Lewis Hamilton atéque foi bonzinho ao dizerquesuavitória no GrandePrêmio da China foi “moleza”. Foi umverdadeiromassacre, issosim. Comexceção do treinolivre do sábado de manhã – quesempre traz resultadosestranhos –, o inglês terminou todas as sessõesemprimeirolugar. Marcou a pole-position, escapou na frente na largada e venceu tranqüilamente, registrando a melhorvoltapelocaminho. Baita performance.
Do outrolado do ringue, uma Ferrari que esteve completamente perdida em Xangai, comumcarromal acertado e que inspirava poucaconfiançaemseuspilotos. Aindaassim, Felipe Massa conseguiu minimizar o prejuízo cruzando a linha de chegadaemsegundolugar e levando a decisão da temporadapara Interlagos. A “sua” Interlagos, onde viveu o diamaisemocionante de suacarreira ao vencer o GP do Brasil de 2006.
A diferença de setepontosque separa os doiscandidatos ao títulosó foi possívelgraças ao trabalhoemequipefeitopelospilotos da Ferrari. Kimi Raikkonen foi melhorqueMassa na China, masnão hesitou emcederposição a favor do seucompanheiro de equipe a seisvoltas do fim. Apesar da estúpida e esperada chiadeira de parte da mídia inglesa, foi uma atitudecorreta do finlandês. O próprio Hamilton admitiu que se ele estivesse na mesmasituação de Massa, seucolega Kovalainen teria feito o mesmo. E já fez, quem se lembra da partefinal do GP da Alemanha sabe disso.
Depois da corrida, na entrevistaobrigatóriapara a televisão, Massa estava comcara de poucosamigos e absolutodesânimo. Suametapara a China era a de diminuir a diferença na tabela, e vê-la aumentada não foi fácil de digerir. Poucodepois, quando falou com os brasileiros, estava bemmaistranqüilo, sorridente e fazendo brincadeiras. O discurso seguia a linha do “lutarenquanto houver chance” e da “esperança é a últimaque morre”.
Entre uma conversa e outra, Massa deve ter percebido que a vitória de Hamilton foi seguidapor uma “vitória” sua. Tudo conspirava contra o brasileiro, umcarroruim, o motorjá usado (e muito exigido) no Japão e o rivalcom uma máquina redondinha. Manterviva a chama do título acabou sendo muitomaisimportante do queperderumpoucomais de terreno nessa briga.
A expectativa é de uma Ferrari superiorem Interlagos e a equipetrabalhaparaobter uma dobradinha. Aindaassim, pode nãosersuficienteparadar o título a Massa – Hamilton precisaria ficarabaixo do quintolugaremcaso de vitória do brasileiro. Mas as corridasrecentes mostram que o inglês e suaequipetambém falham. Comoem Fuji, quando bastou verumadversário à suafrentepara Hamilton perderumparafuso e cometerumerrosignificativo. Oumesmoem Xangai, quando a McLaren passou o ridículo de se embananar na montagem dos pneus no carro de Heikki Kovalainen, quevinha de uma quebra de motor na corridaanterior e sofreu umnovoproblemahidráulico na China.
É difícil, mas se acontecer no carro de Hamilton...
7 comentários:
Anônimo
disse...
O que já li de besteira hoje sobre a troca de posições de Massa e Raikkonen. Ninguém consegue entender que antes de mais nada os pilotos estão na F1 porque existe uma equipe?
Se o carro do Hamilton quebar, como muitos torcem, o Massa pode até ser campeão, mas será um campeonato sem brilho. Pelo o que ele e principalmente a Ferrari apresentaram durante este ano, não merecem o título. Massa é bom piloto, mas não tem garra suficiente, nem nervos de aço necessários. Sua feição ontem no pódio já dizia tudo. Ok não dá para acompanhar a Mclaren nem Hamilton e muito menos Raikonnen quando este resolve acelerar. Imagino que era a chabce de sua vida, pois 2009 não vai ser fácil para ninguém.
Não acredito nisso de campeão sem brilho. Se no final do campeonato po cara fez mais pontos que seu adversário o titulo é justo e pronto!
