuaria tendo o mesmo fraco desempenho e prejudicando a equipe por um ano inteiro. 4 - Acreditar nisso tudo é acreditar na Teoria da Conspiração, rsss..
Por isso que acredito que seja uma tremenda de uma coincidência.
Eu acredito! Como acredito que Kimi venceu a temporada de 2007 só porque Hamilton "facilitou", depois de um possível acordo entre Ferrrari e McLaren. Aquele erro na China foi proposital. Ninguém me convence do contrário.
Nao tem a menor possibilidade de ser verdade. Nao arriscariam perder o controle da situacao e o Nelsinho se machucar na batida. Mas sem duvida nenhuma ele merece ter o contrato renovado pelo otimo trabalho de equipe, permitindo que ao Alonso a vitoria
E a pergunta é: o que mudaria na "ordem do dia" uma vitória do Alonso em Cingapura no ano passado??? Merda nenhuma!!! Ou alguém aqui acha que aquela vitória garantiria a permanência dele na escuderia francesa??? Nunca!
E depois, o "preço" a ser pago era alto demais por tão pouco... e se o Nelsinho se machuca??? Ou alguém aqui também acha que enfiar um carro de F1 no muro, sendo de forma premeditada, não traz riscos???
Estúpido ao quadrado seria o Nelsinho se topasse uma simulação dessa.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
37 comentários:
Depois do Ron Dennis chorando e alegando inocência no caso dos dossiês da Ferrari, daquela batida "mandrake" do Schummy em Mônaco, logo depois da flying lap e, quando não deixaria tempo para os principais adversários fazer volta rápida (e que ele jurava de pés juntos que foi apenas um erro de pilotagem), e da "cara de anjo" que o Briatore tem, eu não duvidaria nada que foi uma jogada de mestre da Renault. Pode até não ser a coisa mais ética do mundo, pode-se dizer que foi coisa de vigaristas, mas ficou muito melhor do que a chegada da Áustria em que o Barrica teve que parar o carro pro Schummy ganhar. Pelo menos, se levanta a questão, não permite a ninguém chegar a nenhuma conclusão definitiva, e o que conta, no final das contas, são os 10 pontos no bolso do Alonso, e um até possível contrato novo para o Nelsinho.
Quanto ao fato dele sair triste, é absolutamente normal. Ninguém gosta de ser o "boi de piranha". Massa deve ter odiado estar com a prova de Interlagos na mão, em 2007, e ter deixado o Raikkonen ganhar, porque o campeonato vinha em primeiro lugar. E é só ver o que tá difícil pro Raikkonen engolir a história de que vai ter que ser o segundo piloto, o escudeiro do Massa. Mas, no final das contas, um chequinho polpudo convence qualquer um deles. Afinal, além de pilotos, são ótimos "business men".
eu estranhei - e muito - o Nelsinho dando entrevistas depois da batida, pois ele sempre foi avesso a entrevistas depois de uma prova ruim, e a dele foi péssima.
outra coisa que vc não mencionou: a mudança injustificável no acerto do carro do Nelsinho para a classificação. isso sim, me cheirou muita mutreta.
Olá Ico. Eu não duvido nada desta teoria.
Assim como acredito que a McLaren entregou o campeonato do ano passado para a Ferrari nas 2 últimas corridas em nome do assunto da espionagem.
Hamilton "errou o botão" no Brasil e perdeu o título. Ele saiu do carro, não chorou, não ficou irritado, não levou bronca e Ron Dennis considerou "normal".
O cara ia entrar para a história de um jeito único se vencesse aquele título e não demonstrou qualquer abalo. Muito improvável.
Raikkonen levou o título e o assunto foi esquecido por todos.
A F1 move muito dinheiro para esses caras considerarem isso um esporte do tipo "que vença o melhor".
Existe muito em jogo e, sem dúvida, vale tudo pra vencer.
Se a regra é essa, e Briattore manda um piloto bater pra se garantir, parabéns pra ele. (por mais louco que isso pareça).
Ico, assim como você, acho que foi tudo uma grande coincidência.A batida do Nelsinho foi uma pancada forte. Não se brinca com esse tipo de coisa. É insanidade colocar a vida de um piloto em perigo para a Renault ter pelo menos uma vitória no ano. Fala sério! Acho que a tática do Alonso foi realmente um grande risco. O pessoal da Renault apostou por um eventual problema na corrida no início da prova e deu certo. Mas, ele poderia se dar muito mal com tudo isso... O negócio é que a batida foi com o Nelsinho se tivesse sido com outro piloto ninguém iria falar nada. Mas, como imaginação é uma coisa que não falta para os que adoram uma teoria da conspiração... Abraços.
