O chefe da equipe Ferrari, Stefano Domenicali, confirmou ementrevistacoletivaem Mugello que a Ferrari não deve ser a fornecedora de motorespara a equipe Honda, caso essa arrume algumcompradorantes do início da temporada. “A probabilidade de fornecermos motoresparaeles é praticamente zero”.
A questão dos motores dominou os quase 30 minutos de entrevista do italiano, jáque o teste desta segunda-feira representa também a estréia do sistema KERS da Ferrari empista. Domenicali ainda se mostracautelosoquanto a suaeficiência.
“Paracomeçar, é precisofazer uma consideração do ponto de vistapolítico: nossaposiçãosobre o KERS, quejá discutimos com as outras equipes, é que o dispositivo é uma contradição neste momento de contenção de despesas. Ditoisto, o nossoprojeto do KERS terá prosseguimento no momentoemqueeleconfirmarque pode darumbenefício de performance, dentro do nossoobjetivo de ganhar o campeonato”.
O diretor-técnico da Ferrari, Aldo Costa, se mostramaisconfiantecom o desenvolvimento do F60 e de seuscomponentes. “Fomos a primeiraequipe a fazer o crash test da FIA e tudo foi homologado. Temos ainda a pré-temporada paradesenvolver o equipamento e acredito que, nos treinos livres de sexta-feira, correremos parabuscarumequilíbrioentre o trabalho de acertopara a corrida e o de desenvolvimento do carropara o campeonato. Mas o trabalhoprioritário deve se concentrar na corrida”, avaliou o engenheiro.
Para o projetista do F60, Nicolas Tombazis, com a limitação de testesimpostapelaFIA, esseprocesso de desenvolvimento ao longo do ano ganhou importânciafundamental. “Acredito que o campeãonão será necessariamente aquelequecomeçar o anocom o melhorcarro, massim a equipequeconseguirdesenvolverseuequipamentomais rapidamente ao longo da temporada”, disse.
Domenicali reafirma que o objetivo da Ferrari para 2009 é o de vencer o Mundial de Pilotos e o de Construtores. “Comosempre, começamos o anocommuita positividade. Mas sabemos que será uma temporadamuitoparticular e estimulantesobtodos os pontos de vista. Vamos encará-la com o espíritohabitual de se manter no topo”.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
4 comentários:
Ico,
Acho que a turma não está tão animada com o KERS.
Abraços
Eu tbm não entendí essa da FIA! Não era o momento para a implantação do KERS na F1.
Concordo com o Marconi. Não é o momento para o KERS.
Já li duzias de comentários sobre o KERS, mas nada ainda sobre a asa dianteira móvel, alguém sabe como funcionará a da Ferrari ou de outra equipe?
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