Lewis Hamilton não resistiu à ironiaquandome apresentei na entrevista concedida aos repórteresbrasileiros no circuito de Fuji. “Vocêtambém é ‘Lewis’? Sério? Lewis... e Fernando? Quecombinação interessante”, riu o pilotoinglês ao se confrontarcomseuantigocompanheiro de equipe na alcunha de uma terceirapessoa.
O tom de descontração marcou uma conversacurta, mas reveladora. O líder do mundial nãoquerreviver o drama do anopassado e, paraisso, adota uma posturapositiva e faz questão de desfazer algumas máscaras, renegando a afirmação sobre Senna quelhe foi atribuída na semanapassada, ao mesmotempoemque se confundiu ao lembrar da morte do ídolo de infância. Hamilton, que se surpreendeu ao saberque tem muitosfãs no Brasil, falou tambémsobre Felipe Massa e a disputapelotítulo de 2008. Confira:
Na últimasemana, algunssites publicaram quevocê disse sermelhorque Senna...
- Isso é besteira. Nunca disse isso e, se fosse dizeralgosobrealguém, comcertezanão seria sobre Ayrton. Ele é meupilotofavorito, foi o melhorquejá existiu e acho que, aindahoje, ninguém conseguiria derrotá-lo. Sempre disse que seria umsonhoalcançarapenas uma partepequena do queele alcançou emsuacarreira. Seria bom se vocês corrigissem isso na mídia.
O quevocê lembra do diaemqueele morreu?
- Estava correndo no que posso tratarcomo ‘meucircuitolocal’, umlugar chamado Whitehouse. Lembro-me quemeupaitinhaumtrailer e umcarrovermelhoque o puxava. Acho que estava testando, era uma sexta-feira... Nãome lembro, era numa sexta-feira?
Não, o acidente foi no domingo.
- Foi num domingo? Sim, durante o treino, não foi?
Não, foi na corrida.
- Claro, foi na corrida! Eutambém estava correndo, tinha terminado a bateriafinal e meupai disse que Ayrton tinha morrido. Fiquei chocado. Na época, eueramuitotímido e, comomeupai costumava serdurocomigo, não queria chorar na suafrente. Entãoeu corri para o carro e chorei comonunca. Lembro-me como se fosse ontem.
Hojeemdiavocê é uma pessoapúblicafamosa. Alguma vezvocêjá pensou emcomo seria bomvoltar a ter uma vidasimplesnovamente?
- Sim, muitas vezeseu gostaria de voltar ao passado e vivertudo de novo, aindaque seja a mesmaviagem: quando estava no kart, ou fazendo a F-Renault, aprendendo na F-3, na GP2 ounosmeusprimeirostestes na Fórmula 1. Eram diasemqueeu podia andar nas ruassemproblemas, ir à festascomamigos... não importava quem estava me observando! Hojetodos têm umolhoemmim e tenho de sermaiscuidadosocom o que faço e o que digo. Ainda dá parafazer, massócompessoasquevocê confia.
É umconsenso no paddockque Felipe Massa evoluiu muito neste ano. Você o vêprontoparasercampeão?
- O vejo maisexperiente, comopiloto e comopessoa. Felipe está casado, maduro e vivendo suamelhorfase. Esteanoele mostrou que é um dos melhores e maistalentosospilotos do grid.
É difícilmanter a boa relaçãoquevocê tem comele, agoraque estão brigando pelotítulo?
- Acho quenão. Claro, quando estamos no carro, somos competidoresferozes. Masfora dele, somos profissionais o suficienteparamanter a relação. Se euperder, será difícil, maseu superaria e o felicitaria porterfeitoumbomtrabalho. E acho queele faria o mesmocomigo.
Faltando trêscorridaspara o final da temporada, emquaispistasvocê a McLaren emvantagememrelação a Ferrari?
- No anopassado, a McLaren foi maisrápida no Japão. Na China e no Brasil, a Ferrari teve vantagem. Neste ano, melhoramos nosaspectosemqueeles eram melhores, e eles fizeram o mesmoconosco. É porissoqueapostoque estas três últimas corridasserão as mais equilibradas do ano: eles estarão maisperto de nósaqui e o contrário vai acontecer nas duas provasseguintes.
Qual a suaestratégiaparasercampeão?