Para dar tudo certo, o Alonso também contou com as punições a Kubica e a Rosberg, é bom lembrar.
Na verdade nao, minha querida Ale, e isto é o mais intrigante: da turma do top 10, Nariz e Ana Hickman seriam justamente os dois primeiros a fazer um pitstop. Foi por isso que tiveram de entrar com os boxes fechados, porque estava no limite de gasosa. Tivesse o acidente demorado mais uma volta, Nico faria seu pit com luz verde e venceria, com Fernando seria o segundo. Mais duas voltas, seria Kubica o mais beneficiado. O incrível é justamente isso: o timing da batida foi perfeito.
Mas ainda acho sao muitos detalhes a se juntar para executá-los com tamanha perfeicao...
Se isso for verdade, parabéns para a equipe de estrategistas da Renault! Deixaram Schummy, Ross Brawn e Jeand Todt no chinelo!
a verdade pra mim é que o nome da corrida foi o Rosberg... afinal ele tomou uma punição e mesmo assim acabou a corrida em 2°!!! Andou bem forte na hora que precisou, talvez já esperando a punição pra logo... assim ele acabou perdendo apenas a 1ª posição pro Alonso...
Mas essa teoria de conspiração tem varias possibilidades... lembrando que teve o atentado a bomba falso também...
Salve Ico,
Tudo bem,vamos dizer que tudo daria certo com esse pesssoal,mas e Massa como saberiam que a mangueira ficaria colada?Passaram uma super cola?
Escrevi um conto justo sobre esse tema,passa lá e dá uma olhada.
abraço
Eu duvido. Acho bem difícil que todos os detalhes se encaixassem perfeitamente. Mas vá saber...hehehe
O fato é que foi bem legal de ver o Alonso ganhando novamente, ainda mais com a Renault.
ICO, note que nao foi soh Alonso a Renault beneficiada nessa historia. Intrigante, mas os unicos dois carros que pararam na volta do acidente, antes do pit ser fechado, foram Webber e Coulthard, Red Bull Renault. Note, eles tinham que ter dois jogos de pneus preparadissimos e reagir em questao de 20s apos o acidente - os unicos que pararam. Quando Nico parou ja tomara punicao...
Uma coisa eu acredito, num sentido político, de que coincidências DEMAIS não são só coincidências...
Mas, lembremos que correr num carro de F-1 a mais de 250 por hora, já é um risco de qualquer maneira (ainda mais sem controle de tração). Arquitetar um acidente como esse, batendo de traseira, de propósito é que seria coisa de gente maluca (e pra mim, embora Briatore e quejandos sejam mesmo malucos, não creio que seja o caso do Nelsinho), Kamikaze demais para o piloto brasileiro executar de forma tão fria... Eu prefiro perder o emprego a perder a vida. Qualquer ser humano normal pensaria assim, não é?
Divertida essa teoria. Prefiro achar que foi uma tremenda coincidência, mas não duvido que uma idéia dessas poderia ter passado pela cabeça do Pat Symonds, que é o grande estrategista da F1 junto do Ross Brawn.
"Nelsinho, vc topa estraçalhar seu carro a 200 por hora num muro de concreto e arriscar sua vida pro Alonso ganhar a corrida?"
Aff, vcs viajam... Vão trabalhar um pouco...
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1476858&tid=5250958541448651232&na=2&nst=43
ta ai pra quem quiser ler...antes da corrida jah havia pensando nessa hipotese..e logo após o termino publiquei esse tópico..
O pessoal que fala que forçar um acidente seria arriscar a vida está esquecendo de que os carros são muito seguros hoje em dia!
Se o Kubica não se machucou muito naquela pancada no Canadá ano passado, numa pista muito mais lenta, saindo de uma curva, o Nelsinho não ia se machucar nada.
E quanto ao Massa, ele entrou ao mesmo tempo que o Hamilton, não entrou?
Então se não tivesse dado o problema, ainda assim o Alonso ficaria à frente dele.
Tá bem mais legal achar que teve essa artimanha.
Gente, o que a Ferrari está esperando então? Acho que eles têm que contratar com urgência a equipe magnífica da Renault! Quem sabe com uma estratégia tão perfeita como esta fica mais fácil para o Massa? Eles poderiam pedir para o pessoal da Red Bull ajudar também!
Esse episódio daria um belo roteiro de filme...
Se ficar comprovado que tudo isso é verdade e que o Nelsinho teve seu contrato renovado por conta desse evento mirabolante... eu vou perder o resto de respeito que eu ainda tenho por ele. Tem que ser muito trouxa e maluco para topar participar de um episódio desse.
o nelsinho tem que ganhar um premio de empregado do mes. incrivel o timming da coisa, no unico momento possivel pro alonso conseguir alguma coisa.
