domingo, 21 de setembro de 2008

TV BLOGO – ESPECIAL LORENZO BANDINI


O sapato é finíssimo, daqueles modelos italianos que devem custar os olhos da cara. É a última peça vestida por Lorenzo Bandini antes de ir para o Grande Prêmio de Mônaco de 1967, poucas horas antes de sofrer o acidente brutal que lhe tiraria a vida. O filme acima (que já havia sido postado aqui através de um link, mas volta agora no modo "You Tube") traz outras coisas muito interessantes sobre a morte do piloto italiano: como foi o andamento da corrida, uma suposta retaliação de Graham Hill pelo ocorrido no México em 1964 (algo bem discutível, diga-se), o depoimento da esposa Margherita sobre o medo, o cansaço surgido no fim de uma prova extenuante.

Para quem não se vira com o idioma italiano, clique aqui para uma versão reduzida, mas legendada em inglês, do mesmo documentário. Há imagens fortes do corpo de Bandini sendo retirado do carro. Se você se impressiona com essas coisas, melhor deixar este vídeo de lado.

Para completar, confira abaixo duas fotos que retratam muito bem a era em que viveu Lorenzo Bandini. A primeira, um raro instantâneo do momento inicial do acidente, imagem que me foi enviada há algum tempo pelo Lucas Carioli. A segunda traz o piloto com a atriz Monica Vitti num momento mais antigo de sua vida. Terno impecável, companheira, idem. Uma Fórmula 1 mais perigosa, mas com muito mais classe que a atual.

7 comentários:

Marconi disse...

Chocante...

Anônimo disse...

Muito bom! Engraçado como temos esta tendência para a tragédia e muitas vezes procuramos por isto. Uma F-1 clássica, romantica e no meu entender não menos perigosa que hoje. O perigo de hoje é outro, a ganância desmedida, os circuitos burocráticos, e pilotos robos. É aquele negócio de tirar tudo das mãos e pés dos pilotos, tudo tão automático, que, não percebemos a subtração do humano.Uma chatice sem fim,o espelho do mundo globalizado de hoje.

Zani disse...

Ico, parabéns e obrigado por este excelente post, que além de tudo está muito bem caracterizado por suas palavras. É raro ver coisas tão valiosas e tratadas com o devido reconhecimento na internet. Bandini era um dos meus ídolos e a Monica, uma mulher extrememente sexy e adorável dos anos 60. Essa recordação foi muito legal. Valeu.

Anônimo disse...

Documentário espetacular! Parabéns!!!

Anônimo disse...

Ico, fui eu que coloquei o video no You Tube, e curiosamente foi salvando-o de você mesmo quando o disponibilizou falando sobre Bandini na outra vez. Que vai e volta hein? hehe.

A foto estava num livro recheado de fotos chamado "Speed Addicts" de um cara chamado Mark Hughes. Conhece?

Abraços

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Lucas, já vi o livro, mas nunca o folheei. E o Mark Hughes, bem, é o jornalista com nome de jogador de futebol e a cara do John Lennon!

Abs!

Anônimo disse...

Pela foto dá-se a impressão que ele está mergulhando no mar, mas é um monte de feno...foto incrível!