
Mas o que mais me chamou atenção foi a questão dos pneus slicks. Pela configuração aerodinâmica dos carros e pela própria natureza dos compostos, os bólidos estão com excesso de aderência na frente. Com isso, os pneus estão tendo um desgaste excessivo depois de poucas voltas, especialmente os traseiros. E os engenheiros sabem que simplesmente fazer uma nova geometria de suspensão não resolverá a questão.
Ao que parece, lidar com isso vai ficar a cargo dos pilotos. Todos admitem que o comportamento dos carros mudou. Nick Heidfeld foi além. Para ele, o carro em 2009 terá de ser acertado pensando mais no desgaste dos pneus do que na eficiência aerodinâmica, como era o caso neste ano.
Em tempos de corte de custos, vai se dar bem na pista quem souber poupar melhor os pneus na maneira de dosar o pé no acelerador.
2 comentários:
Ico,
Um dos detalhes do novo regulamento que tem sido pouco explorado é a possibilidade de variar a inclinação da asa dianteira do veículo, se não me engano até duas vezes por volta. Essa talvez seja a modificação mais interessante, pois já faz uns quarenta anos que foi proibida (ridiculamente, como qualquer proibição puramente técnica) a utilização de partes aerodinâmicas móveis.
Se isso for verdade, pilotos como Kimi Räikkönen e Fernando Alonso levarão uma vantagem, devido ao estilo de pilotagem dos dois, que pensam numa corrida como um todo, e sabem dosar a hora de acelerar forte e poupar o equipamento. Talvez Robert Kubica e Sebastien Vettel entrem no bolo, mas principalmente Kimi e Alonso começam com vantagem neste quesito (pelo menos em minha opinião). Massa fez uma temporada muito boa, mas a Ferrari também errou demasiadamente com Kimi, e o próprio finlandês errou demais, vide Spa, Mônaco e Valência. Ico, você estava em Monza, como eu, e nós podemos atestar a qualidade do Vettel. O que ele fez com o Kovalainen, imprimindo um ritmo de quase 9 décimos mais veloz que Kovalainen antes das paradas o credenciam como um potencial campeão mundial.
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