Caramba, esse foi guardado desde a década de 60. Manda um quilo la pra casa urgente!!! Para de viajar galera.....
É fácil saber se a teoria é verdadeira ou não... se o Nelsinho conseguir permanecer na F1 em qualquer equipe (não precisa nem ser na Renault), é porque ai teve coisa sim. Qualquer outro piloto com uma temporada assim seria demitido sumariamente, seja filho de quem for.
Eu não acredito, não por falta de coragem do piloto em dar uma "batidinha". Lembremos que o Senna, numa época em que os carros eram bem menos seguros enfiou a Mclaren na Ferrari de Prost, de propósito, a mais de 250 Km/h, em 1990, em Suzuka!!
Agora, seria ótimo que ele tivesse mais um ano. Esse ano ele sofreu tanto que deve ter amadurecido por uma vida inteira. Acho que ficou calejado, sofrido, deu de cara com as dificuldades da vida, com a crueldade da F1, sem o apoio (pelo menos visível) do pai, o que é bom pra ele que tinha um aspecto de mauricinho (que não é culpa dele, diga-se).
Agora se essa moda pega a Ferrari vai mandar o Kimi encher o carro do Hamilton bem no meio em uma dessas corridas que faltam. Não seria nada difícil um "enroscozinho" em uma chicane! kkkkkk
hahahahahahaha
Muito boa mesmo essa teoria ... e se for verdade o Nelsinho é digno de Oscar ...
Se eles realmente pediram para o Nelson porrar o carro num muro para entrar um SF, o nelsinho exagerou transformando o carro em sucata ...
Se renovarem o contrato dele para o ano que vem essa teoria com certeza e verdadeira ... COM CERTEZA.
Eu até pensei nisso quando o alonso ganhou e escrevi no meu lbog de brincadeira:"Que estratégia da Renault!" mas lendo seu post Ico,eu to até desconfiando disso,Se o Nelsinho for confirmado pra 2009 vai cair mais desconfiança em cima disso.Acredito em coincidencia,mas se for verdade,a manobra foi genial,Briatore é Deus!rs
Deixem-me contar uma pequena historinha:
Por estes dias comecei a trabalhar num projecto novo (em breve vão saber detalhes) e numa conversa na sexta-feira, começamos a falar sobre a decisão do campeonato de 2007, que de uma certa forma, a McLaren "entregou o ouro ao bandido" para ver se não era excluida do campeonato, como parte do acordo que a FIA fez, por eles terem fanado os planos da Ferrari.
E no meio disto tudo, falamos da Renault. E ele disse que o Briatore iria tentar fazer algo "no limite" para convencer o Alonso a ficar em 2009.
Esqueci a conversa até Domingo à tarde, altura da batida do Nelsinho. Minutos depois, ele liga-me, e a primeira coisa que diz é "Não creio em bruxas, mas que as há, há..." O "timing" da batida era perfeito, mas o Rosberg e o Kubica na box foram mais presentes caídos do Céu do que outra coisa...
Claro, depois, ele viu as imagens do acidente do Piquet, em que ele toca primeiro no muro e depois bate no outro lado, e disse que afinal, ali não há intenção. Mas ficas sempre com alguma desconfiança, mesmo que tudo não seja mais do que um presente vindo do Céu...
Ah, na Ferrari tentaram fazer algo parecido, mas o pessoal entendeu tudo errado e deu no que deu.
Primeiro, ao invés de mudar a estratégia pra fazer o Massa GANHAR tempo, mudaram a estratégia pra fazer ele PERDER tempo.
Depois, falaram pro Kimi para ele tentar dar um porrão e levar junto a McLaren do Hamilton. Ele correu, correu, correu e como não enxergava Mclaren nenhuma, se encheu o saco e deu um porrão sozinho mesmo, porque pelo menos ficando parado ali do lado da pista, talvez ele conseguisse enxergar quando o Hamilton passasse por ele.
Tudo isso só aconteceu, porque a McLaren, quando sabotou a Ferrari, levou junto o contrato da Vodafone. Aí, a Ferrari ficando com problemas de comunicação, não consegue se acertar e sai uma lambança atrás da outra.
Ficou bom assim???
E a primeira vez que entro no blog mas acho que errei eu achava que era de formula 1 e tou vendo que e de filmes de medo..sera que o flavio briatore tava la por Dallas no ano 1963 por perto de um tal J.F.Kennedy?
http://diy.despair.com/output/poster50494570.jpg
Já divulgaram esse release da Renault. =P
Bem, se as coisas podem chegar a esse nível de articulação na F1, podemos também, supor, que o incidente ocorrido com Felipe Massa tenha sido encomendado (por outros) ao Mangueiraman. Aí sai de baixo, é briga de cobra criada.
