quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O EFEITO LEWIS

Leio hoje no Tazio que a McLaren ficou em primeiro lugar numa pesquisa de popularidade promovida pelo banco ING e pela revista F1 Racing. O time inglês ficou com 29% da preferência de quem participou da enquete, contra 28% da Ferrari. A seguir, muito atrás, vieram Williams e Renault, com 6% cada.

Não dá para depreender de uma pesquisa online que a McLaren é a equipe mais popular do planeta. Pela tradição que tem e pelo apelo de seus carros esportivos, a Ferrari ainda é imbatível nesse aspecto. A opinião dos fanáticos por F-1 pode até se dividir, mas se você consultar apenas quem acompanha a modalidade à distância (minha mãe, sua irmã, aquele amigo que quase só pensa em futebol), é a equipe italiana que vem à cabeça em primeiro lugar, a que desperta mais paixões. No ano passado, quando pude ver de perto o público em autódromos mais “ermos” como Sepang, Sakhir e Xangai, isso ficou muito claro. Há uma multidão em vermelho e muito pouca gente em prateado. Aliás, com exceção de Inglaterra (Lewismania) e Japão (por conta de Honda e Toyota), a torcida da Ferrari é maioria absoluta em todas as pistas.

Mas o crescimento da McLaren na pesquisa mede muito bem o primeiro efeito da presença de Lewis Hamilton na Fórmula 1. Na Inglaterra, sua popularidade atinge níveis estratosféricos, especialmente entre os mais jovens. E uma grande parte do público de outros países (inclusive o Brasil) vê com simpatia a escalada meteórica de um garoto talentoso e arrojado. A McLaren, claro, sobe na carona do sucesso de seu piloto. E, talvez, conseguiu este 1% que desempatou a pesquisa graças aos sentimentos anti-Ferrari gerados por algumas decisões polêmicas dos tribunais em anos recentes. Se Hamilton e a McLaren enfileirarem agora uma série de títulos, como os sete Mundiais de Pilotos conquistados em oito oportunidades entre 1984 e 1991, aí sim a popularidade do time vai crescer de forma global a níveis impressionantes. Porque quem está se formando na cultura de um esporte costuma apoiar o time que está ganhando.

+++

Só para tentarmos dar uma luz nesta questão dos gostos, responda: qual sua equipe preferida? E por quê?

33 comentários:

Tohmé disse...

Ico, soma-se a isso o verdadeiro desencalhe do livro autobiográfico do Lewis. Praticamente vendeu tudo no Natal.

Marcos Antonio disse...

Eu exijo uma recontagem de votos!A Williams era pra estar entre as cabeças! :P

Desde o FW14 torço por eles e também porque eu adorava o Mansell!

Mateus disse...

Prefiro a Williams. Sempre me lembra a época de criança, no qual eram os primeiros carros que me vinham na cabeça. E principalmente pelos carros que construíram no início dos anos 90, os "de outro mundo", como dizia Ayrton Senna. Realmente, eram belos e encantadores, muito a frente de sua época.

Carlos Colangelo disse...

Ae Ico,

Eu vou de Williams, pelos caros de outro mundo de 91, 92 e 93!! Na minha opinião, o carro de 92 é o carro mais bonito da história da F1!

O Ico, um dúvida qt ao seu texto: "Se Hamilton e a McLaren enfileirarem agora uma série de títulos, como os oito Mundiais de Pilotos conquistados entre 1984 e 1991" Lendo esse trecho, da a entender que a Mclaren ganhou todos os títulos de piloto entre 84 e 91... Mas não se esqueça de 87 do grande Piquet com a Williams!!

Falo

Carlos

Paula e Ângelo disse...

Brabaham, pq quando eu comecei a torcer o Piquet pilotava pela equipe, que ainda produziu carros lindos. Tenho simpatia pelo fundador da equipe também, Jack Brabaham que foi o único a ser campeão com um carro que ele mesmo construiu.

Paula e Ângelo disse...

Ops, Brabham, e não Brabaham.

Vanto's disse...

Vale equipe que não existe mais?

Lotus.

Eu gosto da Ferrari, mas acredito que grande parte do seu charme se foi com o Commendatore, não que eu seja anti Luca di Montezemolo nem nada (acho que o cara faz um excelente trabalho, por sinal) mas desde a mosrte do Enzo Ferrari, a Scuderia mudou um pouco a cara.

Anônimo disse...

Brabham, Williams e Benetton, nesta ordem.
Abraços

Guilherme Rosa

Natal disse...

