segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

UM DIA ROSSO

A segunda-feira começou antes mesmo do sol raiar, num hotel na cidade de Maranello defronte à fábrica da Ferrari. Devido à mudança do local da apresentação do F60, tivemos de tomar um ônibus bem cedo para Mugello, a cerca de duas horas de distância. No caminho, ficou claro o motivo: enquanto a neve se acumulava nos campos da Emilia Romagna, as colinas da Toscana surgiram após a passagem de um túnel cobertas de sol, com um tom verde-musgo e, acima de tudo, belíssimas. Não conhecia uma região italiana tão bonita.

O autódromo de Mugello também impressiona, com um traçado fluido que se integra perfeitamente às variações de nível do terreno. O dia de trabalho foi puxado, mesmo com o teste em si sendo parco em emoções: apenas Felipe Massa completando séries mínimas de voltas de vez em quando, para aferir o funcionamento do equipamento e coletando dados sobre o KERS.

Mas houve coletivas na sala de imprensa. A primeira com Stefano Domenicali, depois com o corpo técnico da Ferrari: o diretor-técnico Aldo Costa, o projetista Nikolas Tombazis e o chefe de motores Gilles Simon. No final do dia, o próprio Massa deu suas impressões sobre o F60. E impressionou pelo otimismo. Claro que ele jamais faria um discurso negativo mesmo se o teste fosse um desastre, mas o brasileiro se mostrou genuinamente satisfeito com a performance do KERS neste primeiro teste em pista do dispositivo. O que aparecia como um “calcanhar de aquiles” do carro havia se transformado num mero componente a desenvolver ao final do dia.

A jornada italiana do dia em que nasceu o 55º bólido construído pela Ferrari para um Mundial de Fórmula 1 se encerra agora com uma verdadeira maratona pelo país. Serão cinco horas de ônibus até a pequena vila de Madonna di Campiglio, onde a Ferrari segue com a 19ª edição de seu evento “invernale”, o Wroooom. Ao longo da semana, traremos mais novidades, com uma nova coletiva de Stefano Domenicali na quarta-feira e outra com os pilotos da equipe na quinta. A sexta trará o ponto alto da semana: uma corrida de kart no gelo entre a turma da Ferrari e a da Ducati. Espero que tenham gostado da cobertura de hoje e confiram mais aqui ao longo da semana. Até breve!

4 comentários:

ba disse...

O fato de os testes serem agora limitados e só Felipe na pista pode significar uma eventual preferência da equipe? Claro que não em um nível de decisão de título mundial, mas digo assim, uma preferência de equipamento e especificações dadas por ele.

Ah, e Ico, por acaso você não quis dizer "calcanhar-de-aquiles"? É que tendão-de-aquiles é uma parte do corpo, mesmo.

Parabéns pela cobertura, gostei do ronco da F60!

Daniel Médici disse...

A cobertura foi ótima, invejável.

E se o shake down em Mugello foi sem emoções, ao menos a Ferrari demonstrou certa coragem em testar o KERS pela primeira vez em pista diante dos olhos da imprensa mundial. Saísse alguma coisa errada, estaria em todas as primeiras páginas do mundo.

Anônimo disse...

Maravilhosa cobertura, aula de cultura inclusive (turismo...etc), viajar sem sair do lugar, continue assim!


Gustavo!

Robson Leandro da Silva disse...

Muito bacana esse relato dos testes de inverno da Ferrari. É legal vermos esse outro lado da F1 durantes as "férias" e, esse evento da equipe italiana parece ser fenomenal. Só de iamginar a entrada do circuito de Mugello já dá um frio na barriga.