- Não vou tedizer! (risos) Na verdade, não dá paradefinir uma estratégia. Não sei o que vai aconteceramanhã, como vai estar o climaoucomo estarei me sentindo. Farei o quesempre fiz atéagora: acordarme sentindo bem, me mantendo positivo e não deixando que nenhuma energianegativa interfira no meutrabalho. E vou continuar fazendo minhasprecestodos os dias.
Hamilton é muito falso como ele não saberia que o senna morreu na corrida de domingo e pensou que foi numa sexta-feira Muito falso Até meu sobrinho de 5 anos lembra que era no domingo , pois era seu aniversário
Quem é mais mentiroso? o Lewis ou o Reginaldo e seu sobrinho de 5 anos que lembra de uma coisa que aconteceu a 14 anos atrás??? sahusahusahusahusahshasah
O cara é tão Fã que não lembra nada da corrida?!?! Qualquer brasileiro que conheca algo pífio sobre automobilismo sabe tudo o que ele não soube dizer! Até eu que tinha três anos na época tenho a imagem do Helicóptero no meio da pista gravada na memória como se fosse ontem! Realmente isso é muito duvidoso.
Anônimo, entao você está insinuando que eu inventei uma entrevista feita na frente e gravada também por outros três jornalistas, além do assessor de imprensa da equipe?
Acorda, mané! Quer ficar no mundo da fantasia, tem milhoes de blogs nada sérios por aí... Aqui, certamente nao é o seu lugar.
Entrei aqui pela primeira vez e certamente será a última.
Estava até gostando até me deparar com o comentário acima. Que coisa ridícula e baixo-nível um blogueiro xingar o leitor. Se o cara falou besteira bastava não aceitar o comentário.
Esse rompante foi o quê? A carapuça serviu? Palhaçada.
Lewis tem um preparo emocional excelente. Sempre remete a responsabilidade para os outros pilotos, e quando mantém essa auto-confiança nas nuvens ele se mantém cada vez mais focado.
De resto tudo é marketing na vida do piloto mais talentoso dos últimos anos.
Xingar, eu não xinguei ninguém. Sim, faltei com o respeito com um leitor (e o fiz pela primeira vez em 15 meses de blog), mas porque ele faltou com um respeito comigo, insinuando que eu iria inventar uma entrevista com o líder do Mundial de Fórmula 1. Por tabela, acabou colocando em questão a credibilidade dos veículos jornalísticos para os quais eu trabalho com muito orgulho. Talvez ele ache que o mesmo da Folha de São Paulo, que reproduz o mesmo trecho da entrevista (na qual sua repórter também estava presente) na edição de hoje.
Sempre fui da opinião de tratar as pessoas como elas me tratam e continuarei a fazer isso. Mas vou pensar se não seria melhor aceitar a sugestão do Juca Bala, de apagar o comentário e bola pra frente. Faço este espaço apenas pelo prazer de fazê-lo, principalmente por uma turma sensacional que freqüenta o espaço. É só com estes que eu deveria me preocupar.
E para estes que estejam interessados em ouvir o que foi dito da boca do próprio Hamilton, então fica a dica: sintonizem na rádio Bandeirantes ou Band News FM a partir da uma da madrugada. Nesta meia hora antes da largada, Hamilton falará sobre a morte de Senna e vamos trazer também outros detalhes deste GP do Japão, direto de Fuji.
Peço desculpas pela forma como abordei o assunto. A sua resposta posterior mudou completamente a impressou inicial que fiz de você e me fez perceber que eu é que estava errado.
E não há como negar que a entrevista é excelente e reveladora.
Também não há como negar que, agora, você ganhou um leitor assíduo. Desculpe o incômodo e a forma agressiva como me reportei a você.
Juca, nao precisa se desculpar. Se eu entrasse numa casa pela primeira vez e visse o dono ser rude com um hóspede, tb ficaria com uma má impressao. Legal que vc entendeu o contexto da situacao.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
18 comentários:
Por que voce não coloca o audio das suas entrevistas!? Seria muito legal!
Valeu, abraços!
Hamilton é muito falso como ele não saberia que o senna morreu na corrida de domingo e pensou que foi numa sexta-feira
Muito falso
Até meu sobrinho de 5 anos lembra que era no domingo , pois era seu aniversário
Foi bom ter vindo aqui...
Fiquei mais esclarecida.