A Ferrari é óbvio!!! Jjá que é a única equipe de verdade da F1.
Como assim perguntaram? Eu respondo.
Qual a única equipe que participou de todos campeonatos da F1? Qual é a única equipe que mantém a sua cor desde que começou a correr? Qual é a equipe que usa a F1 como estratégia de marketing para seus carros de rua? Qual é a equipe que sempre entrou nessa competição com motor e chassis próprios?
Talvez para uma ou outra resposta exista alguma exceção, mas para todas as outras a resposta é a mesma.
A única equipe que pode rivalizar com a Ferrari e a extinta Lotus. O resto são apenas esquemas financeiros que quando vão mal ou tem prejuízo pulam fora do barco...

Anônimo disse...

Toro Rosso. Por três motivos:
- para ser do contra;
- é a herdeira da Minardi, o time mais legal da história da F-1;
- a empresa dona do time é a mais desencanada dessas frescuras da F-1. Bem o oposto da McLaren e da Ferrari

Ron Groo disse...

Estou com o Marcos A Filho, meu parceiro de torcida pela Williams, não tem nada mais bonito que aquela equipe.

Uma coisa que eu não consegui entender e que o Tohmé chamou a atenção foi a venda da biografia do Hamilton, poxa! O que tem a vida do cara até agora que valha comprar um livro? O menino é novo de mais...

Thiago Bastos disse...

A Ferrari, pela excelência técnica da equipe e a postura de "vencedores comem-quietos". Gosto dessa política de não falar demais, não entrar em polêmica, e mostrar tudo na pista.

Pelos mesmos motivos, não gosto do Ron Dennis.

Anônimo disse...

A Ferrari é a unica que tem uma bandeira ,ela se mistura com toda a historia da F1 .

Vejam o fime Grand Prix ,24hs de Le Mans ou joguem o GP Legends .

A Ferrari está sempre lá ,e sempre vermelha!

Jonny'O

Leo disse...

Quando era criança eu adorava a Williams! Cara, como eu torci para o Senna acertar com a Williams. Irônico o destino. Hoje eu não tenho uma equipe de preferência, até porque também não tenho uma marca de carro preferida. Alguns amigos meus que adoram Mercedes torce pela McLaren; outros que gostam de BMW ousam apoiar a equipe de Kubica. Eu prefiro torcer pelo Massa, como torci por Barrichello. Nem por isso sou um fã da Ferrari. Sou é fã dos pilotos brasileiros!

Anônimo disse...

Minha equipe preferida de sempre é a Lotus. Porque? Bem, diria que questão de identificação mesmo. E adoro cada detalhe da história de pioneirismo da equipe.

Atualmente a minha preferida é a Williams porque é a única que ainda me lembra a F1 que tanto aprendi a amar.

André Casaroli disse...

Das atuais? A Ferrari, embora seja merecida uma menção honrosa à Williams e sua incrível trajetória.

Acompanho a F-1 desde 2000, talvez com mais frequência a partir de 2002 - ou seja, quando não havia motivos para um brasileiro torcer para a 'Scuderia Farsante'.

Mas de qualquer maneira, é de se admirar a história de um tal de Enzo Ferrari, que nem sequer podia imaginar o status que seus carros atingiriam ao longo das últimas décadas.

Além do que, a descendência italiana e os inúmeros carrinhos em miniatura que eu ganhei desde muito pequeno me ajudaram a simpatizar com a Ferrari.

Anônimo disse...

Até 2006, a McLaren.
Cresci vendo o Raikkonen se matar e ser vítima do azar naquele belíssimo carro prata e preto com o patrocínio West.
Aí, a West saiu, a McLaren pintou o carro com aquele cromado brega, o Raikkonen saiu, sacanearam o Alonso, detesto o Lewis.

Hoje, é a Ferrari. Mas nem se compara á paixão que tinha pela McLaren entre 1998-2005.
[]s
lucas

João Bosco De Oliveira disse...

Williams.

Anônimo disse...

Williams. Pela história e por ainda manter acesa a chama garagista.

Anônimo disse...

Minardi. E danem-se as outras.

Anônimo disse...

Mclaren.
Tive a sorte de ver os meus pilotos favoritos a correr na minha equipa favorita. Prost, Senna, Mika e agora o Lewis que penso que vai honrar a longa e brilhante história iniciada pelo malogrado Bruce Mclaren. Infelizmente não tive oportunidade de seguir os outros grandes pilotos e campeões que por lá passaram em mais de 40 gloriosos anos.

Anônimo disse...

Enquete difícil esta.

O Coração bate um pouco mais pela McLaren, claro, por causa da influência do Ayrton na equipe.

Mas tenho uma grande admiração pela Williams e pela garra de seu proprietário, que mesmo acidentado, manteve a equipe no topo por anos.