O que Massa poderia ter feito nesta corrida? Seu carro não estava competitivo esde o primeiro dia de treinos, então ele deveria forçar o carro mais do que o necessário para chegar onde chegou? Era nítido que a Ferrari não tinha carro para vencer a McLaren e o Felipe não precisava corer riscos de errar e sar da corrida sabendo que quem estava em sua frente era o Raikonen e na hora que fosse necessário ele iria ultrapassá-lo.
Acho que o que ele fez no Japão dá mostra que garra é uma coisa que não podemos reclamar do Massa.
Pois é Ico, acho que o GP do Brasil se resumirá a nós torcendo durante 70 e tantas voltas, por um acindente de largada, um pneu furado, uma escapada, um enrosco com retardatário, ou aperto errado de botão, um uma quebra do mercedão do Hamilton, (que fará a segunda corrida do motor), subidas não me parece ser uma boa para motores semi-novos. Agora é torcer por um milagre a favor de Massa
Quase ninguém lembrou que o Massa andou pior que o Raikkonen na tomada e na corrida em Xangai com menos gasolina no tanque (menos que o Hamilton tb). Acho que os brasileiros vão lembrar da mangueira de Singapura se o Massa perder, mas ele deveria lembrar também das vezes em que foi mal (muito) na chuva e das corridas em que foi apático, especialmente quando não larga na pole.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
7 comentários:
O que já li de besteira hoje sobre a troca de posições de Massa e Raikkonen. Ninguém consegue entender que antes de mais nada os pilotos estão na F1 porque existe uma equipe?
Concordo.
Hamilton foi irritantemente perfeito para quem esta torcendo para o Massa.
Mas sabe... Ainda acho que dá.
Pra ser bem honesto, o conjunto Hamilton-McLaren merece mais o título do que o conjunto Massa-Ferrari, por tudo que aconteceu na temporada.
Mas, sei lá... esses 7 pontos de diferença tiraram um pouco da expectativa da decisão em Interlagos. Aparentemente, tudo está resolvido.
Se bem que o GP da China parecia ser "imperdível", e foi um verdadeiro anti-clímax...
Não dá pra saber o que esperar neste GP do Brasil. Fato é que, nesse momento, embora torça por Massa, acho que o título de Lewis seria mais justo.
Caro Ico,
Se o carro do Hamilton quebar, como muitos torcem, o Massa pode até ser campeão, mas será um campeonato sem brilho. Pelo o que ele e principalmente a Ferrari apresentaram durante este ano, não merecem o título. Massa é bom piloto, mas não tem garra suficiente, nem nervos de aço necessários. Sua feição ontem no pódio já dizia tudo. Ok não dá para acompanhar a Mclaren nem Hamilton e muito menos Raikonnen quando este resolve acelerar. Imagino que era a chabce de sua vida, pois 2009 não vai ser fácil para ninguém.
Abraço
Não acredito nisso de campeão sem brilho. Se no final do campeonato po cara fez mais pontos que seu adversário o titulo é justo e pronto!
O que Massa poderia ter feito nesta corrida? Seu carro não estava competitivo esde o primeiro dia de treinos, então ele deveria forçar o carro mais do que o necessário para chegar onde chegou? Era nítido que a Ferrari não tinha carro para vencer a McLaren e o Felipe não precisava corer riscos de errar e sar da corrida sabendo que quem estava em sua frente era o Raikonen e na hora que fosse necessário ele iria ultrapassá-lo.
Acho que o que ele fez no Japão dá mostra que garra é uma coisa que não podemos reclamar do Massa.
Pois é Ico, acho que o GP do Brasil se resumirá a nós torcendo durante 70 e tantas voltas, por um acindente de largada, um pneu furado, uma escapada, um enrosco com retardatário, ou aperto errado de botão, um uma quebra do mercedão do Hamilton, (que fará a segunda corrida do motor), subidas não me parece ser uma boa para motores semi-novos. Agora é torcer por um milagre a favor de Massa
Quase ninguém lembrou que o Massa andou pior que o Raikkonen na tomada e na corrida em Xangai com menos gasolina no tanque (menos que o Hamilton tb). Acho que os brasileiros vão lembrar da mangueira de Singapura se o Massa perder, mas ele deveria lembrar também das vezes em que foi mal (muito) na chuva e das corridas em que foi apático, especialmente quando não larga na pole.
Postar um comentário