Valeu.
Abraços.
louquinho esse Hamilton...lembra como se fosse ontem, mas não sabe que dia da semana foi ontem...hehehe
sem contar no 'Lewis' Fernando...eheheh gostei dessa
Parabéns Lewis Fernando! =P
Você manda muito!!
Quem é mais mentiroso? o Lewis ou o Reginaldo e seu sobrinho de 5 anos que lembra de uma coisa que aconteceu a 14 anos atrás??? sahusahusahusahusahshasah
O cara é tão Fã que não lembra nada da corrida?!?!
Qualquer brasileiro que conheca algo pífio sobre automobilismo sabe tudo o que ele não soube dizer!
Até eu que tinha três anos na época tenho a imagem do Helicóptero no meio da pista gravada na memória como se fosse ontem!
Realmente isso é muito duvidoso.
Claramente mentiroso, paraquedista, chuta mais do que artilheiro da seleção. Aos poucos ele vai se revelando. Parabéns pela materia inteligente.
ñ lembrar quando o senna morreu sendo q ele é o piloto favorito dele é f***!
Deus m livre!!!
essa foi a do ano! haha
desmascarou legal...
falso demais... não tem como torcer a favor de um cara desses!
Por mais que não seja tão completo, espero que o Massa o derrote.
Boa maneira de aumentar a moral dos fans de Massa hein Luis?
Conta outra....
Anônimo, entao você está insinuando que eu inventei uma entrevista feita na frente e gravada também por outros três jornalistas, além do assessor de imprensa da equipe?
Acorda, mané! Quer ficar no mundo da fantasia, tem milhoes de blogs nada sérios por aí... Aqui, certamente nao é o seu lugar.
Entrei aqui pela primeira vez e certamente será a última.
Estava até gostando até me deparar com o comentário acima. Que coisa ridícula e baixo-nível um blogueiro xingar o leitor. Se o cara falou besteira bastava não aceitar o comentário.
Esse rompante foi o quê? A carapuça serviu? Palhaçada.
E quem falou que este blog era sério? O autor?
Venha o audio dessa entrevista
Lewis tem um preparo emocional excelente. Sempre remete a responsabilidade para os outros pilotos, e quando mantém essa auto-confiança nas nuvens ele se mantém cada vez mais focado.
De resto tudo é marketing na vida do piloto mais talentoso dos últimos anos.
Xingar, eu não xinguei ninguém. Sim, faltei com o respeito com um leitor (e o fiz pela primeira vez em 15 meses de blog), mas porque ele faltou com um respeito comigo, insinuando que eu iria inventar uma entrevista com o líder do Mundial de Fórmula 1. Por tabela, acabou colocando em questão a credibilidade dos veículos jornalísticos para os quais eu trabalho com muito orgulho. Talvez ele ache que o mesmo da Folha de São Paulo, que reproduz o mesmo trecho da entrevista (na qual sua repórter também estava presente) na edição de hoje.
Sempre fui da opinião de tratar as pessoas como elas me tratam e continuarei a fazer isso. Mas vou pensar se não seria melhor aceitar a sugestão do Juca Bala, de apagar o comentário e bola pra frente. Faço este espaço apenas pelo prazer de fazê-lo, principalmente por uma turma sensacional que freqüenta o espaço. É só com estes que eu deveria me preocupar.
E para estes que estejam interessados em ouvir o que foi dito da boca do próprio Hamilton, então fica a dica: sintonizem na rádio Bandeirantes ou Band News FM a partir da uma da madrugada. Nesta meia hora antes da largada, Hamilton falará sobre a morte de Senna e vamos trazer também outros detalhes deste GP do Japão, direto de Fuji.
Peço desculpas pela forma como abordei o assunto. A sua resposta posterior mudou completamente a impressou inicial que fiz de você e me fez perceber que eu é que estava errado.
E não há como negar que a entrevista é excelente e reveladora.
Também não há como negar que, agora, você ganhou um leitor assíduo. Desculpe o incômodo e a forma agressiva como me reportei a você.
Parabéns pelo blog e pela atitude.
Juca, nao precisa se desculpar. Se eu entrasse numa casa pela primeira vez e visse o dono ser rude com um hóspede, tb ficaria com uma má impressao. Legal que vc entendeu o contexto da situacao.
Abs!
Postar um comentário