Aí turma que adora uma conspiração, conforme o Ajzas já ressaltou, estão falando por aí que a Mclaren está dando um extra para os mecânicos da Ferrari fazerem lambança até a confirmação do título do Hamilton. Uma fofoca para vocês: estão querendo demitir o Kimi da Ferrari. Querem contratar o Piquet porque ele sim é um ótimo segundo piloto. Ele aceita até se arrebentar no muro. Tem companheiro melhor do que esse? O Kimi até tem feito isso ultimamente... mas, não com a eficiência do Piquet.
Javi, concordo com você o Briatore esteve sim em Dallas em 1963! E o Piquet vai ser candidato ao Oscar de melhor ator pela sua atuação brilhante no GP de Cingapura!
Galera, na boa, chega de tanta besteira! Fui...
Ricardo, a explicação para a mudança do acerto do Piquet é bem simples: piloto sem moral nenhuma dentro da equipe, disse que estava bom, mas o engenheiro ignorou.
Olá Ico,
Obrigado por não me colocar no hospício...rs. Já li alguns comentários de outros blogs e parece que tem mais “malucos” por aí.
Quem acompanha as corridas já viu casos de jogo de equipe (rodada à toa na pista na IRL para beneficiar o companheiro) e batida de propósito arriscando a própria vida e do outro para se beneficiar. É um ambiente muito competitivo de negócios onde nem temos idéia dos interesses envolvidos.
O que aconteceu com Massa e os demais foram incidentes de corrida, impossíveis de se planejar. Digamos que a vitória caiu no colo. E por uma incrível sucessão de “coincidências” era o colo do espanhol.
Se isso acontecesse com outra equipe, talvez passasse batido. Mas vindo dessa equipe e de seu chefe desconfia-se, mesmo sendo coincidências. Quem deve-se cuidar é a montadora representada por essa equipe para que não fique com fama de trapaceira, mesmo que tenha sido uma sucessão de coincidências.
Para mim, a imagem que fica dessa corrida (na realidade é um áudio) é a frase dita pelo Piquet Jr. Logo após a batida... “Sorry guys”. Alguns sentiram pena, mas é impressionante como ele, ainda dentro do carro, admitiu rápido a culpa do acidente e se desculpou com a equipe que mudou o acerto de seu carro contra a sua vontade. Ou fazia parte do script ou ele foi mais irônico que o pai.
Abraços
Oi Ico!
Acho que isso foi uma coincidência mesmo...
1 - O estrago no carro do Nelsinho foi grande e isso custa muito dinheiro.
2 - Arriscar a vida do piloto em um forte acidente? Acho improvável que ele aceitasse...
3 - Renovar o contrato do Nelsinho só porque ele ajudou o Alonso nessa prova seria burrice, já que ano que vem ele continuaria tendo o mesmo fraco desempenho e prejudicando a equipe por um ano inteiro.
4 - Acreditar nisso tudo é acreditar na Teoria da Conspiração, rsss..
Por isso que acredito que seja uma tremenda de uma coincidência.
Eu acredito! Como acredito que Kimi venceu a temporada de 2007 só porque Hamilton "facilitou", depois de um possível acordo entre Ferrrari e McLaren. Aquele erro na China foi proposital. Ninguém me convence do contrário.
Nao tem a menor possibilidade de ser verdade. Nao arriscariam perder o controle da situacao e o Nelsinho se machucar na batida. Mas sem duvida nenhuma ele merece ter o contrato renovado pelo otimo trabalho de equipe, permitindo que ao Alonso a vitoria
achei q era só eu q pensou numa armação da Renault by Briatore+Alonso!
Olá Ico!
Concordo com a Carolina em tudo.
E a pergunta é: o que mudaria na "ordem do dia" uma vitória do Alonso em Cingapura no ano passado??? Merda nenhuma!!! Ou alguém aqui acha que aquela vitória garantiria a permanência dele na escuderia francesa??? Nunca!
E depois, o "preço" a ser pago era alto demais por tão pouco... e se o Nelsinho se machuca??? Ou alguém aqui também acha que enfiar um carro de F1 no muro, sendo de forma premeditada, não traz riscos???
Estúpido ao quadrado seria o Nelsinho se topasse uma simulação dessa.
Tô pagando pra ver.
Abraço, Ico!
Gurizada regada a ovomaltine mesmo!
Teoria da conspiração nada. Existe mau-caráter nesse mundo sim! Acordem!
Tomara que sejam punidos. E MUITO punidos!
Postar um comentário