Históricamente, claro, a Ferrari tem a cara da F1, assim como a Lotus, com os carros geniais de Colin Chapman.

Mas, acho que para escolher um, seria a McLaren...pena que eu não sou tão fã do Hamilton.

Anônimo disse...

Para o Carlos Colangelo,

Pô, você acha a Williams de 92, mais bonita que o Mclaren de 88 (MP4/4)??

E que a Lotus 72 ?

Pô, esses dois é que são os mais bonitos da história...o FW-14b é o terceiro....hehehehe

Grande abraço,
Luiz

Anônimo disse...

Ico,

Não há dúvida que Lewis tem contribuido em muito para a recente popularidade da McLaren entre os fãs do Formula 1 ao redor do mundo.

Mas há outros dados interessantes dessa pesquisa também. O principal, e que corrobora a sua tese "do efeito Lewis", é que ele é hoje o mais popular piloto da Formula 1 em atividade, com 23% de preferência, bem a frente do segundo, o Kimi, com 16% e do terceiro, Alonso, com 12%. Isso em apenas dois anos de categoria...

Há outros números interessantes da pesquisa que eu pus lá no meu blog:

http://f1around.wordpress.com/2008/12/11/o-que-desejam-os-fas-da-formula-1/

Sobre a minha equipe preferida, sim é a McLaren, inicialmente por causa do Senna, mas hoje principalmente por causa de Ron Dennis e, claro, Lewis Hamilton.


Abs

Anônimo disse...

Ferrari me balança demais, 1º lugar disparado...

Segundo lugar, a BMW!

VICTOR XAVIER

Anônimo disse...

Sem duvida a equipe de Woking "usou" da fama do Hamilton pra subir. E respondendo a pergunta, eu sou torcedor "roxo" da McLaren desde os tempos do Senna,mesmo ele indo pra Williams posteriormente, a minha paixão pela equipe inglesa só aumentou, hoje sou aficcionado pela equipe. Até evito ter carros vermelhos, todos os meus são Laranja(cor oficial da equipe) ou Prata(silver arrows)! eiuaheiuahe
E ah, como é de praxe, tenho ódio eterno à equipe de Maranello. =D

Anônimo disse...

Williams. Mas por conta da minha simpatia pelo Mario Thiesen, nos últimos tempos também ando torcendo para a BMW.

Anselmo Coyote disse...

A Ferrari é mito. As outras são equipes.

Anônimo disse...

Ferrari, sem dúvida

Anônimo disse...

Williams, porque... "Porque quem está se formando na cultura de um esporte costuma apoiar o time que está ganhando", creio. Eu me apaixonei por F1 no início dos anos 90 (91... uai, quem tava ganhando ainda era a mclata!). E lá em casa não tem essa de "sua irmã" que se informa da F1 porque o irmão é fanático. Foi o contrário. Meu irmão gostou da McLaren por causa do senna, hoje ele anda encantado por causa de lewis. Minha filha começou a entender que a mãe é viciada em corrida com 5 anos e cismou que seria torcedora da renault porque... "Porque quem está se formando na cultura de um esporte costuma apoiar o time que está ganhando", creio. Tudo bem, mas na qualidade de mãe e irmã mais velha, se alguém inventasse de torcer pra Ferrari eu tomaria medidas enérgicas!

Green Cat disse...

Sou fã de camiseta da McLaren não só por Senna, mas por Fittipaldi, Lauda (o qual coloquei o primeiro nome dele no meu filho) e Prost.

Arthur Simões disse...

Minha primeira lembrança de F1 foi a batida entre Villeneuve e Schumacher em Jerez 97,então torci durante muito tempo pelo canadense e pela equipe inglesa,aquele carro azul e branco com detalhes dourados e com o patricinio da Rothmans foram minha paixão durante muito tempo.
Depois,quando cresci mais um pouco e comecei a acompanhar e entender mais a F1 peguei uma simpatia enorme pela Minardi!
E fui torcendo como um fanático pela pequena equipe,até o seu fim.
Caramba!Acordava duas horas antes da corrida só pela ansiedade de torcer pela Minardi.Quando marcava um pontinho eu fazia uma festa aqui em casa.Em Melbourne 2002,não dormi depois da corrida(Webber chegou em quinto).
E é isso,tomara que a Minardi volte(o que é quase impossivel).

MINARDI!!

Unknown disse...

Lotus.

Desde que ganhei um autorama em 1977, eu tinha 8 anos de idade. Eram dois carrinhos: um branco, com decalques vermelhos (uma McLaren sem graça) e o outro...

... preto! e com decalques dourados! JPS

Só corria com ele. Dormia com ele, cheirando o motorzinho.

Que Deus a tenha.